sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Diversidade cultural é marca do Carnaval em Curitiba



Diferentes opções culturais em pleno período carnavalesco fazem de Curitiba um destino especial. A cidade abre espaço para manifestações de todos os gostos, o que faz da diversidade a marca do seu carnaval. Tem o desfile de escolas de samba, como na maioria dos lugares, mas também o original bloco Garibaldis e Sacis, puxado pelas marchinhas carnavalescas, o Psycho Carnival para quem troca o samba e o axé pelo psycho e rockabilly, e também os bailes populares do Bairro Novo, oportunidade para as famílias brincarem a folia como nos clubes de antigamente.

“São quatro diferentes maneiras de abordagem do Carnaval, mas que se complementam no seu conjunto”, diz o diretor de Planejamento da Fundação Cultural de Curitiba, Beto Lanza. Ele destaca que a diversidade constitui o próprio perfil de Curitiba, historicamente formada por várias etnias e, portanto, palco de diferentes culturas. “Isso também se reflete no período de Carnaval, quando a cidade se abre para receber as mais diversas manifestações”.

O bloco pré-carnavalesco Garibaldis e Sacis tem a sua última apresentação neste domingo (27), a partir das 16h, no Largo da Ordem. Desta vez, a festa tem como tema os “Invertidos”, em que homens devem brincar fantasiados de mulher e mulheres, vestidas de homem. Os Garibaldis e Sacis saíram pela primeira vez às ruas há mais de dez anos e agora são uma das atrações mais esperadas. Mesclando as marchinhas com modernidade e liberdade de expressão, o bloco nasceu da união de pessoas de vários setores da sociedade, traduzindo mais uma vez a pluralidade do carnaval curitibano.

O desfile das escolas de samba será realizado no dia 5 de março (sábado), a partir das 18h, com a participação das escolas Acadêmicos da Realeza, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade e Mocidade Azul, pelo Grupo A, e Os Internautas e Unidos de Pinhais, pelo Grupo B. Os blocos carnavalescos Derrepent e Rancho das Flores, mais o Grêmio Cultural Boi de Pano, também são atrações do desfile. Os bailes populares, para crianças e adultos, acontecem nos dias 7 e 8 de março, das 15h às 19h e das 20h às 24h no Ginásio de Esportes Bairro Novo.

Durante o feriado, também será realizada em Curitiba a 12ª edição do festival Psycho Carnival. Neste ano se apresentam 30 bandas, sendo 10 internacionais. As principais atrações são as bandas Nekromantix (Dinamarca/EUA), Mad Sin (Alemanha), The Griswalds (Reino Unido) e Phantom Rockers (Reino Unido/EUA). As apresentações acontecem entre os dias 4 e 7 de março, no Moinho Eventos e Jokers Pub. Mas um dos momentos mais peculiares é a caminhada Zombie Walk, que neste ano tem previsão de reunir 1.000 pessoas caracterizadas de zumbis pelas ruas de Curitiba.

Serviço:

Invertidos – festa programada pelo bloco Garibaldis e Sacis

Data: 27 de fevereiro, às 16h

Local: Largo da Ordem

Gratuito

Desfile das Escolas de Samba

Data: 5 de março, às 18h

Local: Avenida Cândido de Abreu

Bailes Carnavalescos

Datas: 7 e 8 de março, das 15h às 19h (infantil) e das 20h às 00h (adulto)

Local: Ginásio de Esportes Bairro Novo - Rua Ourizona, 1681

Gratuito

Psycho Carnival

Data: 3 a 7 de março

Local: Moinho Eventos e Jokers

Informações: http://www.psychocarnival.com.br/2011/


***

Nenhum comentário: