sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Domingo Onze e Meia abre semana em homenagem a Vinicius de Moraes



As festividades que marcam os 20 anos do Conservatório de MPB de Curitiba têm uma edição especial do programa Domingo Onze e Meia, com o espetáculo Alunos de Canto Popular do Conservatório de MPB interpretam Vinicius, às 11h30 deste domingo (13). O show, com entrada franca, abre a semana comemorativa do centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes (19 de outubro de 1913 — 9 de julho de 1980), com atrações sempre gratuitas que tomam conta do Conservatório, celebrando com o público algumas das melhores criações da música brasileira.   
O show inicia com intervenções da historiadora e professora Ana Paula Peters, que abordará a vida e a obra do “poetinha”, como era chamado o diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta, compositor e um dos nomes mais importantes da nossa música. A equipe de produção conta ainda com Luis Otávio Almeida, responsável pela direção musical, arranjos, guitarra e violão; Mari Lopes Franklin, que responde pela direção artística e se apresenta ao piano; Sandro Guaraná, no baixo; e Graciliano Zambonin, na bateria.  
Participam do encontro musical 14 alunos do curso de Canto Popular, que recebem orientação dos professores Suzie Franco, Joubert Guimarães e Ana Cascardo. Muitos desses alunos são profissionais que já atuam no cenário artístico local e frequentam o Conservatório de MPB para aprimoramento de técnicas e maior contato com o repertório popular da música brasileira, evidenciando a importância da instituição na formação de talentos.
Sobem ao palco Jaqueline Mulik, Mel Fernandes, Lud Siqueira, Alan Candido, Fran Rosas, Marcos Helke, Celeste Correa, Tacy de Campos, Denise Bernardineli, Paulinha Peltier, Evelyn Lis Gusso, Renata Fadel, Luciane Guimarães e Lisandro Zappone, para interpretar obras que mostram a criatividade de Vinicius com alguns de seus principais parceiros de composição.  
No repertório constam Garota de Ipanema, Eu sei que vou te amar, Chega de Saudade, Lamento no Morro, Água de Beber e A Felicidade (parcerias com Tom Jobim), Primavera, Coisa mais Linda e Sabe Você (com Carlos Lyra), Berimbau/Consolação e Deixa (com Edu Lobo), Morena Flor, O Velho e a Flor, Como Dizia o Poeta, O Bem Amado e Regra Três (com Toquinho), Arrastão (com Edu Lobo); Valsinha (com Chico Buarque), além da bela canção Pela luz dos Olhos teus, uma das mais conhecidas obras de Vinicius, e o bolero Onde Anda Você, parceria de Vinicius com Hemano Silva.

Na semana – As atividades envolvem todos os setores do Conservatório de MPB, com a Fonoteca disponibilizando a discografia do homenageado, paralelamente à iniciativa da Biblioteca em abrir aos interessados partituras, músicas cifradas e material biográfico do poeta. Ao longo da semana, som ambiente com as canções do compositor tomará conta do hall do Conservatório, além da interpretação da obra de Vinicius de Moraes por alunos de várias disciplinas de instrumentos e práticas de conjunto, em diversos horários. 
Na quinta-feira (17), às 17h, o Conservatório de MPB realiza no Auditório Nhô Belarmino a Roda de Choro Especial Vinicius, sob a direção musical dos professores e músicos Julião Boêmio e Lucas Melo, reunindo os alunos do curso de Prática de Conjunto de Choro.
No sábado (19), às 12h, o encerramento da comemoração invade a Rua Mateus Leme, em frente ao Conservatório de MPB, com apresentação dos alunos do curso de Prática de Conjunto de MPB, que executam arranjos do professor Luis Otávio Almeida, também responsável pela regência do grupo.

Serviço:
Festividades de 20 anos do Conservatório de MPB de Curitiba
De 13 a 19 de outubro de 2013 – Semana comemorativa do centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes.
Agenda:
- 13 de outubro de 2013 (domingo), às 11h30, programa Domingo Onze e Meia, com o espetáculo Alunos de Canto Popular do Conservatório de MPB interpretam Vinicius.
- 17 de outubro de 2013 (quinta-feira), às 17h, Roda de Choro Especial Vinicius, sob a direção musical dos professores e músicos Julião Boêmio e Lucas Melo, reunindo os alunos do curso de Prática de Conjunto de Choro.
- 19 de outubro de 2013 (sábado), às 12h, encerramento da comemoração com apresentação dos alunos do curso de Prática de Conjunto de MPB, sob o comando do professor Luis Otávio Almeida, em frente ao Conservatório de MPB (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico).

Nenhum comentário: