sábado, 20 de outubro de 2012

Inscrições abertas para o Colóquio França Brasil: Olhares Cruzados

 Inscrições abertas para o Colóquio França Brasil: Olhares Cruzados


Evento faz parte da parceria entre as bibliotecas nacionais do Brasil e da França

Estão abertas as inscrições para o Colóquio França Brasil: Olhares Cruzados, que será realizado pela Fundação Biblioteca Nacional nos dias 22 e 23 de outubro, em parceria com a Biblioteca Nacional da França, a Mediateca da Maison de France e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. O colóquio faz parte de um calendário de eventos anuais criados em 2008 pelas Bibliotecas Nacionais do Brasil e da França e que têm como objetivo debater cultura e literatura, tendo como ponto central as particularidades franco-brasileiras.

O colóquio contará com palestras de especialistas franceses e brasileiros, como Michel Riaudel, professor da Université de Paris X (Nanterre) e doutor em Literatura, RéginePiersanti, Diretora da Biblioteca Nacional da França, Angela Monteiro Bettencourt, Diretora da Biblioteca Nacional Digital, Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, Urbanista e Escritor, entre outros.

A abertura do evento terá ainda a participação de dois renomados chefs de cozinha, Renato Freire, da Confeitaria Colombo, e Damien Montecer, do Restaurante Térèze, ambos do Rio de Janeiro, que contarão um pouco de suas histórias e da mistura das gastronomias francesa e brasileira. Após a palestra, haverá ainda o lançamento da Revista Gastronomia Rio.

As inscrições devem ser feitas através do email coloquiofrbr@bn.br. Mais informações pelo telefone 21 2220-4281.

Como resultado da parceria entre as Bibliotecas Nacionais, foi criado um portal que congrega um acervo de documentos representativos –– mapas e fotografias, textos impressos e desenhos – da história das relações entre a França e o Brasil desde os albores do século XVI até o início do século XX. O portal pode ser acessado no endereço www.bndigital.bn.br/francebr.

Dia 22 de outubro:
17h30 - Abertura por Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional e Jean-Claude Moyret, Consul Geral da França no Rio de Janeiro
18h - O elo histórico e gastronômico entre o Brasil e a França: Debate de amizade gastronômica - Chef Renato Freire da Confeitaria Colombo e Chef Damien Montecer Relais & Châteaudo Restaurante Térèze.
19h - Lançamento da Revista Gastronomia Rio

Dia 23 de outubro:
10h-11h - Literatura em mão dupla: o caso da França e do Brasil - Michel Riaudel
11h- 12h - Fotografia franco-brasileira : olhares refletidos – Joaquim Marçal
12h-14h - Almoço
14h-15h - A Herança francesa no cenário do Rio de Janeiro – Augusto Ivan de Freitas Pinheiro
15h-16h - Viajar e escrever / viagens da escrita: peregrinação e circulação da informação (século XVII- século XIX) - Ilda Mendes dos Santos                   
17h-17h30 - O desenvolvimento do portal: RéginePiersantie Angela Monteiro Bettencourt


Serviço:
Colóquio França Brasil: Olhares Cruzados
Data: 22 e 23/10
Horário: dia 22/20, das 17h30 às 19h e dia 23/10, das 10h às 18h
Inscrições: coloquiofrbr@bn.br

Nenhum comentário: