sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Entidade internacional destaca gestão democrática da Fundação Cultural de Curitiba



A rede mundial CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos, com sede em Barcelona e membros em 136 países em todas as regiões do mundo, inseriu a gestão democrática da Fundação Cultural de Curitiba como boa prática a ser difundida em outras cidades do mundo dentro da implementação da Agenda 21 da Cultura.

Em mensagem enviada esta semana para FCC, Josep Roig, Secretário Geral da Comissão de Cultura da CGLU, definiu o programa da FCC "Participação Cidadã na Cultura" como um excelente exemplo de política pública cultural.  "O Programa é um bom projeto de Curitiba. Elogiamos a iniciativa pelas suas quatro dimensões de ação: governança participativa, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e desenvolvimento urbano e ambiental. A participação dos cidadãos é também um elemento importante, uma vez que é convidado a juntar-se à elaboração, implementação, execução e avaliação das políticas públicas culturais", afirmou. 
Roig também informou que uma equipe formada por membros da referida comissão e da FCC definirá a estratégia para divulgar estas práticas em cidades e governos membros da CGLU em todos os continentes.

Para o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, a menção honrosa é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido nos últimos 3 anos. Segundo Cordiolli, o propósito de realizar uma gestão participativa norteou as atividades da Fundação Cultural de Curitiba. A realização de duas Conferências Municipais de Cultura, mais a Conferência Extraordinária, as reuniões do Conselho Municipal de Cultura, as consultas públicas que antecederam a publicação de editais e os “Papos de Classe” garantiram a participação popular e a democratização das decisões sobre políticas públicas para a cultura em Curitiba.
“Todos esses encontros foram fundamentais para definirmos democraticamente as mudanças necessárias no setor cultural em nossa cidade. Também tornamos o Conselho mais representativo que ao lado da Fundação Cultural ajudou a construir o Plano Municipal de Cultura, que condensará as metas para os próximos dez anos da área em Curitiba. O Conselho é a voz da sociedade civil, nosso principal órgão fiscalizador e, junto com a FCC, vai ajudar a fomentar ainda mais a cultura na cidade", finalizou Cordiolli.

Sobre a CGLU
Com sede em Barcelona, atua desde 2004 como porta-voz e defensora da autonomia local. Promove os valores democráticos por meio da cooperação entre os governos locais e a comunidade internacional. A CGLU tem seções regionais na África, Ásia-Pacífico, Oriente Médio, América do Norte e América Latina (FLACMA) e uma seção metropolitana, que inclui os municípios com mais de 1 milhão de habitantes (Metropolis). Além disso, desenvolve ações em temas específicos através de Comissões de Trabalho. Também objetiva fortalecer o papel dos governos locais e incentivar ações o desenvolvimento sustentável. Mais informações no sitehttps://www.uclg.org

Sobre a Agenda 21 da cultura

É o primeiro documento, com vocação mundial, que aposta por estabelecer as bases de um compromisso das cidades e dos governos locais para o desenvolvimento cultural. Definida por cidades e governos locais de todo o mundo comprometidos com os direitos humanos, a diversidade cultural, a sustentabilidade, a democracia participativa e a criação de condições para a paz. Aprovada no dia 8 de maio 2004, em Barcelona, pelo IV Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social de Porto Alegre, no marco do primeiro Fórum Universal das Culturas. Mais informações em http://www.agenda21culture.net/



Nenhum comentário: