terça-feira, 20 de outubro de 2009

A HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO CINEMA NO TEATRO DA CAIXA



Curso faz reflexão sobre os principais movimentos da sétima arte

A CAIXA Cultural Curitiba promove, de terça (20) a quinta (22), o curso “História e Evolução do Cinema”. O avanço das técnicas de produção cinematográfica dificulta a percepção do caminho percorrido desde a criação do cinema, no final do século XIX, até os dias atuais. O curso expõe o histórico da sétima arte e proporciona reflexões sobre o cinema do presente.

Coordenado pelo pesquisador da história do cinema e produtor cultural, Luis Carlos Pavan, e pela mestra em comunicação e semiótica, pesquisadora e produtora cultural, Careimi Ludwig Assmann, o curso trata da fase inicial do cinema, dos grandes momentos e movimentos durante este século de produções e da influência das produções antigas nas atuais.

Os principais objetivos são divulgar e aprofundar o estudo da história e da evolução do cinema, desde sua invenção até a atualidade, discutir as fases do avanço técnico-criativo e analisar os principais criadores e diretores. Os temas abordados durante o curso são:

- Thomas Edison e os Irmãos Lumiére (da fotografia para a fotografia em movimento) e a magia do cinema de trucagem de Méliès;

- A criação da narrativa em Edwin Porter e Griffith;

- Os cômicos (Max Linder, Chaplin e Buster Keaton);

- Cinema de Costumes de Lubitsch;

- Cinema/montagem, a escola Russa - Eisenstein e Dziga Vertov;

- Expressionismo Alemão;

- Avant-garde Francês (Cinema Abstrato, Realismo Poético e Cinema Fantástico);

- Os filmes e diretores da era de ouro de Hollywood;

- O cinema Noir;

- O cinema do Terceiro Mundo;

- Cinemas novos, independentes e documentais;

- Cinema oriental e seu exotismo;

- Comédia italiana e

- Animações: dos primórdios ao animê japonês.


Serviço: Curso: “História e Evolução do Cinema” Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: de 20 a 22 de outubro de 2009 Horários: terça a quinta das 14h às 18h e das 19h às 22h Inscrições: (41) 2118-5411 Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos Vagas limitadas www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: