segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ARTISTAS BRASILEIROS E ITALIANOS SE UNEM PARA REPRESENTAR O ESPORTE EM EXPOSIÇÃO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

 
 
A inspiração olímpica atual se reflete nos 24 trabalhos que revelam o esporte e a relação que cada um tem com as diversas modalidades
 
 

A CAIXA Cultural Curitiba abre dia 20 de setembro, às 19h30, a exposição Atletas e Cores: Brasil-Itália. A mostra fica em cartaz de 21 de setembro a 13 de novembro. O esporte é o tema central das telas e obras dos artistas brasileiros e italianos. São 24 trabalhos feitos especialmente para esta exposição que revelam o universo dos esportes e sua importância social. A curadoria é do brasileiro Enock Sacramento e do italiano Guido Curto, numa importante conexão artística entre os países.
 
A exposição revela múltiplas possibilidades de observação artística do esporte a partir do olhar particular de cada artista e da cultura na qual está inserida a sua própria história esportiva. “As competições olímpicas inspiraram desde sempre os artistas que presentearam a humanidade com obras primas capazes de tornar imortais o esforço e a técnica dos atletas”, destaca o embaixador da Itália no Brasil Raffaele Trombetta.
 
Os artistas convidados tiveram liberdade para criar suas obras, dentro do tema proposto: o esporte, as modalidades esportivas, a história do esporte.
 
Enock Sacramento recebeu da Associação Brasileira de Críticos de Arte o Prêmio Gonzaga Duque, mediante eleição nacional, por suas atividades como crítico e curador de arte em 2015 no Brasil.
 
O Brasil é representado neste evento pelos artistas Alex Flemming, Américo, Ana Durães, Egas Francisco, Everson Fonseca, Fernando Ekman, Inos Corradin, Martins de Porangaba, Paulo Sayeg, Raúl Córdula, Waldomiro de Deus e Zélio, de diferentes regiões brasileiras. 
 
Os artistas italianos são representativos da arte que se produz hoje naquele país, particularmente na região de Piemonte. Na capital, Turim, nasceram e vivem muitos dos artistas, inclusive o curador, que é professor titular de História da Arte na famosa Academia Albertina de Belas Artes de Turim, da qual foi diretor de 2005 a 2011.
 
Os 12 artistas italianos, convidados pelo curador Guido Curto são Andrea Massaioli, Anna Madia, Carlo Galfione, Cristina Mandelli, Daniele Fissore, Enzo Gagliardino, Francesco Lauretta, Jonathan Guaitamacchi, Cristiana Fioretti, Paolo Leonardo, Pier Paolo Maggini e Valério Berruti.
 
Para Trombetta, a mostra coloca “em relevo não o papel de cada atleta, mas o esporte na sua peculiaridade de ressaltar as capacidades físicas e psíquicas das pessoas”.
 
 
Serviço:
Artes Visuais: Atletas e Cores: Brasil-Itália
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Abertura: 20 de setembro, às 19h30
Data da exposição: 21 de setembro a 13 de novembro de 2016
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h
Ingressos: entrada franca
Classificação etária: Livre para todos os públicos

Nenhum comentário: