terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mosaicos inéditos reunidos no Memorial de Curitiba


Materiais variados transformam-se em obras de arte e compõem a mostra “Depoimentos”, da mosaicista Bea Pereira e 37 artistas convidados.

A partir das 9h desta quarta-feira (21), o público pode conferir no mezanino do Memorial de Curitiba a exposição “Depoimentos”, com 42 peças artísticas em mosaicos feitos em várias técnicas e com materiais diversos. Criadas pela mosaicista Bea Pereira e mais 37 artistas convidados, as obras inéditas abrangem painéis, esculturas e vasos. A mostra permanece aberta até o dia 10 de novembro, com entrada franca.

O título da exposição remete aos sentimentos e impressões dos artistas, materializados nos mosaicos. A ideia de levar ao público essas experiências sempre norteou o trabalho de Bea Pereira, que agora reúne trabalhos de vários mosaicistas, alguns deles seus alunos. Um dos destaques da mostra é uma obra interativa, criada por Bea com a intenção de instigar o espectador a descobrir o íntimo do artista.

As peças resultam de um trabalho delicado, que se reveste de paciência e organização. O mosaico, arte de rara beleza, encerra em seu propósito a transformação de materiais, fermentada pelos anseios de cada artista – e isso pode ser constatado nas peças em exposição.

O mosaico – Nenhum mosaico é idêntico ao outro, pois cada trabalho oferece a oportunidade de criação individual. Formado por peças chamadas tesselas, que são colocadas e fixadas de forma ordenada em uma superfície rígida e unidas por rejunte, é a arte de fragmentar para depois reordenar. A ação de fracionar para depois recompor incorpora criatividade e permite criar obras únicas, nascidas do desafio de vencer os limites impostos pela dificuldade no manuseio e corte dos diversos materiais empregados.

O método de construção do mosaico não sofreu alterações significativas ao longo dos séculos. Os mosaicistas ainda preparam tesselas que são assentadas com algum tipo de adesivo. A grande mudança ocorrida desde o tempo dos romanos fica por conta dos materiais. O mosaico, inicialmente usado apenas na arquitetura, passou a revestir todo e qualquer tipo de objeto.

Hoje, fazer mosaico é uma forma de expressão individual, na qual o artista cria e executa a obra para sua satisfação pessoal, sem compromisso com regras pré-estabelecidas, podendo criar, misturar, encontrar objetos, reciclar materiais, fazer qualquer coisa que se possa imaginar. Mas mesmo com essa liberdade de criação, existem técnicas que devem ser seguidas, assim como materiais, bases e adesivos adequados para cada situação.

Serviço: Exposição “Depoimentos”, com peças artísticas em mosaicos feitos em diversos materiais Data: de 21 de outubro a 10 de novembro de 2009 Local: Mezanino do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico) Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h Entrada franca

Nenhum comentário: