segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Cursos práticos de conscientização ambiental em setembro



Três novos cursos práticos de conscientização ambiental serão realizados em setembro. Na próxima quinta-feira (15), das 14h às 18h, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, acontece a oficina “Poda e tratos culturais em Mini Pomar Nativo – Módulo Primavera: Plantas Ornamentais e Flores”, ministrada por Ademar da Silva Brasileiro (o Mago Jardineiro).

No dia 22 de setembro, a pedagoga Marisa Nicolak orienta a oficina para confecção de bolsas ou sacolas reutilizáveis a partir de tecidos provenientes de sombrinhas danificadas ou calças de brim velhas. Será das 14h às 18h, na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento. A oficina de confecção de recheio de almofadas e acolchoados utilizando isopor acontece no dia 27, das 14h às 17h, na Casa Hoffmann, sob a orientação de Cremildes Ferreira Bahr (Mide).

Os interessados podem ser inscrever pelo e-mail cursosfcc@fcc.curitiba.pr.gov.br, fornecendo as seguintes informações: nome, CPF, e-mail, endereço, data de nascimento e telefone. A inscrição é gratuita, mas é importante inscrever-se para garantir a vaga e para fins de validação e emissão de certificados pelo IMAP – Instituto Municipal de Administração Pública. Mais informações pelo telefone: 3213-7599 (Márcia Squiba).

Mini pomar
– A primeira oficina Mini Pomar Nativo procura incentivar o cultivo de plantas em ambientes naturais reduzidos, em vasos e floreiras. Este módulo dá ênfase às flores e plantas ornamentais. Os participantes receberão informações sobre erradicação de ervas invasoras, podas diversas, adubação e melhoria do solo, transplantes, semeaduras, estaquias e trocas de mudas, sementes e ideias.
Mago Jardineiro, que ministra a oficina, é consultor de prefeituras, empresas, escolas e ONGs nas áreas de paisagismo, soberania alimentar, meio ambiente, agricultura e jardinagem. Jardineiro desde os 14 anos de idade e com empresa de paisagismo desde 2009, atua na implantação de jardins, hortas, pomares e áreas de conservação da natureza. Atualmente presta serviços para a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS) e diversas outras empresas.

Material reciclável
– Oferecer aos participantes a experiência do tecer, construir, confeccionar utensílios úteis com material reciclável, confirmando que é possível fazer mais com menos e gerando menos resíduos, é o objetivo duas oficinas que ensinam a confeccionar bolsas e recheio de almofadas com material reciclável. Ambas as docentes, apesar de atuarem profissionalmente em outras áreas, contribuem com ações para despertar a conscientização sobre o meio ambiente.
Marisa Nicolak é pedagoga, trabalhou por 34 anos com desenvolvimento e gerenciamento de equipe em empresas de grande porte. Em 2010 concluiu a especialização em Pedagogia Waldorf e pesquisou sobre a importância dos trabalhos manuais no desenvolvimento da criança e do jovem e o resultado na vida adulta. Cremildes Ferreira Bahr, a Mide, é cantora e compositora, participou de vários concursos e festivais no Brasil e no exterior. Há vários anos desenvolve também projetos sociais de reutilização de material reciclável.

Nenhum comentário: