sábado, 10 de agosto de 2013

O círculo íntimo de T.C. Boyle


O círculo íntimo


de   T.C. Boyle


Título Original:     The inner circle
Tradutor:     Jorge Ritter

Páginas:     560
Formato:     16 x 23 cm

O LIVRO
Os bastidores de uma pesquisa científica discutida até os dias de hoje, uma ideia que revolucionou a noção de sexualidade

Sucesso de crítica quando publicado, O círculo íntimo, de T.C. Boyle, é fruto de extensa pesquisa do autor; ele mostra os bastidores do projeto de Alfred Kinsey – que visava o conhecimento científico da atividade sexual humana e que deu origem ao famoso Relatório Kinsey. Um romance que trata do surgimento, desenvolvimento e propagação da sexualidade nos Estados Unidos nos anos 40 e 50.

John Milk é um tímido universitário que nunca teve muito contato com as práticas sexuais, muito menos com as mulheres. Mas sua vida muda por completo quando ele conhece o professor de zoologia da Universidade de Indiana, Alfred Kinsey, Prok para os íntimos. Aos poucos, sem que tenha muita consciência disso, Milk se envolve profissional, emocional e fisicamente com o professor, tornando-se o primeiro membro do círculo de confiança de estudiosos do projeto fundado para a pesquisa sexual.

Como membro do “círculo íntimo” de pesquisadores de Kinsey, Milk (assim como a sua bela esposa) é chamado a participar de experimentos sexuais cada vez mais desinibidos — e problemáticos para o seu casamento. Pois em seus últimos anos de vida o famoso cientista (que na intimidade era um entusiasta sexual de primeira) testa seus limites pessoais e profissionais de maneira cada vez mais inconsequente.

O romance não se pretende uma biografia. É, antes, a construção de uma trama fictícia tendo os fatos históricos como pano de fundo e trata, sobretudo, de como o narrador, John entra para o projeto e tenta conciliar uma vida considerada normal com sua mulher monogâmica, criada religiosamente sob o tacão dos valores morais que Kinsey execra e pretende derrubar.

Apesar da incontestável genialidade de Alfred Kinsey, ao final do livro, certamente o leitor se perguntará: todas as ações eram em pró da pesquisa ou o cientista aproveitava o projeto para realizar suas mais íntimas fantasias?


A CRITICA

"T.C. Boyle é um romancista astuto e corajoso, e Alfred Kinsey é uma figura perfeita para ser seu personagem." (The New York Times Book Review)

"O leitor não vai querer tirar os olhos das páginas desse livro." (The Washington Post)

"O círculo íntimo pode, a princípio chocar os leitores com sua temática sexual, mas eles logo são envolvidos pela emoção das reflexões de Boyle sobre amor, casamento e ciúme." (San Francisco Chronicle)

 
O AUTOR
T.C. Boyle
é autor de Drop City, A Friend of the Earth, Riven Rock, The Tortilla Curtain, The Road to Wellville (adaptado para o cinema com o título de O fantástico mundo do dr. Kellogg), East Is East, World’s End (vencedor do PEN/Faulkner Award), Budding Prospects, Water Music e seis coletâneas de contos. Em 1999 ele recebeu o PEN/Malamud Award. Suas histórias aparecem regularmente nas revistas norte-americanas mais importantes, incluindo The New Yorker, GQ, Esquire, Harper’s e Playboy. Vive próximo de Santa Barbara, Califórnia. Visite www.tcboyle.com



T. Coraghessan Boyle is the author of 22 books of fiction including: After the Plague (2001); Drop City (2003); The Inner Circle (2004); Tooth and Claw (2005); The Human Fly (2005); Talk Talk (2006); The Women (2009); Wild Child (2010); and, most recently, When the Killing's Done (2011). He received a Ph.D. degree in Nineteenth Century British Literature from the University of Iowa in 1977, his M.F.A. from the University of Iowa Writers' Workshop in 1974, and his B.A. in English and History from SUNY Potsdam in 1968. He has been a member of the English Department at the University of Southern California since 1978, where he is Distinguished Professor of English. He lives near Santa Barbara with his wife and three children.

Lançamento



Nenhum comentário: