sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

REMANDO COM A ALMA: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE NAIDERON JR REVELA BELEZA DO STAND UP PADDLE

 
 
Em sua primeira exposição individual, o fotógrafo Naideron Junior apresenta uma mostra focada na prática do Stand Up Paddle e da canoa havaiana, englobando toda a cultura que cerca as modalidades. A mostra "Remando com a alma" acontece na Fnac Curitiba com abertura nesta terça-feira (2/2), 19h30, com um bate-papo. Reconhecido como um dos grandes repórteres fotográficos de sua geração, ele revela nas imagens toda a beleza que envolve o esporte e sua integração com a natureza. Naideron é um dos fundadores do grupo Amigos do Passaúna, um dos pioneiros em divulgar o Stand Up  no local. Nas fotos, ele retrata detalhes do esporte e belas paisagens, com um forte apelo para a preservação. Fica em cartaz até o dia 28, com entrada franca.
 
Com fortes influências de ilhas da Polinésia e do Pacífico, como o Havaí, o Stand Up Paddle (SUP) é um esporte que cresce muito no Brasil. “A integração com a natureza gera um envolvimento dos praticantes que é muito forte”, conta o fotógrafo. “Nesta mostra trago um pouco deste espírito”. Menos divulgada, a canoa havaiana também vem ganhando destaque. No início do século XIX, a ocupação europeia tomou conhecimento destas embarcações tradicionais e elas começaram a ser utilizadas como esporte. Nos anos 1970, se difundiu para a Austrália e, em 2000, chega ao Brasil. Em Curitiba, Naideron fundou, no final do ano passado, um grupo dedicado à prática. Realizou um batismo simbólico da canoa no lago do Parque Passaúna, evento registrado em algumas fotos da exposição. Batizar este tipo de embarcação é uma tradição ancestral de povos do Pacífico.
 
Praticante de SUP há cinco anos, Naideron alia neste trabalho suas duas paixões: o esporte e a fotografia. Como fotógrafo, tem uma carreira de 13 anos, tendo registrado grandes acontecimentos no Paraná. Já fotografou pata Vogue, Prada, Versace e Tiffany's, bem como eventos de moda locais. Clicou shows como Roberto Carlos, Guns n'Roses e Fatboy Slim e festivais como Country Festival e Creamfields.
 
 
EXPOSIÇÃO “REMANDO COM A ALMA”, DO FOTÓGRAFO NAIDERON JR
 
NA FNAC CURITIBA
 
Data: abertura em 2 de fevereiro, terça-feira, 19h30. Em cartaz até 28 de fevereiro.
Exposição: Horário de funcionamento da loja – De segunda-feira a sábado, das 11h às 23h, domingos e feriados das 14h às 20h.
Endereço: Park Shopping Barigui - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville, Curitiba - PR
Ingressos: Entrada franca | www.agendafnac.com.br

Nenhum comentário: