quarta-feira, 21 de março de 2018

Presente de aniversário da cidade, Projeto Musicar chega ao Boqueirão e Bairro Novo



Em comemoração aos 325 anos de Curitiba, o Projeto MusicaR amplia suas aulas para mais duas Regionais Administrativas. As Ruas da Cidadania do Boqueirão e Bairro Novo passam a receber o Projeto que visa a musicalização infanto-juvenil gratuita de estudantes da rede pública. Agora serão cerca de 350 alunos atendidos por semestre, sob a coordenação pedagógica de Ângela Sasse, Cristiane Alexandre e Guilherme Romanelli.
“Com essas novas Regionais amplia-se o público atingido e fortalecemos o corpo docente agora assumindo novos desafios. Todas essas medidas só nos fazem ter mais ânimo e vontade para continuar esse trabalho de desenvolvimento integral”, afirma Ângela Sasse, que também leciona da Universidade Estadual do Paraná e Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
As inaugurações das novas instalações ocorrem durante as festas de aniversário da cidade, no fim dessa semana. Na sexta-feira (23/03), das 9h às 11h30, na Rua da Cidadania do Boqueirão, serão ofertadas aulas experimentais para crianças e jovens de 07 a 17 anos.
No sábado (24/03), às 18h, o lançamento acontece na Rua da Cidadania do Bairro Novo, com a apresentação do trabalho realizado nos seis meses de aulas dos alunos da Regional Tatuquara. Para o espetáculo estão previstas obras que envolvem técnica vocal e cênica, como ‘Aquarela’ e ‘O caderno’ de Toquinho, ‘Duas cirandas’ e ‘Tche Nane’, composições dos índios Jaboti de Rondônia e adaptação de Marlui Miranda. 
Durante os eventos as matrículas estarão abertas e será possível realizar a inscrição para qualquer uma das Ruas da Cidadania que já recebem o Projeto Musicar: Cajuru, Tatuquara, Boqueirão ou Bairro Novo.
“O Programa MusicaR neste semestre começará a incluir a flauta doce nas aulas de Musicalização das Regionais onde o processo de musicalização já foi iniciado no ano passado. Entendemos que o aprendizado do instrumento deve ser posterior ao processo de sensibilização e o domínio de alguns elementos básicos da música. Aos poucos serão abordadas a leitura e a escrita musical, porém tudo ao seu tempo”, conclui a coordenadora Sasse. 

Comemorações
Outras apresentações acontecem ainda durante as festividades. A Banda Lyra Curitibana, tradicional nos eventos da cidade, enaltecerá o evento com composições que levam desde música erudita até samba, trilhas musicais, marchas e hinos.
Está previsto ainda o espetáculo ‘Ciranda das Etnias’, desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural, especialmente para o aniversário da cidade. Composto por um grupo de 15 casais de dançarinos apresentará as diversas culturas que formaram a população de Curitiba. Alemanha, Suíça, Ucrânia, Itália, Grécia, Capoeira, Espanha, Áustria, Bolívia, Polônia, Arábia, Japão, África (Angola) serão os países representados, além da cultura cigana e esperantista. Ao todo, o grupo fará 10 apresentações.

Sobre o Projeto
Criado em setembro de 2017, o Projeto Música nas Regionais - MusicaR prevê a formação musical coletiva gratuita para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, da rede pública de ensino de Curitiba e Região Metropolitana. Num primeiro momento as aulas ocorreram nas Ruas da Cidadania do Cajuru e Tatuquara, se estendendo neste mês para mais duas Regionais, Bairro Novo e Boqueirão.
Visando o desenvolvimento integral humano, as ações do MusicaR são desenvolvidas em aulas de Musicalização, Coro Infanto-juvenil, Flauta Doce, Percussão Corporal e Grupo Instrumental.

Serviço:
Projeto MusicaR nas Ruas da Cidadania do Boqueirão e Bairro Novo
MusicaR Boqueirão - aulas experimentais para crianças e jovens de 07 a 17 anos
Data: 23 de março
Horário: 9h às 11h30
Local: Rua da Cidadania do Carmo, no bairro Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430)

MusicaR Bairro Novo – apresentação dos alunos do Projeto MusicaR Cajuru
Data: 24 de março
Horário: 18h
Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1700, Sitio Cercado)

Coordenação de Comunicação

Nenhum comentário: