segunda-feira, 5 de julho de 2010

É HOJE


Hoje, dia 05 de julho (segunda-feira), haverá o lançamento do livro "Motivação: Do querer ao fazer", publicado pela Papirus Editora.

Os autores, Eugenio Mussak e Professor Luiz Marins, farão um bate-papo e darão autógrafos. O evento será às 19h00, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073, Bela Vista - São Paulo-SP).



Benjamin Disraeli, escritor e político que chegou a ocupar o cargo de primeiro-ministro da Inglaterra, teria dito "A vida é muito curta para ser pequena".

Efetivamente. Não há nenhum sonho maior do que provar nossa capacidade de superação. Mas o que é necessário para que sejamos bem-sucedidos? Motivação. E o que vem a ser motivação? Como manter essa chama acesa? Quais seriam os ingredientes indispensáveis para a autêntica motivação - aquela que provém do uso da razão? E ainda: qual o papel da vontade? São questões como essas que vemos debatidas nesta acalorada e envolvente troca de ideias entre Luiz Marins e Eugenio Mussak.

Sobre os autores:

Eugenio Cesar Mussak

Formado em Medicina na UFPR, com especialização em Fisiologia Humana, é professor da FIA-USP e da Fundação Dom Cabral, nas áreas de Liderança e Gestão de Pessoas. Membro do Conselho da Associação Brasileira de Recursos Humanos, é autor de vários livros, entre os quais: Metacompetência, Liderança em foco, Caminhos da mudança e Pensamento estratégico para líderes de hoje e amanhã. É colunista das revistas Você S.A. e Vida Simples (Editora Abril), do Portal UOL e comentarista da Rádio Eldorado. Em 2010, comemora 40 anos de magistério.

Luiz Marins

Antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior, o prof. Marins tem 23 livros e mais de 300 vídeos e DVD's publicados. Empresário de sucesso nos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing, seus programas de televisão estão entre os líderes de audiência no Brasil.

LANÇAMENTO







Lançamento


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LANÇAMENTO DA

As glórias de Srila Prabhupada






Nara Narayan: Em 1969, eu estava esculpindo as murtis de Kartamasha e Govinda dasi estava pintando-As. Fiz dezoito dElas, porque este era o número de templos que tínhamos naquela época. Eu disse, “Minha tarefa terminou, Srila Prabhupada. Fiz tantas Deidades quantos templos existem.” Srila Prabhupada disse, “Não. Você deve continuar.” Eu não podia continuar porque a forma já tinha sido levada, eu não podia produzir outro molde. Eu disse, “É mesmo? Para quem nós As venderemos? Se As vendermos para karmis, talvez eles As coloquem em seus jardins como algum tipo de ornamento como flamingos.” Srila Prabhupada disse, “Se um karmi comprar uma murti e colocá-La em seu jardim, nosso movimento será um glorioso sucesso.” Pensei, “Wow! Isto é diferente da idéia central que víamos buscando.” A idéia dele era que qualquer contato com Krishna é um bom contato com Krishna.



A partir dali, ele incentivou a produção caseira. Ele disse que a produção caseira mantém a família unida em torno do lar. Ele era contra a idéia dos membros familiares terem que viajar longas distâncias para trabalhar, e mencionou como os trens “vão rapidamente numa direção para simplesmente depois voltarem na direção oposta,” e como os passageiros vêem pouco suas famílias.



As pessoas devem morar e trabalhar na mesma casa em união com sua família. Ele afirmou, “A avó, o filho, as crianças, o marido e a esposa trabalham. Juntos eles desenvolvem algum produto como as pinturas de Puri ou Rajastan. É um esforço de grupo realizado por pessoas que sabem como executar uma parte do trabalho com experiência. Eles vendem seus produtos e permanecem juntos como uma família e praticam a consciência de Deus.”



Gurudas: Quando Achyutananda estava conversando com Prabhupada em Vrndavan, ele disse, “Gurudas está hospedado em Vrindavana, mas seria bom se ele pudesse vir pregando por toda a Índia.” Eu disse a Prabhupada, “Estou feliz em Vrindavana, mas gostaria de pregar também. O que devo fazer?” Ele disse, pregue para os devotos. Eles precisam de pregação.” E é verdade. Via que após alguém se unir ao movimento, o cuidado especial cessava, e nos tornávamos complacentes, esquecendo que aquelas pessoas eram únicas. Portanto, levei a sério sua instrução e comecei a pregar mais. Foi extraordinário. Todo mundo gostou.



Em Londres, quando os devotos voltavam do sankirtana, Yamuna servia leite para eles, e eu contava estórias para eles ou lia o Livro de Krishna. Os devotos diziam que era como se eu fosse o pai deles e Yamuna sua mãe. Prabhupada nos encorajava dizendo, “Homens e mulheres estão neste templo de Bury Place. Separados apenas por um pavimento, porém não há associação ilícita. Isto ocorre porque formam uma família. Você é como o pai, e Yamuna como a mãe. Não é artificial.” É como uma família.

Quando estava para tomar sannyasa, disse que minha pregação para os devotos diminuiria porque as pessoas tratam os sannyasis de uma forma diferente, e porque os casais deixariam de vir para o aconselhamento. Prabhupada disse, “Sim, é exatamente assim.” No entanto, como um sannyasi você poderá pregar para o mundo de uma forma mais ampla.”



- Do livro “Memories”, traduzido por Vyasa Das (DVS)



Livros em Áudio: Muitas vezes a correria nos deixa sem tempo para estudar os livros sagrados, algo que é essencial para o progresso em consciência de Krishna. Pensando nisso (e nos deficientes visuais), disponibilizamos os mais importantes escritos de Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em MP3. Já temos disponível o 1º Canto do Srimad Bhagavatam, o Sri Isopanishad e o Livro “Krsna, A Suprema Personalidade de Deus”! Os arquivos podem ser baixados gratuitamente aqui: http://pt.krishna.com/main.php?id=399. Aulas de Srila Prabhupada em Português: Novas aulas carregadas aqui no Krishna Online: http://www.krishnaonline.com.br/. Vídeos de Srila Prabhupada com legendas em Português: Veja aqui uma crescente série de vídeos de Srila Prabhupada, com legendas em Português: http://www.youtube.com/bhagavata108. Aula Especial de Srila Dhanvantari Swami: Recentemente Dhanvantari Swami fez uma visita a fazenda de Nova Gokula e deu uma palestra muito bonita, sobre o tema da importância de conhecer a etiqueta Vaishnava, e colocá-la em prática, entre os membros da sociedade. Podem fazer o download no seguinte link: http://www.4shared.com/audio/K2WP-rXA/SB_41517.html


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PROGRAMAÇÃO CINEMA CURITIBA

a 8 de julho de 2010



CINEMATECA - Sala Groff - Rua Carlos Cavalcanti nº 1174 fone 41 3321-3252 (diariamente das 09h às 12h e das 13h30 às 22h30 – sábados e domingos das 14h30 às 22h30) www.fccdigital.com.br


AMORES PARISIENSES (FRA/ING/SUIÇA, 1997 – 120’ – 35mm). Direção de Alain Resnais. Elenco: Pierre Arditi, Sabine Azéma, Jean-Pierre Barri.

Vários personagens e seus problemas cotidianos têm seus destinos cruzados pelas ruas de Paris. A executiva Odile despede um funcionário que acabara de contratar para dar uma oportunidade para o irmão de Nicolas, seu ex-namorado. Já Nicolas é hipocondríaco e não consegue se decidir qual apartamento deve alugar, por mais que o corretor de imóveis Simon lhe apresente opções interessantes. Enquanto isso, Camille, irmã de Odile, descobre que passou vários anos de sua vida pesquisando sobre um assunto que não interessa a ninguém. Ao mesmo tempo, se apaixona por Marc, o patrão de Simon. Por meio de mal-entendidos e confusões, Alain Resnais cria situações ora cômicas, ora dramáticas.

Classificação 12 anos

Sessões às 15h45 e 19h30

Ingresso pago: R$5,00 (inteira)

R$2,50 (meia)

R$1,00 (aos domingos)

Inscrições abertas para cursos na Gibiteca

Na programação do segundo semestre de 2010, há opções de cursos de História em Quadrinhos, Mangá e língua japonesa.



A Gibiteca de Curitiba está recebendo inscrições para os cursos de História em Quadrinhos – HQ (níveis Básico, Intermediário e Avançado), além dos cursos de História das HQs, Mangá (História em Quadrinhos japonesa) e língua japonesa (nível básico). As aulas têm início em agosto e os alunos contam com opções de turmas em dias e horários diferenciados. Qualquer um dos cursos tem custo mensal de R$ 40 e o pagamento da primeira mensalidade deve ser feito no ato da matrícula. Informações no local ou pelo telefone (41) 3321-3250.



Serviço:

Cursos de História em Quadrinhos

Inscrições: de 1º de julho a 9 de agosto

Local das inscrições: Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30; sábados, das 14h às 19h.

Informações pelo telefone (41) 3321-3250

Investimento: quatro parcelas de R$ 40 (a primeira mensalidade deve ser paga no ato da matrícula)



Confira a grade de programação:



HQ NÍVEL BÁSICO

Terças-feiras

Professor: André Caliman

Período: 10 de agosto a 14 de dezembro de 2010

Horário: das 16h às 18h

Vagas: 25



Quintas-feiras

Professor: André Caliman

Período: 12 de agosto a 25 de novembro de 2010

Horário: das 14h30 às 16h30

Vagas: 25



Sextas-feiras

Professor: Fulvio Pacheco

Período: 13 de agosto a 26 de novembro de 2010

Horário: das 16h às 18h

Vagas: 25



Sábados

Professor: José Aguiar

Período: 14 de agosto a 27 de novembro de 2010

Horário: das 14h às 16h

Vagas: 30



HQ NÍVEL INTERMEDIÁRIO

Quartas-feiras

Professor: André Caliman

Período: 11 de agosto a 1º de dezembro de 2010

Horário: das 14h30 às 16h30

Vagas: 20



HQ NÍVEL AVANÇADO

Sábados

Professor: José Aguiar

Período: 14 de agosto a 27 de novembro de 2010

Horário: das 16h30 às 18h30

Vagas: 20



CURSO DE MANGÁ

Segundas-feiras

Professor: Fulvio Pacheco

Período: 9 de agosto a 29 de novembro de 2010

Horário: das 16h às 18h

Vagas: 25



Sextas-feiras

Professor: Adilson Orikassa

Período: 13 de agosto a 26 de novembro de 2010
Horário: das 9h30 às 11h30h
Vagas: 25



CURSO BÁSICO DE LÍNGUA JAPONESA

Quartas-feiras

Professora: Lina Saheki

Período: 11 de agosto a 1º de dezembro de 2010
Horário: das 17h às 18h30
Vagas: 15



CURSO SOBRE A HISTÓRIA DAS HQs

Quintas-feiras

Professor: Claudio Rubin

Período: 5 de agosto a 18 de novembro de 2010

Horário: das 16h30 às 18h

Vagas: 25

Começa a votação popular pela internet para escolha das esculturas vencedoras do Concurso Criação Scotch

Ganhadores recebem 26 mil reais e estarão em exposição no MuBe



De 10 de junho a 13 de julho está aberta a votação para a escolha dos melhores trabalhos inscritos no Concurso de Esculturas CriAção Scotch no site www.criacaoscotch.com.br. Dos 18 selecionados para a votação popular, oito serão escolhidos pelo público para integrar a exposição no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), em São Paulo. As colocações serão anunciadas no dia 25 de agosto, na abertura da mostra, e os autores receberão prêmios no valor total de R$ 26 mil.



Kátia Canton, a crítica de arte que coordenou o júri, diz que “entre as esculturas finalistas há 16 obras narrativas que evocam a natureza, a beleza, a liberdade e uma postura amorosa, ora feminina, ora lúdica, diante da vida. Nesse conjunto de obras estão imagens como plantas, planetas, pessoas, vestidos ao vento, referências mitológicas”.



Segundo ela, há também duas obras que partem de uma noção expandida e contemporânea de escultura e que não são figurativas. Uma delas é uma caixa com as fitas adesivas dentro, de modo que com a passagem da luz, elas possam prismá-la, produzindo nuances de cor. Outra obra, feita com quadrados vazados de fita, recebe colorações de lâmpadas. “Ficamos muito satisfeitos com a qualidade e a originalidade das esculturas selecionadas para o projeto”, conclui Kátia Canton.



Veja os 18 finalistas e escolha sua obra preferida votando no site:

Alê Ferro, São Paulo – SP

Arthur Vieira de Medeiros, São Paulo – SP

Claudia H. Stern, Porto Alegre – RS

Fábio Mafra de Orleans, São José – SC

Giane Conceição Soares, São Paulo – SP

Helder da Rocha, São Paulo – SP

Ian Silva Galvão, São Paulo – SP

Ieda Romera da Silva, São Paulo- SP

Lucas Laender, Uberlândia – MG

Luiz Fernando Pini, São Paulo – SP

Martha Priscila Camargo Ribeiro, São Paulo – SP

Oseias Nunes Ferreira, Duque de Caxias – RJ

Roberto Galvão, São Paulo – SP

Sandro de Souza Novaes, Vila Velha – ES

Sabrina Zagati Travençolo, Campinas – SP

Silvia Simões de Carvalho, Florianópolis – SC

Teo Silva Galvão, São Paulo – SP

Vítor Fajardo de Oliveira, São Paulo – SP



Um total de 153 candidatos inscreveu suas fotos de protótipos de esculturas feitas com fitas adesivas Mágica Scotch e/ou Empacotamento Scotch Transparente, ambas da 3M do Brasil, com o tema “criatividade e sustentabilidade, atitudes para promover um mundo melhor”. A seleção dos 18 trabalhos foi feita por um júri técnico formado por quatro convidados e coordenado por Kátia Canton. Professora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo (USP), é doutora em Interdisciplinary Arts pela New York University, Tisch School of the Arts (Nova York, EUA) e mestre em Performance Studies, pela mesma universidade, onde estudou entre 1987 e 1993. Em junho de 2002 tornou-se livre-docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.



www.criacaoscotch.com.br

http://twitter.com/criacaoscotch

Maria Creuza em tributo a Vinícius de Moraes no Teatro da Caixa






A cantora baiana homenageia o poetinha no show “É Melhor ser Alegre que ser Triste”





O mês de julho marca os 30 anos sem Vinícius de Moraes e, para relembrar esta data, sua cantora favorita, Maria Creuza, se apresenta na CAIXA Cultural Curitiba. O espetáculo “É Melhor Ser Alegre, Que Ser Triste”, um tributo ao poetinha, acontece de 09 a 11 de julho e traz os clássicos de Vinícius e Baden Powell.



Maria Creuza nasceu no interior da Bahia e iniciou a carreira musical como crooner de diversos grupos em Salvador. Na adolescência apresentou programas de rádio e, posteriormente, ganhou seu próprio programa na televisão local chamado “Encontro com Maria Creuza” que ficou no ar por quatro anos. Em 1967, Maria Creuza passou a ser presença constante em festivais de MPB, como o Festival da Record, em São Paulo. Dois anos depois esteve no Festival Universitário de Música Popular Brasileira, na extinta TV Tupi, cantando "Mirante", de Aldir Blanc e Cezar Costa Filho, e se posicionando como uma das mais belas vozes dos últimos tempos. Nesta época, cantava músicas da dupla Antônio Carlos, seu futuro marido, e Jocafi.



Em 1970 a cantora gravou "Vinícius de Moraes, Maria Creuza e Toquinho", seu primeiro LP, em Buenos Aires. O disco é considerado um dos mais populares da MPB na América Latina. No Brasil, a mesma obra foi chamada "Maria Creuza - Eu sei que vou te amar". Maria Creuza era uma das cantoras preferidas de Vinicius, fato que por si só ajudou bastante em sua carreira. Com diversas obras gravadas ao longo dos anos, em 2004 lançou o CD “Você e eu”, dedicado a Vinicius de Moraes, e em seguida lançou o DVD “Maria Creuza”, gravado no Teatro Guaíra, em Curitiba. O seu mais recente trabalho, “Melhor ser Alegre que ser Triste”, será apresentado no Teatro da Caixa.



Maria Creuza é uma das cantoras brasileiras mais requisitadas para shows em vários países, se apresentado com frequência no Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Espanha, Alemanha, Turquia, França, Rússia. Em seus shows, além de interpretar clássicos da obra de Vinícius, a cantora passeia por Ari Barroso, Caetano Veloso e Dorival Caymmi entre outros grandes nomes da MPB.





Serviço: Música: Show de Maria Creuza - “É Melhor ser Alegre, que ser Triste” Local: Teatro da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR Data: De 09 a 11 de julho de 2010 Horários: Sexta e sábado 21h e domingo 19h Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante da Gazeta do Povo Bilheteria: 2118-5111 (de terça a sexta das 12 às 19h, sábado e domingo das 16 às 19h). Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

O subalterno pode falar?



Pode o Subalterno Falar ?
de Gayatri Chakravorty Spivak.

Publicado primeiramente em 1985, no periódico Wedge, com o subtítulo “Especulações sobre o sacrifício das viúvas”, este artigo recebeu notória repercussão, principalmente após ter sido republicado em 1998, na coletânea de artigos intitulada Marxism and the Interpretation of Culture. Ao relatar a história de uma jovem indiana que não pode se autorrepresentar fora do contexto patriarcal e pós-colonial, Spivak argumenta que o subalterno, neste caso a mulher, não pode falar e quando tenta fazê-lo não encontra meios para se fazer ouvir.

Como o título sugere, esse artigo da intelectual diaspórica indiana, Gayatri Chakravorty Spivak, trata da possibilidade de fala do subalterno. É uma leitura crítica do diálogo entre Michel Foucault e Gilles Deleuze para explicitar como ambos sistematicamente ignoram a questão da ideologia e de sua própria responsabilidade na história econômica e intelectual. Defende o desconstrucionismo de Derrida, cuja morfologia considera muito mais cuidadosa e útil do que a de Foucault. Também considera Derrida mais imediatamente envolvido com assuntos mais ‘políticos’ – um intelectual que faz crítica radical ao perigo de se apropriar do outro por assimilação. Porém, o que de fato interessa aí é a discussão quanto à fala/silêncio do subalterno, bem como a questão levantada por Spivak em relação à consciência e à conscientização de resistência do subalterno. Desse modo, quanto ao subalterno, Gayatri Spivak defende que os que intentam reivindicar a subalternidade de fato estão incorporando formas outras de identificação ao discurso dominante. A possível maneira de colocar o subalterno para falar não é “doando-lhe voz”, ou falando por ele, mas permitir espaço para que ele se expresse de forma espontânea. É um dilema. Em “Can the subaltern speak?” (in: Colonial discourse and post-colonial theory: a reader. New York: Columbia University Press, 1994. p. 66-111), a paisagem da qual Spivak fala é a da colonização da Índia pela Inglaterra e seus desdobramentos na possibilidade de atuação de uma intelectualidade periférica, ou na possibilidade de fala do subalterno em geral. Também aborda a questão da consciência e da conscientização de resistência do subalterno, oferecendo em detalhes um exemplo concreto da cultura indiana tradicional – sati, sutee: o ritual de suicídio da viúva na pira funerária de seu marido para salvar seu próprio corpo em encarnações futuras – e sua representação tanto pelo discurso colonizador quanto pela sociedade hindu. Spivak conclui que o subalterno não pode falar, e que a posição da mulher subalterna é ainda mais grave. Para Spivak, a classe trabalhadora, por exemplo, pode ser oprimida, mas não precisamente subalterna, no sentido que ela aponta – subalternos são todos aqueles que não participam, ou que participam de modo muito limitado, do circuito do imperialismo cultural, sendo a mulher subalterna, nesse sentido, duplamente colocada na sombra. Desse modo, ao dizer que esse subalterno não pode falar, Spivak não afirma necessariamente que não haja ‘clamor’ ou protesto, mas que não chega a se estabelecer uma relação dialógica, ou melhor, não há um trânsito da voz entre falante e ouvinte. O subalterno de Spivak, é justo destacar, distingue-se daquele inicialmente definido por Gramsci (em seu Selections from the prison notebooks), que se referia aos oprimidos em geral, e ao proletariado em particular. Entretanto, permanecem os obstáculos e ambigüidades inerentes ao processo de construção de uma categoria de "subalterno", que agencie uma fala distinta, que possa fazer face tanto às práticas e estratégias coloniais quanto às tentativas de homogeneização dos vários matizes de subalternidade, conduzem Spivak a defender a impossibilidade de existência de um "sujeito subalterno" que se defina e fale por si próprio. Spivak conclui que o subalterno não pode falar, e que a posição da mulher subalterna é ainda mais agravada.

LANÇAMENTO DA

Até os Deuses Amam Futebol


Até os Deuses Amam Futebol
de Heinz Jasnich
e Artem Kostyukevich


21x28,5
32 páginas


Uma versão da história da criação da Terra para jogadores de futebol.

Narra uma partida de futebol entre os deuses do universo, e a bola do jogo é lançada no espaço e transforma-se no planeta Terra.

O AUTOR

Heinz Jasnich nasceu em 1960 na Áustria. Publicou muitos livros tanto para crianças quanto para jovens que já foram traduzidos para mais de 12 países, inclusive para o Brasil. Recebeu diversos prêmios como:

Prêmio Poesia para crianças - Áustria, Austrian.

O ILUSTRADOR
Nasceu em 1971 em Omsk (Rússia) e foi viver na Alemanha, em 1999. Estudou ilustração para crianças e jovens na Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, além de estudar na Universidade Pedagógica de São Petesburgo. Em 2007, foi um dos ilustradores selecionados para a Ilustrarte - Bienal Internacional de Ilustração para a Infância. Também teve suas ilustrações exibidas na Feira do Livro Infantil de Bolonha.

um lançamento



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Britânico The Times inicia cobrança por conteúdo online

O jornal britânico The Times iniciou a cobrança pelo acesso ao seu conteúdo online nesta sexta-feira (02/07). O custo para os não-assinantes da versão impressa é de cerca de R$ 2,70 por dia, ou R$ 5,40 por semana. O diário pertence ao grupo News Corporation, do magnata da mídia Rupert Murdoch.

Rebekah Brooks, diretora executiva da News International, braço internacional da News Corporation, afirmou que a cobrança pelo conteúdo online é uma nova era na mídia. “Nós acreditamos que os sites de notícias oferecem valor real e nós continuaremos investindo e inovando para os leitores”.

A expectativa é que outros títulos do grupo, como o Sun e o News of the World, iniciem em breve a cobrar pelo acesso aos seus sites.

Sacinandana Swami no Brasil - 2011




Sacinandana Swami

Quem é Sacinandana Swami?

Sacinandana Swami é um discípulo de Srila Prabhupada natural da Alemanha. Ele juntou-se à ISKCON em 1970, aceitando iniciação espiritual no ano seguinte. Em 1989, aceitou a ordem de sannyasa e tornou-se um guru iniciador. Ele traduziu o Bhagavad-gita Como Ele É para o alemão, e escreveu muitos livros (ainda sem tradução para o português), como The Nectarean Ocean of the Holy Name, The Gayatri Book, The Way of the Great Departure, The Art of Transformation e Spiritual Tonic.

Ao longo dos anos, Sacinanda Swami ministrou muitos seminários e desenvolveu muitos programas para propagar a consciência de Krishna. Um de seus projetos é a Academia Védica, na qual ele atua como diretor espiritual. A academia é uma universidade internalmente reconhecida ativa em oito países, na qual se ensina sobre ciência, arte e filosofia védicas. Ao mesmo tempo, permaneceu focado em suas próprias práticas espirituais, visitando locais sagrados de peregrinação na Índia em busca de inspiração pessoal, bem como para conduzir retiros espirituais para o benefício de todos.
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Clube Literário do Porto - programação


:: Dia 6 | Terça-feira


Auditório

21h30 – 23h30

5.º Workshop Filosofia Prática e Pensamento Crítico

Melhore os seus desempenhos cognitivos e argumentativos

(Implica inscrição. E-mail: revistaumcafe@gmail.com)



Piano bar

22h00

Ciclo de tertúlias sobra as Famílias Tradicionais do Porto



FAMÍLIA SOEIRO PEREIRA GOMES



Testemunho: José António Gomes (João Pedro Mésseder)



Tópicos – O Porto na Trajectória dos Soeiro Pereira Gomes

• O que explica a ausência de qualquer referência ao Porto, em toda a informação disponível sobre o autor de Os Esteiros?

• A casa n.º 745 da Rua de Oliveira Monteiro



Org.: Alice Rios, Jornalista e autora do livro “Famílias Tradicionais do Porto”



:: Dia 7 | Quarta-feira



Auditório

21h30 – 23h30

5.º Workshop Filosofia Prática e Pensamento Crítico (segunda e última sessão)

Melhore os seus desempenhos cognitivos e argumentativos

(Implica inscrição. E-mail: revistaumcafe@gmail.com)





Piano bar

21h30

No meu tempo é que era bom… Anos 80 e 90

Um serão com muita música, imagens, multimédia e leitura.

Venha participar numa “discussão” pública sobre a sociedade daquela época.

Org.: Edita-me





:: Dia 8 | Quinta-feira

Piano bar

22h00

Pessoa entre pessoas

Intervenientes:

tozeguitarras (guitarra)

Marlene Ribeiro (voz)

Manuela Leitão (diseur)

Susana Castelo (poema teatralizado)





:: Dia 9 | Sexta-feira

Piano bar

22h30
Homenagem a Radamés Gnattali (1906-1988)
BrunoR, viola dedilhada





:: Dia 10 | Sábado

Auditório
16h30 - 17h30

Audição da Escola Orquestra Andante

Contacto: geral@orquestrandante.pt





Piano bar
18h30

INAUGURAÇÃO da exposição de desenho “Lojas do Porto”, de LuÍs Aguiar Branco





Auditório
21h30
INAUGURAÇÃO da exposição “Vida de S. Bento”, de Frei Paulino L. Castro



Actuação do Grupo Coral dos Antigos Alunos do Mosteiro de Singeverga



Conferência sobre S. Bento, pelo Frei Geraldo Coelho Dias



Actuação do Grupo Coral dos Antigos Alunos do Mosteiro de Singeverga



Licor d’Honra de Singeverga e visita à exposição de pintura “Vida de S. Bento”, de Frei Paulino L. Castro, patente na Galeria





Piano bar
22h00

Melodias de sempre
José Veloso Rito, piano
Neste recital de piano José Veloso Rito irá interpretar músicas de sua autoria, bem como alguns clássicos





:: Dia 11 | Domingo

Auditório
15h30 - 17h30

Atelier de Expressão Musical e Iniciação Instrumental - Tocartocando

Para crianças e jovens até aos 16 anos (7,50 euros)

Orientador: Paulo Alexandre Jorge, director do Carl Orff Projecto - Educação Musical

Inscrição e informaçõe: projecto.carlorff@gmail.com

(Inscrição aceite até à hora de início da sessão)



18h30

Concerto com o EnsembleCarlOrff





Piano bar
18h45

Espectáculo MÁTRIA, com o cantor português Roberto

Leão e o violonista brasileiro Caio Márcio



MÁTRIA é um encontro dos sons dos dois países; uma celebração do papel da língua na construção de algumas das canções mais bonitas que o século XX viu nascer. É um tributo declarado à sofisticação da produção cultural nos dois lados do Atlântico.





Piano bar

22h00

Concerto

HabluzzemMarte

Paulo Alexandre Jorge (saxofones)
Ricardo Brito Ricardo (guitarra eléctrica)
xassbit (piano e baixo)





:: Dia 13 | Terça-feira

Auditório
22h00

Ciclo de tertúlias “Famílias Tradicionais do Porto”



FAMÍLIA PEREIRA PINTO



Testemunho: Prof. Dr. José Nuno Pereira Pinto



Tópicos: Alvarenga: a diáspora da primeira geração Pereira Pinto (alfobre de profissões)

O filho do meio e o desígnio da PEDAGOGIA

A revista "Labareda” e o encontro com os grandes vultos da Cultura.

O encerramento da Faculdade de Letras e o regresso a Arouca

A segunda geração Pereira Pinto

Uma cartografia para a numerosa prole: 16 filhos

A experiência autárquica, na equipa de Nuno Pinheiro Torres

A obra literária e a obra humana

Onze filhos sobrevivos – onze professores

As gerações do presente



Org.: Alice Rios, Jornalista e autora do livro “Famílias Tradicionais do Porto”







:: Dia 15 | Quinta-feira

Auditório
21h30

Lançamento do livro de ficção “Jogo Tardio”, de Manuel Ralha

Apresentação a cargo de Rui Gracio





21h30

Poesia de Choque (tertúlia mensal de poesia)

A. Pedro Ribeiro e Luís Carvalho





:: Dia 16 | Sexta-feira

Piano bar
22h30
1.º Recital do ciclo: “Integral dos Lieder de W. A. Mozart”
Sérgio Martins, tenor
Miguel Oliveira, piano





Galeria

21h30

Porto d’Honra

INAUGURAÇÃO da exposição de pintura “Malhas da minha vida”, de Ana Maria Oliveira







Nota biográfica:

Ana Maria Oliveira nasceu no Porto, em 1954.

Frequenta desde 2005 o curso de Desenho e Pintura da Escola de Artes Plásticas Utopia, no Porto.

Frequentou o Workshop de Pintura ‘Pinta Percepções’, Estaleiro Cultural Velha-a-Branca / Escola Superior de Ciência da Universidade do Minho, em Braga, em 2008.



Cave

Exposição de pintura " Fragmentos / Corpos / Identidades" de Adriana Henriques







Nota biográfica:

Adriana Henriques nasceu em Salamonde, no concelho de Vieira do Minho, em 9 de Fevereiro de 1978.

Frequentou o Curso Geral de Artes Visuais na Escola da Misarelacoop, tendo, posteriormente, ingressado no Curso Superior de Pintura, concluído em 2006, e na Licenciatura em Artes / Desenho (2009) na Escola Superior Artística do Porto, extensão de Guimarães.

Renda de Cidadania, de Eduardo Suplicy, ganha a sexta edição


O senador Eduardo Supĺicy apresenta neste livro, que chega à 6ª edição pela EFPA, o fundamentos políticos, filosóficos e econômicos da proposta de Renda de Cidadania - uma alternativa para o combate à pobreza e à exclusão social.

UM LANÇAMENTO




Bienal do Livro de SP mira sustentabilidade e premia estandes com melhores práticas

Instalações que se destacarem no conjunto de ações ambientalmente sustentáveis serão reconhecidas pela organização da feira

A 21ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo está se preparando para reduzir impactos ao meio ambiente ao adotar práticas sustentáveis desde a fase de montagem, passando pelo período de realização da feira (entre 12 e 22 de agosto de 2010), e chegando ao momento de desmontagem das estruturas, que ocuparão 60 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Para isso, aderiu ao Evento Responsável, programa de gestão e marketing ambiental desenvolvido pela consultoria Reciclagem. O programa prevê o uso responsável do Pavilhão de Exposições do Anhembi, gestão do público visitante, destinação adequada dos resíduos produzidos durante o evento, controle da poluição ambiental e consumo responsável de água e energia.

Pela iniciativa, está sendo entregue aos participantes da feira um Manual de Sustentabilidade ao Expositor, com dicas sobre as atitudes e ações esperadas de quem estará no evento. O documento dá exemplos da importância de se manter uma comunicação adequada com as empresas montadoras de estandes, para que as melhores práticas sejam adotadas na instalação dos mesmos, pensando-se, sempre, nos princípios universais dos três erres (3R´s): reduzir, reutilizar e reciclar.

Trata, da mesma forma, de dicas simples, como a que aborda a escolha de brindes, que devem ser produzidos com materiais reciclados e/ou recicláveis, que sejam duráveis, funcionais e tenham caráter informativo ou educativo.
Também está prevista a promoção da gestão adequada dos resíduos produzidos ao longo da feira, incluindo a coleta seletiva de materiais e a destinação orientada desses resíduos.
Ao longo do evento, uma equipe de auditores avaliará os impactos ambientais provocados. Com base nessas auditorias, e em dados fornecidos pelos expositores, será calculada a emissão equivalente de carbono na atmosfera, a ser neutralizada pelo plantio de mudas de árvores.
Ao final do evento, os estandes que promoverem o melhor conjunto de ações ambientalmente sustentáveis serão premiados com um troféu pela organização da feira. Serão premiadas quatro categorias: “Megaestande”, acima de 120 metros quadrados; “Estande de Grande Porte”, de 90 metros quadrados a 119 metros quadrados; “Estande de Médio Porte”, com dimensão entre 50 metros quadrados e 89 metros quadrados; e “Estande de Pequeno Porte”, com até 49 metros quadrados.

A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado – RXAM.

A Bienal do Livro 2010

Uma programação cultural rica e diversificada, composta por mais de 700 atividades distribuídas por pelo menos 400 horas durante 11 dias é o que encontrará quem for à 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 12 a 22 de agosto de 2010, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Zona Norte da capital paulista.

Nesta edição, novos formatos, grande interatividade e a presença de conceituados escritores brasileiros e autores internacionais vão formar a grade mais pluralista dos 40 anos de evento.
Para enriquecer a programação, a organização da Bienal do Livro convidou conceituados profissionais para serem curadores das atividades culturais. Em 2010, a programação focará quatro temas principais: Monteiro Lobato; Clarice Lispector; Lusofonia; e Livro Digital.
Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo tem o objetivo de ampliar a base de leitores e democratizar o acesso ao livro – com reflexos imediatos à cidadania.

A Bienal do Livro ocupará uma área de 60 mil metros quadrados (o equivalente a quase oito campos de futebol) do Pavilhão de Exposições do Anhembi e a expectativa é reunir 350 expositores do Brasil e de fora, que representam mais de 900 selos editoriais.
Terceiro maior evento do gênero do mundo – os dois maiores são a Feira do Livro de Frankfurt e a Feira Internacional do Livro de Turim –, a Bienal do Livro chega em 2010 a sua 21ª edição, sendo um grande ambiente cultural onde se apresentam, juntas, as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que destacam seus lançamentos nesse período. Assim, além da diversificada oferta de livros de qualidade e de todos os segmentos, vale enfatizar que a feira oferece uma programação cultural ampla e variada desenvolvida especialmente para despertar o gosto pela leitura em todas as faixas etárias e classes sociais.

Vale ressaltar que o primeiro dia da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (12 de agosto) estará reservado à visitação exclusiva de profissionais do mercado editorial. Para o público em geral, o evento estará aberto, portanto, a partir do dia 13 e até o dia 22 de agosto.

Serviços disponíveisPara garantir maior conforto e segurança a visitantes e expositores, a promotora tem disponível no próprio evento alguns serviços, como posto médico, praça de alimentação, sala de imprensa, espaço das redes sociais, serviço de táxi, traslado Metrô-Pavilhão/Pavilhão-Metrô, guarda volumes, viagem e hospedagem.

Mais Informações:

21ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
Data: 12 a 22 de agosto de 2010
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo/SP
Site: www.bienaldolivrosp.com.br

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