sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Novas mídias na arte

Novas mídias na arte contemporânea são tema de palestra no CCC



A transformação que a cultura experimenta com as inovadoras tecnologias da informação e da comunicação será discutida neste sábado (26), na palestra “Arte contemporânea: novas mídias e novos conceitos”, que Guilherme Kujawski comanda, a partir das 17h, no Centro de Criatividade de Curitiba. O ingresso é gratuito, mas as vagas são limitadas. Informações pelos telefones 3313-7191, 3313-7192 e 3313-7193.

O encontro integra o projeto “In.flexão”, que engloba uma exposição dos artistas de multimídia Fábio Alves e Tiê Passos, em cartaz também no Centro de Criatividade de Curitiba. A mostra, sob a curadoria de Jonas Prates, faz a confluência poética entre informação, mídia e estética, permitindo que o público aprecie projeções em uma escultura flutuante, que interagem com os visitantes por meio de sons, luzes e imagens.

Jornalista, autor de ficção científica e produtor cultural, Guilherme Kujawski abordará a estética das novas mídias e a relação da arte com seus novos meios de criação e difusão. Mestrando do curso MediaArtHistories, em Donau-Universität Krems, na Áustria, o palestrante tem artigos e ensaios publicados em diversos veículos, desde 1993. Entre 2000 e 2002, foi editor de tecnologia da revista CartaCapital e, em 1994, publicou o romance “Piritas Siderais” (Editora Francisco Alves). Atualmente, concebe e organiza eventos na área de arte tecnológica para o Instituto Itaú Cultural, onde também edita CIBERCULTURA, revista sobre arte, ciência e tecnologia.

Segundo Guilherme, temas como ciberespaço, hipermídia, realidade virtual e ciberarte estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, mudando o modo como entendemos o mundo. Ele destaca que uma das questões mais intrigantes dentro da arte contemporânea, especificamente no campo das artes visuais, é o que é exatamente a arte e sua intersecção com as novas mídias.



Serviço:

Projeto “In.flexão”

Palestra “Arte contemporânea: novas mídias e novos conceitos”, a cargo de Guilherme Kujawski

Data e horário: dia 26 de fevereiro de 2011 (sábado), às 17h

Local: Centro de Criatividade de Curitiba (Rua Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço)

Entrada franca (vagas limitadas)

Informações pelos telefones: 3313-7191 / 3313-7192 / 3313-7193

Nenhum comentário: