segunda-feira, 6 de julho de 2009

FÁBULAS


FÁBULAS
Liev Tolstoi e Cárcamo
Seleção, adaptação e tradução do russo: Ana Sofia e Tatiana Ma
riz

48 páginas
Para um escritor genial, um ilustrador não menos. Mais que um aquarelista Cárcamo capta belezas inequívocas, nem que seja de apenas (e nunca somente) uma velha porta vermelha. (E.C.)

O LIVRO

Liev Tolstói, autor de Guerra e paz e Ana Karênina, é considerado um dos maiores escritores do mundo. De família nobre, sempre se colocou ao lado dos mais pobres, sendo um dos primeiros a combater a servidão na Rússia. Preocupado com o analfabetismo entre os camponeses, em 1859, Tolstói fundou em sua propriedade uma escola gratuita para crianças e adultos e promoveu a abertura de outras vinte escolas na região.

O escritor tornou-se um professor interessado na formação de cada criança, publicando obras como as coletâneas Livros de estudos e Livros de leitura para crianças, com contos de sua autoria, contos folclóricos, fábulas e observações sobre a vida das plantas e dos animais. Com base nessas obras, Ana Sofia e Tatiana Mariz, organizadoras da edição brasileira, selecionaram as narrativas deste Fábulas.

O livro traz nove fábulas em que as personagens principais são sempre animais ou plantas. O texto é conciso, bem-humorado e fácil de acompanhar, o que torna essas histórias adequadas a crianças que ainda não sabem ler, mas já acompanham bem a leitura feita pelos adultos em voz alta. Destacam-se ainda as caracterizações humanizadas dos animais no traço vívido e caricatural de CárcamO.

O AUTOR

Liev Tolstói, também conhecido como Léon Tolstói ou Leão Tolstoi ou Leo Tolstoy, Lev Nikoláievich Tolstói (9 de setembro de 1828 - 20 de novembro de 1910) é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos.

Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e idéias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza.

Junto a Fiódor Dostoiévski, Gorki e Tchecov, Tolstói foi um dos grandes da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura.

Morreu aos 81 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples.

A OBRA

* Infância (1852)
* Adolescência (1854)
* Juventude (1856)
* Crônicas de Sebastopol (1855-1856)
* A felicidade conjugal (1858)
* Cossacos (1863) - descreve a vida deste povo.
* Guerra e Paz (1865-1869) - é uma monumental obra, na qual Tolstói descreve dezenas de diferentes personagens durante a invasão napoleônica de 1812, na qual os russos incendiaram Moscou ou Moscovo.
* Anna Karenina (1875-1877) - conta as histórias paralelas de uma mulher presa nas convenções sociais e um proprietário de terras filósofo (reflexo do próprio Tolstói), que tenta melhorar a vida dos seus servos.
* Confissão (1882)
* O reino de Deus está em vós (1894)
* A morte de Ivan Ilitch (1889)
* O que é arte? (1898)
* Ressurreição (1899)
* Babine - o parvo - peça de teatro infantil
* Obras Pedagógicas
* Não posso me calar
* Contos populares
* O Diabo e Outras Histórias - volume de contos
* Contos da Nova Cartilha - 2005
* Kholstomér, a História de um Cavalo

Obras do autor publicadas

pela Companhia das Letras

FÁBULAS

GUERRA E PAZ


O ILUSTRADOR
GONZALO CÁRCAMO é ilustrador, caricaturista, artista plástico com uma longa experiência na técnica da aquarela.
Realizou algumas exposições de pintura no Brasil, Espanha e na sua terra natal, Chile.

Durante muito tempo trabalhou como cenarista de desenhos animados, chegando a participar em pequenos curtas para os estúdios da Walt Disney, na produtora HGN.

Em 1986 publica suas primeiras caricaturas no semanário Pasquim (Rio), dando inicio a uma longa jornada com publicações em jornais e revistas mais importantes do Brasil e do exterior conquistando notoriedade com suas aquarelas. Diário “El Pais” (Espanha)
Apsi (Chile) , Istoé, Veja, Carta Capital, Época, Cult, Educação (Brasil) entre outras.

Também atua como ilustrador de livros para várias editoras no Brasil. Escritores de literatura nacional e internacional, tais como Garcia Marquez, Machado de Assis, Eça de Queiroz, já tiveram publicações ilustradas por Cárcamo.

No ano 2000 lançou o seu primeiro livro como autor: “Modelo vivo, natureza morta”, pela editora Paulus. Uma história comovente, contada apenas com imagens.

Em 2004 lançou “Aquarelas e variações sobre Paraty” pela Editora Luna.

Este ano (2005), Cárcamo prepara-se para o lançamento de dois livros infanto-juvenis que estão sendo editados pela Melhoramentos: “As lorotas da cobra Gabi” e “A Fantasia do urubu Beleza”.

Atualmente é colaborador da Folha de São Paulo e da revista Época.

Cárcamo tem hoje o seu atelier (Altamira) no coração da Vila Madalena em São Paulo, onde divide o seu tempo dando aulas de aquarela (workshop). Telefone 011 - 3459.6336.



Ilustração para um conto de Tolstoi

UM LANÇAMENTO







Nenhum comentário: