terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A Guisa de Provocação - Publicando A VELHICE DO PAI TERNO

"Aqui está um ateu como Guerra Junqueiro... sem igreja.

Quanto à estesia do titulo A Velhice do Padre Eterno, oferecem-se alguns reparos de índole caturra e bastantemente académica. Se o Padre é eterno, a eternidade do organismo consiste nos seus predicados refractários à acção desorganizadora do tempo que degenera o vitalismo da fibra. Eternidade e velhice são incompatíveis, inconciliáveis. Esta é a doutrina que me parece mais correntia em todas as Havanesas e em todos os gabinetes de leitura nacionais. Ora agora, se os preconceitos que Guerra Junqueiro satiriza pertencessem ao passado, e estivessem actualmente abolidos, poderia admitir-se alegoricamente que o Padre Eterno, a cuja sombra medraram esses preconceitos, envelhecesse; mas o eminente poeta satiriza-os porque vigoram e subsistem: logo, o Padre Eterno está robusto e muito vivedoiro.
A velhice é doença ou não é? Se não é, por que nos ensinaram transcendentalmente o senectus est morbus? Se é, podemos conjecturar da juvenil saúde de Jeová no Céu, pelas medranças salubérrimas da Estupidez na Terra. Cá em baixo, com o óleo dos maus fígados da hipocrisia dá-se ao espírito a robustez que o óleo dos fígados boas de bacalhau instila nos tecidos adiposos."


CAMILO CASTELO BRANCO 


Republicando agora A Velhice do Padre Eterno




A Velhice do Padre Eterno

de Guerra Junqueiro





A
EÇA DE QUEIRÓS

À MEMÓRIA
DE
GUILHERME DE AZEVEDO



AOS SIMPLES


Ó almas que viveis puras, imaculadas,
Na torre de luar da graça e da ilusão,
Vós que inda conservais, intactas, perfumadas,
As rosas para nós há tanto desfolhadas
Na aridez sepulcral do nosso coração;
Almas, filhas da luz das manhãs harmoniosas,
Da luz que acorda o berço e que entreabre as rosas,
Da luz, olhar de Deus, da luz, bênção d'amor,
Que faz rir um nectário ao pé de cada abelha,
E faz cantar um ninho ao pé de cada flor;
Almas, onde resplende, almas onde se espelha
A candura inocente e a bondade cristã,
Como num céu d'Abril o arco da aliança,
Como num lago azul a estrela da manhã;
Almas, urnas de fé, de caridade e esp'rança,
Vasos d'oiro contendo aberto um lírio santo,
Um lírio imorredoiro, um lírio alabastrino,
Que os anjos do Senhor vêm orvalhar com pranto,
E a piedade florir com seu clarão divino;
Almas que atravessais o iodo da existência,
Este lodo perverso, iníquo, envenenado,
Levando sobre a fronte o esplendor da inocência,
Calcando sob os pés o dragão do pecado;
Benditas sejais vós, almas que est'alma adora,
Almas cheias de paz, humildade e alegria,
Para quem a consciência é o Sol de toda a hora,
Para quem a virtude é o pão de cada dia!
Sois como a luz que doira as trevas dum monturo,
Ficando sempre branca a sorrir e a cantar;
E tudo quanto em mim há de belo ou de puro,
- Desde a esmola que eu dou à prece que eu murmuro -
É vosso: fostes vós o meu primeiro altar.
Lá da minha distante e encantadora infância,
Desse ninho d'amor e saudade sem fim,
Chega-me ainda a vossa angélica fragrância
Como uma harpa eólia a cantar a distância,
Como um véu branco ao longe inda a acenar por mim!
......................................................................
......................................................................
......................................................................
Minha mãe, minha mãe! ai que saudade imensa,
Do tempo em que ajoelhava, orando, ao pé de ti.
Caía mansa a noite; e andorinhas aos pares
Cruzavam-se voando em torno dos seus lares,
Suspensos do beiral da casa onde eu nasci.
Era a hora em que já sobre o feno das eiras
Dormia quieto e manso o impávido lebréu.
Vinham-nos da montanha as canções das ceifeiras,
E a Lua branca além, por entre as oliveiras,
Como a alma dum justo, ia em triunfo ao Céu!...
E, mãos postas, ao pé do altar do teu regaço,
Vendo a Lua subir, muda, alumiando o espaço,
Eu balbuciava a minha infantil oração,
Pedindo ao Deus que está no azul do firmamento
Que mandasse um alivio a cada sofrimento,
Que mandasse uma estrela a cada escuridão.
Por todos eu orava e por todos pedia.
Pelos mortos no horror da terra negra e fria,
Por todas as paixões e por todas as mágoas...
Pelos míseros que entre os uivos das procelas
Vão em noite sem Lua e num barco sem velas
Errantes através do turbilhão das águas.
O meu coração puro, imaculado e santo
Ia ao trono de Deus pedir, como inda vai,
Para toda a nudez uni pano do seu manto,
Para toda a miséria o orvalho do seu pranto
E para todo o crime o seu perdão de Pai!...
......................................................................
......................................................................
A minha mãe faltou-me era eu pequenino,
Mas da sua piedade o fulgor diamantino
Ficou sempre abençoando a minha vida inteira,
Como junto dum leão um sorriso divino,
Como sobre uma forca um ramo d'oliveira!

*
* *

Ó crentes, como vós, no Intimo do peito
Abrigo a mesma crença e guardo o mesmo ideal.
O horizonte é infinito e o olhar humano é estreito:
Creio que Deus é eterno e que a alma é imortal.

Toda a alma é clarão e todo o corpo é lama.
Quando a lama apodrece inda o clarão cintila:
Tirai o corpo - e fica uma língua de chama...
Tirai a alma - e resta um fragmento d'argila.

E para onde vai esse clarão? Mistério...
Não sei... Mas sei que sempre há-de arder e brilhar,
Quer tivesse incendiado o crânio de Tibério,
Quer tivesse aureolado a fronte a Joana d'Arc.

Sim, creio que depois do derradeiro sono
Há-de haver uma treva e há-de haver uma luz
Para o vício que morre ovante sobre um trono,
Para o santo que expira inerme numa cruz.

Tenho uma crença firme, uma crença robusta
Num Deus que há-de guardar por sua própria mão
Numa jaula de ferro a alma de Locusta,
Num relicário d'oiro a alma de Platão.

Mas também acredito, embora Isso vos pese,
E me julgueis talvez o maior dos ateus,
Que no universo inteiro há uma só diocese
E unia só catedral com um só bispo - Deus.

E muito embora a vossa igreja se contriste
E a excomunhão papal nos abrase e destrua,
A análise é feroz como uma lança em riste
E a verdade cruel como uma espada nua.

Cultos, religiões, bíblias, dogmas, assombros,
São como a cinza vã que sepultou Pompeia.
Exumemos a fé desse montão de escombros,
Desentulhemos Deus dessa aluvião de areia.

E um dia a humanidade inteira, oceano em calma,
Há-de fazer, na mesma aspiração reunida,
Da razão e da fé os dois olhos da alma,
Da verdade e da crença os dois pólos da vida.

A crença é como o luar que nas trevas flutua;
A razão é do Céu o esplêndido farol:
Para a noite da morte é que Deus nos deu Lua...
Para o dia da vida é que Deus fez o Sol.

*
* *

Mas, ai! eu compreendo os martírios secretos
Do pobre camponês, já quase secular,
Que vê tombar por terra o seu ninho de afectos,
A casa onde nasceu seu pai, e onde seus netos
Lhe fechariam, morto, o escurecido olhar.
Compreendo o pavor e a lividez tremente
De quem em noite má, caliginosa e fria
Atravessa a montanha à luz dum facho ardente
E uma rajada vem alucinadamente
Apagar-lho co'a asa atlética e sombria,
Deixando-o fulminado e quase sem sentidos
A ouvir o ulular das feras e os bramidos
Do ciclone, que explui rouco do sorvedoiro,
E se enrosca furioso aos plátanos partidos
A estrangulá-los, como uma jibóia um toiro.
Compreendo a agonia, o desespero insano
Do náufrago na rocha, entre o abismo do oceano,
Vendo rolar, rugir os glaucos vagalhões
Como uma cordilheira hercúlea de montanhas,
Com jaulas colossais de bronze nas entranhas,
E um domador lá dentro a chicotear trovões.
......................................................................
......................................................................

O vosso facho, o vosso abrigo, o vosso porto,
um Deus que para nós há muito que esta morto,
E que inda imaginais no entretanto imortal.
Vivei e adormecei nessa crença ilusória,
Já não podeis transpor os mil anos da história
Que vão do vosso credo absurdo ao nosso ideal.
Vivei e adormecei nessa ilusão sagrada,
Fitando até morrer os olhos de Jesus,
Como o efémero vão que dura um quase nada,
Que nasce de manhã num raio d'alvorada,
E expira ao pôr do Sol noutro raio de luz.
Eu bem sei que essa crença ignorante e sincera,
Não é a que ilumina as bandas do Porvir.
Mas vós sois o Passado, e a crença é como a hera
Que sustenta e dá inda um tom de Primavera
Aos velhos torreões góticos a cair.
Sim, essa crença é um erro, uma ilusão, é certo;
Mas triste de quem vai pelo areal deserto
Vagabundo, esfaimado e nu como Caim,
Sem nunca ver ao longe os palácios radiantes
Duma cidade d'oiro e mármore e diamantes
No quimérico azul dessa amplidão sem fim!
Quem há-de arrancar pois do seu piedoso engaste
O vosso ingénuo ideal, ó trémulos velhinhos,
Se a quimera é uma rosa e a existência uma haste?
Rosa cheia d'aroma e haste cheia de espinhos!
Quem vos há-de cortar a flor da vossa esp'rança,
Quem vos há-de apagar a angélica visão,
Se essa luz para vós é como uma criança
Que guia numa estrada um cego pela mão!
Quem vos há-de acordar desse sonho encantado?!
Quem vos há-de mostrar a evidência cruel?!
Ah! deixemos a ave ao ramo já quebrado,
E deixemos fazer ao enxame doirado
No tronco que está morto o seu favo de mel!
Ó velhos aldeões, exaustos de fadiga,
Que andais de sol a sol na terra a mourejar.
Roubar-vos de voss'alma a vossa crença antiga
Seria como quem roubasse a uma mendiga
As três achas que leva à noite para o lar!
Oh, não! guardai-a bem essa crença d'outrora;
É ela quem vos dá a paz benigna e santa,
Como a paz dum vergel inundado d'aurora,
Onde o trabalho ri e onde a miséria canta.
Guardai-a sim, guardai! E quando a morte em breve
Vos entre na choupana esquálida e feroz,
A agonia será bem rápida e bem leve,
Porque um anjo de Deus, mais alvo do que a neve,
Há-de estender sorrindo as asas sobre vós.
E vós conhecereis em seu olhar materno
Que é o anjo que embalou vosso sono infantil,
E que hoje vem do Céu mandado pelo Eterno
Para sorrir na morte ao vosso branco Inverno,
Como sorriu no berço ao vosso claro Abril.
E ao pender-vos gelada a fronte alabastrina
Irá levar a Deus o vosso coração,
Tão manso e virginal, tão novo e tão perfeito,
Que Deus há-de beijá-lo e aquecê-lo no peito
Como se acaso fosse uma pomba divina,
Que viesse cair-lhe, exânime, na mão!


 

 

Vespas Mandarinas prepara lançamento de novo álbum




Expoente da nova geração do pop rock, Vespas Mandarinas prepara-se para lançar seu segundo álbum. “Daqui pro Futuro”, estará em todas as plataformas de streaming e disponível à venda em CD, vinil e em K7 a partir do dia 10 de março. O disco foi gravado em 2016 na ponte aérea Rio/SP, produzido por Michel Kuaker, Rafael Ramos e por Thadeu Meneghini (voz).

Com 14 novas composições, o trabalho apresenta a nova fase da dupla, formada por Thadeu e Chuck Hipolitho (guitarra e voz), com um pop rock mais abrangente, moderno e afiado poeticamente, com letras contundentes que transitam entre o romântico e o político. Nas gravações eles contaram com alguns convidados especiais, entre eles Edgard Scandurra, na guitarra em duas faixas: “Só Se Vive uma Vez” e “E Não Sobrou Ninguém”.

“Daqui Pro Futuro” é o aguardado sucessor de “Animal Nacional” (Deck/2013) que foi indicado ao Grammy Latino e é sucesso de público e crítica com diversos hits. O primeiro álbum dos paulistas conquistou o Brasil emplacando sucessos como “Cobra de Vidro”, “Não Sei o que Fazer Comigo”, “Santa Sampa”, "A Prova" e “O Vício e o Verso”.

Mais informações: www.deckdisc.com.br

Abertas as inscrições para a quinta edição do Festival de Cinema de Pinhais




Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Festival de Cinema "Curta Pinhais" - FESTCINE, promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de março no site da prefeitura. O formulário para inscrição e regulamento estão disponíveis  em: https://goo.gl/E0NgEk

O evento tem como objetivos despertar o interesse do público escolar e da comunidade em geral pela sétima arte, estimular o desenvolvimento do mercado para os amadores que atuam na área, dar visibilidade às produções amadores e independentes, proporcionar possibilidades para novos talentos, promover o intercâmbio entre artistas, produtores, diretores, distribuidores, público e entidades culturais afins de todo o território nacional.

Poderão participar produções amadoras, alternativas, independentes ou profissionais de cinema, inéditas ou não, de todo o território brasileiro, com criação a partir de 2015 (informação que deverá constar, de preferência, no próprio vídeo). As sessões do festival serão gratuitas e exibidas no Auditório Municipal Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, entre os dias 24 e 28 de abril com sessões pela manhã, tarde e noite, conforme cronograma a ser divulgado posteriormente.

O FESTCINE reúne produções profissionais e amadoras da área do cinema, em apresentações de curtas e longas-metragens de quaisquer gêneros (ficção, documentário, animação, drama, comédia, musical, épico, adulto, infantil) e outras técnicas cinematográficas alternativas, e também clipes musicais. Além das categorias concorrentes das edições anteriores: Curta-Metragem de Ficção, Curta-Metragem de Documentário, Curta-Metragem Estudantil (através de câmera de celular), Longa-Metragem e Clipe Musical, esta edição do festival conta também com a Categoria "Filme Destaque Pinhais" que veio para valorizar as produções locais.
O Festival pode vir a constituir mostras paralelas para produções que não sejam classificadas para as categorias competitivas

O Festival
O evento surgiu das Mostras de Curtas-Metragens Independentes realizadas na cidade entre os anos de 2011 e 2012. Em 2013, pela primeira vez em formato competitivo, o evento teve 46 produções inscritas, com duração total de seis dias e oferecendo uma programação variada, composta de filmes competitivos e exibições infantis – na maioria, animações. Também contou com a Mostra Casos e Causos da RPC, e com as reproduções dos trabalhos da Oficina de Cinema de Pinhais (OCP).

A última edição do festival contou com cerca de 70 obras inscritas de 9 estados brasileiros. O total de exibições ficou em 53, entre filmes concorrentes selecionados, mostra paralela com filmes produzidos pela Oficina de Cinema de Pinhais e uma mostra especial de animações do cineasta tcheco Jan Svankmajer e do cineasta francês René Laloux, além das palestras ofertadas pela Escola de Cinema HFA "De Bolywood a Hollywood - A realidade do mercado cinematográfico americano através da visão de um brasileiro" e "Como entrar no mercado audiovisual - O mercado nacional de produção e suas estratégias".

Serviço
O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann fica na Rua 22 de Abril, 305 Centro - Pinhais/PR
Mais informações pelos telefones (41) 3912-5241 ou (41) 3912-5247 

Para saber mais sobre as atividades da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Pinhais visite nossa nova página no facebook  https://www.facebook.com/vivaculturaeesportepinhais
 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

SÃO SEBASTIÃO PODERÁ SEDIAR ABERTURA DO 30º BRASILEIRO DE JET SKI – WORLD QUALYIFYING 2017





A competição, que reúne os melhores pilotos do país e convidados internacionais, poderá ser realizada de 17 a 19 de março, na praia do Arrastão, e ser uma das principais atrações na programação do aniversário de 381 anos desta importante cidade do Litoral Norte Paulista.





O município de São Sebastião, no Litoral Norte Paulista, que possui algumas das mais belas praias do Brasil, comemora no próximo dia 16 de março, 381 anos e uma das principais atrações na festa de aniversário, poderá ser a abertura do 30º Campeonato Brasileiro de Jet Ski – World Qualifying 2017. O evento deverá ser realizado de 17 a 19 de março, na praia do Arrastão, reunindo os melhores pilotos do Brasil e convidados internacionais.



“A Comissão Técnica da BJSA – Brazilian Jet Sports Association fez uma avaliação e aprovou a praia do Arrastão para receber a etapa de abertura da principal competição náutica a motor do Brasil, o Campeonato Brasileiro de Jet Ski, que esse ano vive um momento especial, com sua 30ª edição. Além disso, o Brasileiro, após todas as etapas realizadas, definirá os representantes brasileiros que disputarão o Mundial, que acontecerá de 30 de setembro a 8 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA). A praia do Arrastão é bem localizada, com fácil acesso do público, tem bastante espaço, permitindo a montagem de toda infraestrutura necessária para a organização e as equipes participantes, além da beleza do local, que sem dúvida é um grande atrativo”, destacou o presidente da BJSA, Luiz Marcelo Teixeira.

O dirigente lembrou ainda, que muitas equipes já estão se preparando para a disputa e querem fazer bonito, pois a edição de 30 anos será muito especial e começar a temporada em São Sebastião, um local muito procurado por turistas de várias regiões do país por suas belezas naturais, seria excelente. A expectativa é que o campeonato reúna pilotos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, além de convidados do Paraguai, Bolívia, Uruguai e Argentina. Nesses 29 anos o Brasil sempre foi destaque em nível internacional, com várias conquistas individuais no Mundial e Sul-Americano, além do segundo lugar na Copa das Nações. “Vários pilotos de países vizinhos participam do Campeonato Brasileiro, em razão do alto nível técnico da competição”, ressaltou.

Teixeira destacou ainda, que nas cidades litorâneas, a programação de eventos esportivos está substituindo os grandes shows, que além de caros trazem um público que não gasta na cidade, pois chegam vindos da região quase na hora do evento e vão embora imediatamente após o fim destes. Já as competições de jet ski, são repletas de categorias, com disputas acirradas e emocionantes, permitindo um entretenimento ao longo do dia. Além disso, a organização realiza uma programação noturna em paralela, que reúne esportistas e o público em geral em um congraçamento. “Tudo isso tem atraído um grande número de pessoas de diferentes idades e classes sociais, transformando as etapas do Brasileiro de Jet Ski em um grande espetáculo esportivo”, completou.

O 30º CAMPEONATO BRASILEIRO DE JET SKI – WORLD QUALIFYING 2017 é uma realização da BJSA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JET SKI, com homologação da IJSBA – INTERNATIONAL JET SPORTS BOATING ASSOCIATION.

Maiores informações no https://www.facebook.com/bjsaoficial/?fref=ts

Tuatha De Danann faz show especial, neste sábado, em SP

O Tuatha De Danann, um dos nomes mais importantes do cenário da música pesada nacional, faz apresentação especial, neste sábado (11/02), na Clash Club, em São Paulo. Show faz parte do Projeto SETLIST SHOW, que terá o repertório escolhido pelos próprios fãs da banda. Ainda há ingressos à venda! M


Nova apresentação na capital paulista faz parte do projeto SETLIST, o qual os fãs vão escolher as músicas que a banda deverá executar – foto: divulgação

O Tuatha De Danann, importante representante da música pesada nacional, tem encontro mais do que especial com os fãs de São Paulo. O grupo se apresenta, neste sábado (11/02), na Clash Club, como a primeira atração do projeto SETLIST SHOW.

Bruno Maia (vocal/guitarra/violões), Rodrigo Berne (guitarra/Violões), Giovani Gomes (baixo), Edgard Britto (teclado), Alex Navar (uilleann pipe) e Rodrigo Abreu (bateria) vão executar repertório totalmente escolhido, por meio de votação, de forma transparente e honesta no Facebook, pelos seus fiéis seguidores em https://www.facebook.com/events/687149471462707.

Os ingressos continuam à venda na Galeria do Rock (loja 255), pelo site do Clube do Ingresso (http://www.clubedoingresso.com/tuathadedanann) e pontos autorizados pela empresa na capital paulista, Osasco, Santo André, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, além de Curitiba e Rio de Janeiro (http://www.clubedoingresso.com/ondecomprar).



Links relacionados:
https://www.facebook.com/Tuatha-de-Danann-212833082091117
https://www.facebook.com/agenciasobcontrole
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

Serviço São Paulo
Agencia Sobcontrole orgulhosamente apresenta: Projeto SET LIST SHOW com Tuatha de Danann
Quem monta o Setlist é você! Participe, faça deste show uma experiência inesquecível!
Data: sábado, 11 de Fevereiro de 2017
Local: Clash Club
Endereço: Rua Barra Funda, 969 (próximo ao Metro Palmeiras – Barra Funda)
Hora: 18h (open doors) | Showtime: 20h30
Infos: showsobcontrole@gmail.com
Imprensa: press@theultimatemusic.com
Evento Fb: https://www.facebook.com/events/687149471462707
Classificação etária: 18 anos

Setores/Valores*:
Pista: R$ 40 (2º lote) | R$50 (3º lote) | Porta: R$60
Camarote: R$100 (2º lote)
*para não estudantes. Doe um kilo de alimento na entrada da casa no dia do evento e pague meia entrada.

Ingresso online (com taxa de serviço): http://www.clubedoingresso.com/tuathadedanann
Pontos de venda (com taxa de serviço): http://www.clubedoingresso.com/ondecomprar
Ponto de venda (sem taxa de serviço): Galeria do Rock  - Loja 255

Impactos da MP 746/2016


Nota técnica do Dieese discute desigualdades de acesso e permanência existentes no ensino médio e sua relação com a MP 746/2016 (“MP do Ensino Médio”). Entre as principais mudanças trazidas pela MP estão:
·Ampliação da carga horária de 800 horas anuais para 1.400 horas anuais (ensino integral) de forma gradual;
·Fim da obrigatoriedade do ensino de arte e educação física e carga horária a cargo das redes e escolas;
·Parte da grade curricular será igual para todos. Depois, o aluno poderá se aprofundar em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico-profissional;
·Ensino da língua inglesa passará a ser oficial, sendo o espanhol a segunda opção;
·Possibilidade de adoção de sistema de créditos;
·Possibilidade de contratação de professores por notório saber para cursos técnicos;
· Complementação do financiamento pela União por quatro anos da rede que introduzir o ensino integral.

Para os autores da Nota, a MP desconsidera desigualdades estruturais e dificuldades na transição escola-trabalho: pode comprometer as metas do Plano Nacional de Educação e prejudicar muitas gerações de jovens das classes mais desfavorecidas. Por exemplo, não leva em consideração o estudante do ensino médio que trabalha, a ampliação da carga horária sem a garantia de qualidade do ensino e a flexibilização curricular que deve retirar a possibilidade do desenvolvimento de diferentes competências fundamentais.

Já o editorial de recém-lançada edição da “Revista Trabalho, Educação e Saúde”, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, critica a MP, chamada de “grave retrocesso da educação dos jovens e dos trabalhadores no Brasil”. O editorial destaca que a MP aumenta a vulnerabilidade dos estudantes ao submeter parte significativa da carga horária às necessidades do mercado (abrindo possibilidade até mesmo de exploração como mão de obra); a desobrigação do oferecimento do conjunto de áreas de formação (o que limita a escolha dos alunos); e o rebaixamento dos requisitos para o magistério, abrindo espaço para “profissionais com notório saber”.

Darlene Lepetit lança seu primeiro videoclipe



O single Passinho da Passiva faz um convite a dança  

Depois de uma sequência de shows em 2016 em Curitiba, São paulo e Rio de Janeiro, a cantora e compositora paranaense Darlene Lepetit começou o ano com o lançamento do videoclipe de seu primeiro single “Passinho da passiva”.
Produzido em parceria com a Netuhria Criações, Daniel Figueiredo e Mariana Rocha, o clipe tem tudo a ver com a proposta musical de Darlene, conforme conta o produtor musical do projeto Bernardo Stumpf. “A gente passou um tempo quebrando a cabeça sobre como fazer um clipe que fosse simples e contagiante, como a música. A gente não precisava de uma historinha ou um super roteiro complexo de resolver com vídeo, e daí surgiu essa onda de fazer um clipe que sugerisse que o Passinho da Passiva está aí, em qualquer lugar, pra todo mundo dançar”.
O material foi gravado em Petrópolis no Rio de Janeiro e contou com a participação de diversos profissionais da dança, que puderem imprimir seus estilos a coreografia proposta. “A criança que dança o "rap" é o Mathias, filho do Daniel com quem estava partilhando a direção de vídeo. Ele se convidou para o clipe durante os ensaios e teve todas as ideias das cenas dele”, relembra Bernardo.
Nos shows, Darlene apresenta 10 músicas autorais e já possui mais de trinta composições, muitas a serem lançadas esse ano.
 O videoclipe de Passinho da Passiva pode ser acessado na Fanpage da Darlene Lepetit (facebook.com/darlenelepetitoficial) ou no canal do Youtube.

obs: segue abaixo link com o videoclipe Passinho da Passiva

  
PASSINHO DA PASSIVA - FICHA TÉCNICA

MÚSICA
- Composição: Darlene Lepetit (part. Bernardo "BaBa" Stumpf)
- Vocais: Darlene Lepetit, Badi Campelli, Bernardo "BaBa" Stumpf e Cândida Monte
- Produção: Bernardo "BaBa" Stumpf (part. Du Gomide e Marlon Siqueira)
- Sampler: Nore ft. Nina Sky, Daddy Yankee, Big Mato & Gem Star - Oye mi canto
- Arranjos: Marlon Siqueira
- Mixagem e masterização: Du Gomide

VÍDEO
- Criação e direção: Bernardo "BaBa" Stumpf, Daniel Figueiredo e Mariana Rocha
- Coreografia: Bernardo "BaBa" Stumpf
- Câmera e fotografia: Mariana Rocha
- Edição de arte: Daniel Figueiredo
- Dança: Bernardo "BaBa" Stumpf, Carla Voigt, Cris Nego Drama, Felipe Laureano, Geovane Silva, Leonardo Bacolo e Tiago Moraes
- Participação especial: Mathias Basílio e Theo França Laureano

Programação semanal James de 08 a 11 de Fevereiro


PROGRAMAÇÃO JAMES BAR
DE 08 A 11 DE FEVEREIRO

QUARTA 08.fev: 22h
DJs residentes Ale Dantas e Renata Worst.
Convidados Groo e Soto Bello (Despedida).
DOUBLE DRINK de destilados nacionais até 1h.
HEINEKEN 600ml a preço de long neck até a 0h.
ENTRADA PROMOCIONAL a R$ 5 até as 23h.
R$ 15

QUINTA 09.fev: 22h
DJs Bila Sampaio, Gosmma e Raggamonk El Mono Malaco.
OPEN BAR de Etta James entre as 22h e 23h.
DOUBLE DRINK de Etta James até as 2h.
R$ 20 (R$ 15 Lista Amiga no mural do evento).

SEXTA 10.fev: 22h
DJs M Shavozzo (SP), Furacão 5555 (SP), Swinga e Migda.
R$ 30 (R$ 20 Lista Amiga invdrsparty@gmail.com)

SÁBADO 11.fev: 22h
POP LINE feat Pancadão
DJs residentes Ale Dantas, Ber Correia e Denis James.
DRINK GRATUITO Cuba Vodka para cada cliente até 23h.
DOUBLE VODKA COM ENERGÉTICO entre 23h e 1h.
DOUBLESHOTS na garrafa, ao longo da noite.
ENTRADA PROMOCIONAL a R$ 25 até 0h e R$ 30 após.

*PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.
Av. Vicente Machado, 894. Curitiba/PR. (41) 3222-1426. Formas de pagamento: Todos os cartões de débito e crédito Amex, Diners, Master, Visa e Visa Vale-Refeição.

Sri-Nityanandastaka: Oito Versos ao Senhor Nityananda

Dia 8 de fevereiro celebramos o Dia de Aparecimento de Sri Nityananda com jejum até o meio-dia para os adeptos.



cid:image001.jpg@01CE0E8A.AB28B310

por Vrndavana Dasa Thakura

Verso 1

A face de Sri Nityananda Prabhu é mais bela e refrescante do que a Lua outonal. A refulgência vinda de Seu corpo é supremamente bela. Ele sempre Se move como um elefante louco, uma vez que Ele está sempre intoxicado com krsna-prema (amor por Deus). Ele sempre está louco atrás de krsna-prema. Seu corpo é composto unicamente de energia espiritual pura. Ele sempre traz um rosto sorridente. Seus olhos são sempre volúveis, movendo-se daqui para ali. Sua mão de lótus sempre segura um artefato refulgente. Sim, este é Sri Nityananda, que, através do bater de tal artefato, destrói todas as nossas reações de Kali-yuga. Nós devemos nos abrigar em Sri Nityananda e chorar pela misericórdia de Sri Nityananda! Ele é a raiz de krsna-prema bhakti-kalpa-taru, a árvore da devoção amorosa por Krsna. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 2

Sri Nityananda Prabhu é o reservatório de tudo o que é transcendentalmente melodioso. Ele é a vida e alma de todos os devotos. Ninguém pode se comparar a Ele em nenhum dos três sistemas planetários. Ele é muito querido a todos. Ele é o amado esposo de Sri Vasudha e Sri Jahnava. Ele está sempre em um extático sentimento de amor! Sempre louco e intoxicado com o doce amor de krsna-prema. Ele não é conhecido por pessoas de mentalidade demoníaca e desonesta. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 3

O Senhor Nityananda é muito querido a Sriman Gauranga Mahaprabhu. Ele sempre beneficia todo o universo. Ele é sempre supremamente bem-aventurado. Ele é a personificação da bem-aventurança e da felicidade completa. Ele vem a este mundo material em Kali-yuga para libertar as pessoas pecaminosas. Sua misericórdia não conhece limites. Ele faz constantemente nama-sankirtana (o canto congregacional dos santos nomes do Senhor), destruindo o orgulho deste terrível oceano de existência material. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 4

O Senhor Nityananda diz a Sriman Gauranga Mahaprabhu: “Ó irmão, o que acontecerá àquelas mais aflitas e caídas almas de Kali-yuga? O que irá lhes acontecer se Você não exibir Sua misericórdia a elas? Por favor, mostre a elas uma maneira de se libertarem e de se aproximarem e obterem Seus pés de lótus”. Ele sempre fala desta forma com Sriman Mahaprabhu. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 5

O Senhor Nityananda vai a toda porta e pede a todos com as palmas de Suas mãos unidas: “Ó meus caros irmãos, ocupem-se todos em cantar hari-nama (o cantar dos santos nomes de Hari). Se vocês fizerem isto e seguirem Minhas instruções, Eu prometo que vocês irão facilmente transpor este terrível oceano de ignorância material”. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 6

Como Agastya Muni, que, bebendo um pouco de água, secou todos os oceanos, Ele bebe à força o oceano de repetidos nascimentos e mortes. Ele nasce como a Lua para subir a maré do oceano de misericórdia para o bem-estar das almas condicionadas. Ele facilmente destrói as reações pecaminosas das pessoas mais caídas e degradadas. Ele é muito querido aos devotos. Ele está sempre ocupado servindo os devotos. Ele é como o Sol que dispersa a escuridão da ignorância dos tolos ignorantes que caíram devido a suas atividades pecaminosas. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 7

Ele está sempre cantando e dançando: “Haribole! Haribole!”. Sempre proferindo o nome de Hari. Ele sempre Se ocupa em hari-nama-sankirtana. Ele sempre vagueia pelas ruas de todas as cidades, aldeias e vilas lançando Seu olhar misericordioso sobre Seus queridos devotos. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 8

Ele caminha com Sri Gauranga Mahaprabhu segurando Sua mão macia como o lótus. Ele sempre olha para a bela face de Sri Gauracandra, que é bela como a Lua, e fica extático e bem-aventurado! E Sriman Gauranga Mahaprabhu também olha para a bela face de Sri Nitai, também bela como a Lua. Dessa forma, os dois são completamente embebidos em bem-aventurança. Ele sempre faz todos os habitantes das cidades e vilas a que Ele vai ficarem loucos com a intoxicação de Sua beleza. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 9

Vrndavana Dasa Thakura diz: “Qualquer um que leia e recite com fé inabalável este Sri Nityanandastakam terá os pés de lótus de Sri Nityananda Prabhu revelados a ele muito em breve. Estes oito versos são a essência da bhakti-rasa. Eles são a vida e alma de todos os rasika-bhaktas e o reservatório de todas as doçuras. O Senhor Nityananda é a essência do universo, os três sistemas planetários, e, por se lembrar dEle, todas as reações pecaminosas de todas as pessoas pecaminosas são destruídas”.

AS MÚSICAS E AS HISTÓRIAS DE ARACY DE ALMEIDA EM CARTAZ NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Ela ficou conhecida como jurada de programa de auditório, mas seu maior talento sempre esteve na interpretação dos mais lindos sambas


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 17 a 19 de fevereiro, o espetáculo Aracy de Almeida – A Rainha dos Parangolés, uma homenagem à artista que foi  uma das mais importantes intérpretes da música popular brasileira. Durante o show são exibidos trechos de longa entrevista feita pelo produtor e compositor Hermínio Bello de Carvalho com Aracy em 1987, um ano antes de sua morte, durante programa semanal na TVE do Rio de Janeiro. Hermínio assina o roteiro da produção. Ele foi amigo pessoal da cantora que ficou famosa como jurada do programa Silvio Santos.

O show traça um surpreendente perfil da artista carioca, que se consagrou no mundo do samba. O cantor Marcos Sacramento e o violonista e diretor musical Luiz Flávio Alcofra interpretam algumas das canções que se popularizaram na voz de Aracy como as marchas carnavalescas “O passarinho do relógio” e “A mulher do leiteiro” (ambas de Haroldo Lobo / Milton de Oliveira), os sambas “Fez bobagem” (Assis Valente) e “Camisa amarela” (Ary Barroso), além de canções de autoria de Noel Rosa, como “Coisas nossas”, “Último desejo” e “O orvalho vem caindo”. Além de Noel Rosa, Aracy gravou Custódio Mesquita, Ari Barroso e Valzinho, além de Caetano Veloso. Aracy gravou dezenas de discos.

Com mais de três décadas de carreira, Sacramento é um especialista em samba carioca, com uma elogiada discografia dedicada ao gênero.

O título do espetáculo faz referência aos parangolés, uma espécie de capa, criada pelo artista plástico carioca Hélio Oiticica (1937-1980). “Aracy de Almeida também era, por natureza, uma artista multiplicante e provocativa”, explica Hermínio. De acordo com o poeta e produtor, ela trazia em si uma carga de estranheza na voz, o que a diferenciava de outras cantoras. “Equilibrava-se muito bem na linha entre o deboche e o sarcasmo”, completa. O espetáculo é uma produção da Olhar Brasileiro Produções Artísticas.

Serviço
Música: Aracy de Almeida – A Rainha dos Parangolés
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 17 a 19 de fevereiro de 2017 (sexta a domingo)
Horário: sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h.
Ingressos: vendas a partir de 11 de fevereiro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Karol Conka lança single e clipe “Farofei”, com participação de Boss in Drama e produção de Tropkillaz




Clipe foi dirigido por KondZilla

Hoje estreia “Farofei”, novo single de Karol Conka, produzido por Tropkillaz com coprodução e coautoria de Boss in Drama. A data marca também a estreia do clipe da música, dirigido pelo premiado KondZilla: https://www.youtube.com/watch?v=eWrkUsnTbas.
 
Essa música surgiu porque muitos fãs pediam no Twitter pra gente fazer mais alguma 'farofa' pro disco da Karol, por causa do sucesso das músicas voltadas pra pista que já lançamos (“Toda Doida” e “Lista VIP”). Eu achava essa associação divertida e pensei que a música podia falar sobre a experiência que vivi junto com a Karol, por ela ser uma artista feminina de rap no Brasil, ter uma autonomia musical e hoje ser muito respeitada” – conta Boss in Drama - “O recado de "Farofei" é para que as pessoas se permitam ser o que quiserem, sem se preocuparem com julgamentos”, finaliza.

Tão divertido quanto a música, o clipe foi gravado em dezembro de 2016, durante uma viagem para o Japão, com direção de KondZilla e styling de Anna Boogie. “Quisemos mostrar como a gente "farofa" em qualquer lugar do mundo, nos divertindo e sendo nós mesmos. Basicamente, o KondZilla nos seguiu pelos bairros mais movimentados de Tóquio, apenas com uma câmera na mão, enquanto eu e a Karol dançávamos na rua, no metro lotado, na calçada, nas lojas, sem nos preocuparmos com opinião alheia, apenas curtindo o momento” – finaliza Boss in Drama.

“Farofei” é um lançamento Universal Music Brasil e faz parte do novo álbum de Karol Conka, “Ambulante”, produzido pelo duo Tropkillaz, que será lançado ainda nesse semestre. Essa é a primeira música que a cantora lança em parceria com a Universal Music Brasil.


Fotos de divulgação no link: https://we.tl/4DQybkBj8R

Mais informações: : http://karolconka.com/

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Rindo nas férias no Teatro Gazeta


Marco Zenni, Rodrigo Fernandes, Rodrigo Marques, Afonso Padilha e Dinho Machado se apresentam em 4 de fevereiro




O Teatro Gazeta recebe de 14 de Janeiro a 18 de Fevereiro a 1ª Edição do “Rindo nas Férias” do projeto Rindo!. O projeto acontece todos os sábados, às 23h30, e conta com os renomados humoristas de stand-up comedy que se revezam no palco, sendo uma atração diferente a cada noite. No próximo sábado, 4 de fevereiro, teremos Marco Zenni, Rodrigo Fernandes, Rodrigo Marques, Afonso Padilha e Dinho Machado.
Segundo Marco Zenni, humorista e curador do evento, o sucesso das edições se dá pelo contexto que envolve a proposta: “Selecionamos humoristas conceituados no mundo do stand-up, toda noite o elenco é variado e de boa qualidade”. Toda a noite 5 humoristas subirão ao palco, entre eles: *Marco Zenni, Rogério Vilela, Fábio Gueré, Victor Camejo, Nando Vianna, Luiz França, André Santi, Hallorino Júnior, Márcio Donatto, Patrick Maia, Thiago Carvalho, Rudy Landucci, Zé Neves, Osmar Campbell, Rodrigo Fernandes, Rodrigo Marques, Dinho Machado, Rodrigo Cáceres e Afonso Padilha.
No estilo tradicional: um palco, um microfone e ainda com o adicional de deixar as férias mais animadas!
*Elenco rotativo, confira a programação no site do teatro: www.teatrogazeta.com.br
**ELENCO SUJEITO A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.
PROGRAMAÇÃO
Dia 04 de fevereiro
Marco Zenni
Rodrigo Fernandes
Rodrigo Marques
Afonso Padilha
Dinho Machado

Dia 11 de fevereiro
André Santi
Renato Albani
Patrick Maia
Zé Neves
Dinho Machado

Dia 18 de fevereiro
Marco Zenni
Rodrigo Fernandes
Victor Camejo
Rodrigo Cáceres
Rogério Morgado
SERVIÇOS
Rindo nas Férias!
Elenco: Marco Zenni, Rogério Vilela, Fábio Gueré, Victor Camejo, Nando Viana, Luiz França, André Santi, Hallorino Júnior, Márcio Donatto, Patrick Maia, Thiago Carvalho, Rudy Landucci, Zé Neves, Osmar Campbell, Rodrigo Fernandes, Rodrigo Marques, Dinho Machado, Rodrigo Cáceres e Afonso Padilha.
Período: de 14 de Janeiro a 18 de fevereiro de 2017
Sábado às 23:30h
Local: Teatro Gazeta 
Gênero: Comédia / Stand-up
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 60,00 (Inteira) e R$ 30,00 (meia – carteirinha de estudante, idosos)
Capacidade: 680 lugares
Bilheteria: Avenida Paulista, 900, térreo
Dias e horários de funcionamento: De terça a Domingo, das 14:00 até o início do último espetáculo.
Estacionamento Conveniado: MultiPark de quinta-feira à domingo /Rua São Carlos do Pinhal, 303 - Subsolo.
Telefone da bilheteria: (11) 3253.4102                      
Produção Executiva: Ana Paula Lima