quarta-feira, 21 de abril de 2010

Orquestra de Câmara de Curitiba reúne convidados ilustres


O maestro norte-americano Christopher Morris Whiting, mais as instrumentistas Betina Stegmann (violino) e Ana Valéria Poles (contrabaixo), integram o espetáculo musical deste fim de semana.

O destaque da programação musical do fim de semana fica por conta do concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo mantido pela Prefeitura Municipal, com apresentações às 20h de sexta-feira (23), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e às 18h30 de sábado (24), na Capela Santa Maria. O espetáculo, que integra a temporada 2010 patrocinada pela Volvo, tem como convidados ilustres o maestro Christopher Morris Whiting e as instrumentistas Betina Stegmann (violino) e Ana Valéria Poles (contrabaixo).

O repertório diversificado evidencia a versatilidade dos músicos, na execução de obras de compositores marcantes. O programa selecionado pelo maestro Christopher Morris Whiting abre com o “Concerto para Violino em Sol menor”, de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), prosseguindo com “Andante expressivo”, de Pedro Cameron (1948); “Ponteio nº 46” e “Dança Brasileira para Orquestra de Cordas”, de Camargo Guarnieri (1907 – 1993); e “Gran Duo Concertante para Violino e Contrabaixo”, de Giovanni Bottesini (1821 – 1889). Para encerrar, “Rikudim (Danças)”, de Jan Van der Roost (1956).

Os convidados – Parte instrumental da Camerata Antiqua de Curitiba, a Orquestra de Câmara de Curitiba também desenvolve carreira própria e é considerada um dos principais grupos do país. A participação de músicos convidados fortalece a orquestra e a regência do norte-americano Christopher Morris Whiting evidencia a importância do grupo. Com uma extensa carreira orquestral, as atividades de Whiting englobam atuações como primeiro violino na orquestra da Deutsche Oper Berlin, no Festival de Cordas de Lucerna, na Rádio de Berlim, na Ópera de Zurique e na Orquestra Tonhalle de Zurique.

Exibindo no currículo gravações efetuadas em toda a Europa e artigos publicados em revistas especializadas, Whiting é um entusiasmado comunicador musical, responsável pela fundação e regência da Orquestra Prima Vista da Universidade de Artes de Zurique, onde também leciona. Na condução de renomadas orquestras, em vários países europeus, firmou-se como destacado maestro e assumiu, em março passado, a regência da Winterthurer Symphoniker, na Suíça.

O concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba conta ainda com a violinista Betina Stegmann e a contrabaixista Ana Valéria Poles, que desenvolvem carreira internacional. Iniciando estudos musicais no Brasil, a argentina Betina Stegmann diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha), aperfeiçoou técnicas do violino em Israel e se apresentou em várias cidades da Europa, além de realizar gravações nas rádios WDR (Alemanha) e na RAI – Trieste (Itália). Atualmente, a instrumentista é o primeiro violino da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

A paulista Ana Valéria Poles começou a estudar contrabaixo aos 12 anos de idade e, depois de vencer importantes prêmios nacionais e tocar como solista em destacadas orquestras brasileiras, foi para a Áustria, em 1982, aperfeiçoar conhecimentos na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Viena. Na Europa, a instrumentista conquistou premiações e integrou conjuntos, entre eles a Primeira Orquestra de Mulheres da Áustria. Hoje, é primeira contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Serviço:

Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a regência do maestro norte-americano Christopher Morris Whiting, dentro da temporada de concertos 2010 patrocinada pela Volvo.

Datas e horários: dia 23 de abril de 2010 (sexta-feira), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Av. Nossa Senhora Aparecida, 1.637 – Seminário), com entrada franca; dia 24 de abril de 2010 (sábado), às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos a R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível) / promoção não cumulativa.

Nenhum comentário: