sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MINAS GERAIS É DESTAQUE NA BUCHMESSE



A culinária mineira está presente na Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento do gênero no mundo, que acontece de 09 a 13 de outubro

FRANKFURT – 09/10/2013 – Nesta semana, Frankfurt, centro financeiro da Europa, respira literatura, mas o aroma é da culinária mineira. A cidade alemã se transforma na capital mundial do livro no período de 9 e 13 de outubro. Durante a Buchmesse, mais de 300 mil frequentadores e cerca de 7.300 expositores de 100 países terão a oportunidade de apreciar os encantos da comida mineira.

Este ano, a exposiçao de Frankfurt homenageia o Brasil. Minas Gerais tem participação marcante: o estado está representado por escritores, artistas, mestres da culinária e por autoridades do governo.

O Estado de Minas Gerais, segundo o secretário de Turismo, Agostinho Patrus Filho, investe na internacionalização da culinária mineira como forma de incentivar o desenvolvimento. Para o secretário, é extremamente importante estar presente em eventos como este de Frankfurt ou como o Madrid Fusion, do qual Minas Gerais participou no início do ano, para mostrar o potencial do Estado nessa área, incrementar o setor e, com isso, trazer mais desenvolvimento, emprego e renda.

Agostinho Patrus Filho avalia que estar no maior evento literário do mundo representa uma oportunidade de trazer um pouco de Minas Gerais para a Europa. É, também, uma forma de mostrar o que o Brasil, e especialmente Minas, oferecem para artrair turistas e invesimentos ao país.

A programação do maior evento global do campo editorial conta com uma infinidade de lançamento de títulos de renomados escritores de todo o mundo, shows, teatros e debates no campo literário.

Nesta quarta feira, Minas Gerais apresentou, na Gourmet Gallery, o chef Ari Kespers, que trouxe a especilidade da cozinha típica de Minas e proporcionou ao público a oportunidade de apreciar o queijo brasileiro artesanal.


Nestes cinco dias de Feira, os chefs mineiros Ari Kespers, Antonio Basile e Ivo Faria apresentarão ao público, em encontros no Estande de Minas ou na Gourmet Galery, o melhor da culinária mineira. A Secretária da Casa Civil, Maria Coeli Simões Pires, que também é escritora e publicou recentemente um livro sobre o queijo do Serro, dá o tom literário à participação de Minas Gerais no evento, ao lado do também autor e apresentador Eduardo Avelar, e de Rodrigo Ferraz, organizador do festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Os três apresentarão o “Cozinhando com as Palavras”, programa em formato de sarau literário/gastronômico que será transmitido, diretamente do estande do Brasil na Feira de Livros de Frankfurt via streaming.

Duas noites do evento estão reservadas para que o público se sinta nos restaurantes mineiros em plena Alemanha. A cozinha do restaurante do Hotel Steigenberger, o maior da cidade, terá a direção dos chefs mineiros. Os jantares de quarta-feira e de sábado criarão esta oportunidade a todos que, ao passarem pela Feira, se interessarem pela culinária e sabores mineiros.
 

Nenhum comentário: