sábado, 10 de agosto de 2013
CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE EXPOSIÇÃO DE ARTISTA MULTIMÍDA CARIOCA
Atlas reúne trabalhos de João Machado, um dos maiores destaques da nova geração das artes visuais brasileiras
O público curitibano terá a oportunidade de conhecer de perto a obra de um dos artistas plásticos mais criativos e provocantes da nova geração. A partir do dia 13 de agosto, a CAIXA Cultural Curitiba apresenta Atlas, a primeira exposição itinerante da carreira do carioca João Machado, 35 anos, marcada por experimentações em diferentes suportes. A mostra tem curadoria de Antonio Cava, produtor de O universo gráfico de Glauco Rodrigues, que passou pela galeria da CAIXA Cultural Curitiba em 2011 e foi eleita pela Gazeta do Povo uma das melhores exposições daquele ano. A exposição tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Atlas reúne instalações inéditas, esculturas, gravuras, fotografia e vídeo. Curitiba é a segunda cidade em que a mostra será exibida, após estrear nacionalmente em Salvador, em maio. Após Curitiba, a exposição segue para temporada no Rio de Janeiro. A capital paranaense será a primeira a receber a série Silex, projeto no qual o artista trabalha atualmente. Partindo de um tema em comum, a pedra lascada da pré-história, ele adota diferentes técnicas e promove um diálogo interno ao longo da série.
Das obras escolhidas para a exposição, o maior destaque são as peças da instalação Barriga da baleia. A série de 2008 apresenta esculturas feitas com ossos verdadeiros de baleias encontrados na Praia da Solidão, em Florianópolis. Estima-se que os resíduos pertençam a animais caçados 100 anos atrás, quando a prática era comum na região. “A frieza do ferro que atravessa os ossos centenários é como o tempo que impiedosamente atravessa tudo, às vezes dilacerando, às vezes sustentando a fragilidade dos ossos, como ruínas prestes a desmoronar”, explica Machado. Na escultura batizada Planet Caravan, uma estrutura de ferro sustenta a mandíbula de uma baleia jubarte, um osso com seis metros de comprimento.
João Machado:
João Machado tem uma trajetória cosmopolita. Formado em Belas Artes pela Universidade de Nova York e pelo Art Center College, de Los Angeles, já apresentou seu trabalho em galerias de Paris e Los Angeles. No Brasil, foi exposto no Rio de Janeiro, em Londrina e em Joinville. Também é cineasta (Sons of Saturn [2006], The Champagne Club [2001]), dramaturgo (Viagara Falls [2007]) e roteirista (9mm São Paulo [2009]). É filho de Juarez Machado, artista plástico formado em Curitiba e radicado no Rio de Janeiro e, mais tarde, em Paris.
Antonio Cava, curador da exposição, afirma que a escolha por organizar uma exposição de João Machado foi motivada pela contemporaneidade dos temas abordados pelo artista: espiritualidade, natureza e tempo. “A obra do João é autobiográfica e universal ao mesmo tempo, onde o Brasil não desponta de forma exótica ou convencional, mas está presente principalmente em sua relação com a natureza”, afirma.
Informações e entrevistas:
Osny Tavares | (41) 9641 1552 | osnylt@gmail.com
Serviço:
Exposição Atlas, de João Machado
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Abertura com visita guiada: 13 de agosto de 2013 (terça-feira), às 19h
Visitação: de 14 de agosto a 20 de outubro de 2013, de terça-feira a sábado, das 9h às 20h; domingo, das 10h às 19h
Entrada franca
Informações: (41) 2118-5114
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Marcadores:
caixa cultural,
exposição
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário