segunda-feira, 5 de julho de 2010

Começa a votação popular pela internet para escolha das esculturas vencedoras do Concurso Criação Scotch

Ganhadores recebem 26 mil reais e estarão em exposição no MuBe



De 10 de junho a 13 de julho está aberta a votação para a escolha dos melhores trabalhos inscritos no Concurso de Esculturas CriAção Scotch no site www.criacaoscotch.com.br. Dos 18 selecionados para a votação popular, oito serão escolhidos pelo público para integrar a exposição no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), em São Paulo. As colocações serão anunciadas no dia 25 de agosto, na abertura da mostra, e os autores receberão prêmios no valor total de R$ 26 mil.



Kátia Canton, a crítica de arte que coordenou o júri, diz que “entre as esculturas finalistas há 16 obras narrativas que evocam a natureza, a beleza, a liberdade e uma postura amorosa, ora feminina, ora lúdica, diante da vida. Nesse conjunto de obras estão imagens como plantas, planetas, pessoas, vestidos ao vento, referências mitológicas”.



Segundo ela, há também duas obras que partem de uma noção expandida e contemporânea de escultura e que não são figurativas. Uma delas é uma caixa com as fitas adesivas dentro, de modo que com a passagem da luz, elas possam prismá-la, produzindo nuances de cor. Outra obra, feita com quadrados vazados de fita, recebe colorações de lâmpadas. “Ficamos muito satisfeitos com a qualidade e a originalidade das esculturas selecionadas para o projeto”, conclui Kátia Canton.



Veja os 18 finalistas e escolha sua obra preferida votando no site:

Alê Ferro, São Paulo – SP

Arthur Vieira de Medeiros, São Paulo – SP

Claudia H. Stern, Porto Alegre – RS

Fábio Mafra de Orleans, São José – SC

Giane Conceição Soares, São Paulo – SP

Helder da Rocha, São Paulo – SP

Ian Silva Galvão, São Paulo – SP

Ieda Romera da Silva, São Paulo- SP

Lucas Laender, Uberlândia – MG

Luiz Fernando Pini, São Paulo – SP

Martha Priscila Camargo Ribeiro, São Paulo – SP

Oseias Nunes Ferreira, Duque de Caxias – RJ

Roberto Galvão, São Paulo – SP

Sandro de Souza Novaes, Vila Velha – ES

Sabrina Zagati Travençolo, Campinas – SP

Silvia Simões de Carvalho, Florianópolis – SC

Teo Silva Galvão, São Paulo – SP

Vítor Fajardo de Oliveira, São Paulo – SP



Um total de 153 candidatos inscreveu suas fotos de protótipos de esculturas feitas com fitas adesivas Mágica Scotch e/ou Empacotamento Scotch Transparente, ambas da 3M do Brasil, com o tema “criatividade e sustentabilidade, atitudes para promover um mundo melhor”. A seleção dos 18 trabalhos foi feita por um júri técnico formado por quatro convidados e coordenado por Kátia Canton. Professora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo (USP), é doutora em Interdisciplinary Arts pela New York University, Tisch School of the Arts (Nova York, EUA) e mestre em Performance Studies, pela mesma universidade, onde estudou entre 1987 e 1993. Em junho de 2002 tornou-se livre-docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.



www.criacaoscotch.com.br

http://twitter.com/criacaoscotch

Nenhum comentário: