quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Mundo do trabalho: direitos de pessoas LGBT


A Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançaram nova edição de cartilha com orientações para a promoção dos direitos humanos de pessoas LGBT no mundo do trabalho. O documento aborda questões trabalhistas ligadas aos direitos LGBT por meio de histórias de vida de pessoas que sofreram discriminação e oferece diretrizes para a promoção dos direitos de pessoas LGBT no meio profissional.
A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que a homo-lesbo-transfobia limita direitos e liberdades, inclusive no mercado de trabalho. No Brasil, levantamentos apontam que a discriminação no trabalho contra a população LGBT é um problema grave. Pesquisa “Demitindo preconceitos: por que as empresas precisam sair do armário” mostra algumas das dificuldades da população LGBT no mundo do trabalho no Brasil.
Campanhas têm sido realizadas no país para a promoção dos direitos da população LGBT. No entanto, apesar da gravidade do problema, seguem os esforços de determinados grupos políticos e religiosos para barrar legislações específicas contra essa discriminação.

Nenhum comentário: