quarta-feira, 21 de março de 2018

CAIXA CULTURAL TRAZ a CURITIBA A PEÇA “A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA”



O monólogo premiado, baseado em livro homônimo de Moacyr Scliar, estreia no dia 30 de março

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta “A Mulher que Escreveu a Bíblia”, espetáculo concebido e dirigido por Guilherme Piva. O monólogo, que conta com a interpretação da atriz Inez Viana, é baseado no romance de mesmo nome do escritor gaúcho Moacyr Scliar e tem adaptação de Thereza Falcão. O livro conta a história de uma mulher contemporânea que descobre, através de uma terapia de vidas passadas, sua identidade ancestral, a um só tempo encantadora e assustadora. No século X a.C., ela havia sido uma das 700 esposas do rei Salomão – a mais feia de todas, mas a única capaz de ler e escrever. Por isso, o rei encarregou-a de escrever a história do seu povo, que a anônima narradora batiza com um nome grego: bíblion, ou seja, a Bíblia.
A montagem de “A mulher que escreveu a Bíblia passou por temporadas no Brasil e no exterior, tendo conquistado o público e a crítica por onde passou. Recebeu várias indicações para os prêmios mais importantes da categoria e venceu o Prêmio Qualidade Brasil, como melhor espetáculo e melhor atriz. Utilizando-se de uma narrativa virtuosa e fascinante, que conjuga anacronismos, erudição, linguagem bíblica e chula, Moacyr Scliar construiu, com grande sucesso, em “A mulher que escreveu a Bíblia” aquilo que os editores chamaram de misto de sátira e aventura.
O livro conquistou o Prêmio Jabuti, na categoria Romance, no ano 2000. Segundo o grupo que trouxe a obra para o teatro, não por acaso, “a feia” é anônima. A história do mundo, onde figuram Salomões, Napoleões e Césares é escrita, de fato, por gente comum, pelos excluídos, deserdados e anônimos. Por meio dessa personagem de grande fealdade, e inteligência ainda maior, o autor mostra sua simpatia pelos discriminados e verdadeiros heróis através dos tempos. A montagem “A Mulher que Escreveu a Bíblia” tem direção musical e música original de Marcelo Alonso Neves. O cenário é assinado por Sérgio Marimba, a iluminação é de Maneco Quinderé e o figurino é obra de Rui Cortez. O espetáculo conta ainda com a preparação corporal de Daniela Amorim e tem design gráfico realizado por Paula Joory. A direção de produção é assinada por Cláudia Marques e a realização é de Eu + Ela.

Sobre Inez Viana
Inez Viana é atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), em 1987. No teatro, trabalhou com diretores renomados como: Aderbal Freire-Filho, Enrique Díaz, Miguel Falabella, Jorge Fernando e Cecil Thiré, entre outros.
Na televisão, estreou em 2000 na novela Laços de Família, de Manoel Carlos, interpretando a cômica secretária Márcia, personagem que é lembrado até hoje com seu bordão: “Fofíssima”. Esteve afastada por cinco anos da televisão, retornando em 2006 na novela Páginas da Vida, repetindo a parceria com Manoel Carlos. Integrou o elenco da novela Negócio da China, em 2008, e participou da temporada de 2010 de Malhação.
No final de 2007, estreou o elogiado monólogo “A Mulher que Escreveu a Bíblia”. Já em 2009, além do monólogo, participou do musical “Sassaricando – E o Rio Inventou a Marchinha”. Em 2013, assina a direção do espetáculo “Maravilhoso”, com dramaturgia de Diogo Liberano. No mesmo ano, conquista seu papel de maior importância na televisão em Flor do Caribe, novela de Walther Negrão, interpretando a misteriosa Adília. Em 2015, retorna em mais uma temporada de Malhação interpretando a professora Sueli, mãe da protagonista Luciana. No cinema, esteve em Um Show de Verão (2004), Nosso Lar (2010) e destacou-se em Meu Passado Me Condena (2013) e Meu Passado Me Condena 2 (2017).

Serviço
Teatro: A Mulher que Escreveu a Bíblia
Data: 30 de março a 01 de abril de 2018 (sexta a domingo)
Horário: sexta e sábado, às 20h; e domingo às 19h.
Ingressos: vendas a partir de 24 de março (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h.)
Classificação etária: 16 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)


Nenhum comentário: