Na semana passada, a Zenith Opitmedia divulgou dados revelando que a internet já ultrapassa as revistas impressas, reunindo mais de 12% de toda a verba de publicidade investida em 2009 - cerca de US$ 55 bilhões. As revistas caíram para o quarto lugar entre os meios de comunicação, atraindo pouco mais de 10% do orçamento total.
Flávio Luizetto, Gerente de Operações da WEBTraffic, empresa especializada em marketing on-line e uma das líderes de mercado no segmento de SEM (Search Engine Marketing), vê o gasto do consumidor como fator decisivo neste contexto. "A internet não tem custo de aquisição. O conteúdo é aberto a todos, basta haver interesse", comenta.
Do lado do anunciante, Luizetto cita a liberdade quanto ao conteúdo: "A web dá autonomia para o anunciante. Ele pode alterar a informação ou a veiculação de acordo com o resultado que está tendo, real time. A revista, uma vez publicada, só oferece possibilidade de mudanças na próxima edição", afirma.
As redes sociais estariam substituindo os veículos segmentados?
Flávio explica que as mídias sociais permitem uma segmentação de público bem mais profunda. "A internet, com as redes sociais, permite a 'segmentação da segmentação'. Trabalhamos com nichos de mercado muito mais focados. A segmentação não tem custo, tem base no planejamento - se ele é assertivo ou não. Na revista, quanto mais segmentada for sua ação, mais cara ela será", acrescenta.
Como exemplo, o Gerente de Operações cita as ações de vanguarda da WEBTraffic para a Suzano Papel e Celulose, que foi uma das primeiras empresas a realizar este tipo de relacionamento com o público. "Trabalhamos ações em Orkut e Facebook, além de blogs, possibilitando que a empresa se posicione como uma indústria altamente preocupada com o meio ambiente e com o usuário final", relata.
Seguindo esta tendência, o Twitter acaba de anunciar que, pela primeira vez, vai permitir a veiculação de mensagens publicitárias não tradicionais, "que reflitam o estilo dos usuários" e façam parte das conversas no site.
Sobre a WEBTraffic
A WEBTraffic é uma empresa que cria soluções personalizadas e exclusivas para atender a cada uma das necessidades de seus clientes, tendo como foco a qualificação de tráfego, mensuração de resultados e otimização de campanhas. Sua missão é potencializar ações de marketing on-line com o objetivo de gerar maior rendimento. Cria, planeja e executa peças e campanhas para lojistas de e-commerce, agências de comunicação e de promoção e empresas em geral.
A WEBTraffic é uma das primeiras empresas brasileiras com o certificado Ambassador, do Grupo Yahoo! e, também, a única a ter 37 colaboradores com o Google Advertising Professionals (GAP), certificado para profissionais da área de publicidade.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Publicidade prefere a internet às revistas impressas
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