sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Passeios de ônibus urbanos tematizam Artes Cênicas

Passeios de ônibus urbanos tematizam Artes Cênicas em março, quando transcorre Dia Mundial do Teatro



São passeios temáticos de ônibus urbanos. Assim se concretiza o programa PerCursos Urbanos, do Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a ONG Mediação de Saberes. No próximo mês de março, em que transcorre o Dia Mundial do Teatro (dia 27), o programa realizará três passeios tendo como referência as Artes Cênicas, nos dias 12, 18 e 26. Gratuitas, as inscrições acontecem na recepção do CCBN-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108).

Denominado "As expressões humanas no Teatro", o primeiro passeio acontecerá no dia 12 (sábado), de 15h às 18h30, tendo como mediador João Paulo Pinho (ator formado pelo curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará e membro do grupo cênico Expressões Humanas). Inscrições abertas a partir de 09 de março.

Intitulado "Cenografia e figurino, espaços cênicos e os criadores da cena", o segundo roteiro será mediado por Marcelo Santiago (artista visual, figurinista, cenógrafo há 15 anos, trabalha na formação de cenotécnicos). Acontecerá no próximo dia 18 (sexta-feira), de 15h às 18h30, com inscrições abertas a partir do dia 15.

Por sua vez, o terceiro passeio abordará o tema "O Teatro e a Cidade", com a mediação de Thiago Arrais (diretor teatral, professor do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE, bacharel em direção teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Teatro pela Universidade de São Paulo e integrante do movimento Todo Teatro é Político). O referido roteiro acontecerá no próximo dia 26 (sábado), de 15h às 18h30, com inscrições abertas a partir do dia 22.

Leia a seguir as sinopses de cada um dos três passeios temáticos:



As Expressões Humanas no Teatro

Dia 12, sáb, 15h às 18h30

Na comemoração de 20 anos do Grupo Expressões Humanas, o PerCursos Urbanos o convida para mostrar, junto à cidade, sua pesquisa teatral, que como o nome do próprio grupo diz, vem se engendrando na necessidade da expressão humana. Uma busca, uma luta, uma ato vital. Seguindo este fio, o Grupo Expressões Humanas vem buscando, através do teatro, criar e desenvolver elos que facilitem nossas conflitantes expressões humanas. O grupo tem intuito de complexificar as possibilidades de chegar às pessoas através da experimentação de uma linguagem que contribua para a construção de um teatro vivo, atento ao cotidiano e à cidade, proporcionando a construção do ser artístico e social. 210min.

Mediador: João Paulo Pinho, graduado em Gestão Pública pela UNIFOR, ator formado pelo Curso de Arte Dramática da UFC, membro do Grupo Expressões Humanas.

Participantes: Interessados em geral, mediante inscrição prévia.

Ponto de saída: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza.

Inscrições: A partir de 09/03, na recepção do CCBN-Fortaleza.



Cenografia e Figurino, Espaços Cênicos e os Criadores da Cena

Dia 18, sex, 15h às 18h30

O teatro reúne muita gente na frente e atrás dos palcos. E não só os dramaturgos e os atores, mas também os profissionais de bastidores são prestigiados no meio e têm importante história a ser enveredada. Nesta tarde, iremos percorrer especialmente lugares, pessoas e histórias da cenografia e figurino em Fortaleza. Histórias de quando ainda não havia profissionais específicos e os carnavalescos e artistas plásticos davam o suporte a estas demandas do teatro e dança, descobrindo na cenografia e figurino um conforto e, ao mesmo tempo, desafio no campo da invenção. Histórias dos painéis pintados e "fantasias" até às mil e uma possibilidades tecnológicas que convivem nos palcos de Fortaleza misturando tempos, espaços, expressões, culturas, texturas e mundos. 210min.

Mediador: Marcelo Santiago, artista visual, figurinista, cenógrafo há 15 anos, trabalha na formação de cenotécnicos.

Participantes: Interessados em geral, mediante inscrição prévia.

Ponto de saída: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza.

Inscrições: A partir de 15/03, na recepção do CCBN-Fortaleza.



O Teatro e a Cidade

Dia 26, sáb, 15h às 18h30

A relação do teatro com Fortaleza não se limita às salas de teatro convencionais. Ela se amplia a cada dia. Estende-se por lugares incomuns, ocupando diferentes quadrantes da capital cearense. Em nosso percurso, conheceremos parte dessa "cidade-teatro", também cidade teatral e, afinal, cidade onde o teatro se expressa. Acompanharemos, assim, um movimento concreto que está a pleno vapor em Fortaleza: o teatro buscando a cidade, a cidade buscando o teatro. 210min.

Mediador: Thiago Arrais, Diretor teatral, professor do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE, bacharel em direção teatral pela UFRJ e mestre em Teatro pela USP. É integrante do Movimento Todo Teatro É Político.

Participantes: Interessados em geral, mediante inscrição prévia.

Ponto de saída: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza.

Inscrições: A partir de 22/03, na recepção do CCBN-Fortaleza.

Nenhum comentário: