terça-feira, 11 de agosto de 2015

Introdução ao Teatro Essencial com Denise Stoklos

Introdução ao Teatro Essencial
com Denise Stoklos



Construído sobre as bases de uma diferente maneira de tratar a relação ator e personagem, o Teatro Essencial de Denise Stoklos tornou-se internacionalmente reconhecido por romper com os valores do teatro tradicional. Se a escolha do ator, usualmente consiste na identificação com seu personagem e nas significações resultantes dessa identificação (ora por paralelismo, ora por contradição), aqui a proposta é dar corpo e voz ao “outro escolhido” – não um personagem com vida própria, mas uma persona que ganha vida a partir das opções e da autonomia do artista.

A oficina aborda o momento em que o ator não apenas dialoga com o personagem, de forma naturalista ou realista, mas doa os próprios recursos na criação de sua persona: os gestos, a palavra, a voz, o corpo. Ciente da linguagem e da estética inovadoras do teatro essencial, o ator terá as ferramentas necessárias para trabalhar naquilo em que Denise é referência – o espetáculo solo, despido de recursos fora de si para alcançar a teatralidade máxima.

Partindo desses princípios, o curso abordará os aspectos fundamentais do método do Teatro Essencial: elaboração de texto, direção, coreografia e atuação solo. Saiba mais


Datas 
De 31 de agosto a 3 de setembro
Segunda a quinta, das 19h00 às 23h00
INSCREVA-SE
Denise Stoklos nasceu em Irati, no Paraná. É bacharel em Jornalismo e licenciada em Ciências Sociais. Iniciou sua trajetória teatral profissional em 1968, tendo trabalhado com diretores como Antunes Filho, Antonio Abujamra, Luis Antonio Martinez Correia e Fauzi Arap. Participou de vários teleteatros da TV Cultura. Estudou mímica em Londres, onde estreou seu trabalho solo e estabeleceu sólida carreira profissional. Apresentou-se em 33 países e em sete idiomas. É criadora do Teatro Essencial, método reconhecido nacional e internacionalmente. Deu aulas no Departamento de Performance Studies da Universidade de Nova York. Tem mais de quinze peças solo de sua autoria em repertório permanente. Publicou seis livros e recebeu inúmeros prêmios e homenagens de autoridades culturais, entre os quais destaca-se o título Doutora Honoris Causa, da Unicentro, em 2013. 

Nenhum comentário: