terça-feira, 20 de outubro de 2009

Campanha elege CQC como o melhor programa da TV brasileira

O CQC, da Band, foi escolhido como o melhor programa da televisão brasileira neste domingo (18/10) pela campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”. A iniciativa é da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, e destina-se a promover o respeito aos direitos humanos e à dignidade do cidadão nos programas de TV.

“É uma alegria muito especial o CQC ser escolhido como o melhor programa porque mostra que nos diferenciamos. Alguns confundiram o CQC com programa de piada. Esse prêmio diz bastante pra mim sobre o esforço da nossa equipe de fazer humor com informação. Essa é a nossa marca. Somos um programa de humor que conta histórias jornalísticas”, disse ao Comunique-se.

Especialistas ligados à comunicação indicaram uma lista com os cinco melhores programas de TV. Após as indicações, foi aberta uma enquete para a votação no site da campanha e feitas entrevistas com 300 pessoas na Rodoviária do Plano Piloto de Brasília, totalizando 725 votos. O CQC ficou em primeiro lugar com 63% dos votos, seguido pelo Altas Horas (11%) , Castelo Rá Tim Bum (9,7%), Roda Viva (8,7%) e Observatório da Imprensa (7,7%).

Para o jornalista e Secretário-Geral da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Márcio Araújo, existe a possibilidade de fazer um programa de qualidade na TV brasileira, sem violar os direitos humanos. “Os responsáveis por programas que figuraram nos rankings da baixaria costumam alegar que ‘isso é popular, traz alegria e audiência’. Não é verdade. A qualidade costuma vir acompanhada do respeito aos direitos humanos e à responsabilidade social”.

Nenhum comentário: