quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Hoje - Fábio Zanon faz recital no Teatro do Paiol

O violonista Fábio Zanon, músico paulista que atualmente figura entre os nomes mais importantes do cenário internacional de violão clássico, fará um recital nesta quinta-feira (12), às 19h, no Teatro do Paiol. O recital integra a programação da fase erudita da 30ª Oficina de Música de Curitiba.

Professor do curso de Violão da Oficina, Zanon apresentará um repertório exclusivo de composições para violão solo. São obras dos compositores Alonso Mudarra (1510-1580), Manuel Ponce (1882-1948), Isaac Albeniz (1860-1909), Francisco Mignone (1897-1986), Sindo Garay (Cuba, 1867-1968), Antonio Lauro (Venezuela, 1917-1986), Eduardo Caba (Bolivia, 1890-1953), Gentil Montana (Colombia, 1942-2011), Ariel Ramirez (Argentina, 1941-2010) e Marco Pereira (Brasil, 1950).

Fábio Zanon tem se apresentado por toda a Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália e Oriente Médio, e é convidado regular de teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Carnegie Recital Hall em Nova York, Sala Verdi em Milão, Musikhalle em Hamburgo, Ateneo em Madri, KKL em Lucerna e todos os maiores teatros do Brasil.

Venceu por unanimidade dois dos maiores concursos internacionais: o 30º Concurso “Francisco Tarrega”, na Espanha, e o 14º Concurso da Fundação Americana de Violão, nos Estados Unidos. Como resultado dessas premiações, fez uma turnê de 56 concertos nos Estados Unidos e Canadá e lançou seus primeiros CDs. Sua gravação da obra completa de Villa-Lobos, pelo selo americano Music Masters, é considerada uma referência e o CD Guitar Recital/Naxos foi escolhido pela revista Gramophone como o melhor de 1998. Desde 2008 é professor visitante da Royal Academy of Music de Londres.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:

Recital de Fábio Zanon na 30ª Oficina de Música de Curitiba

Data: 12 de janeiro de 2012 (quinta-feira), às 19h

Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho

Ingresso – R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

Nenhum comentário: