segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Sri-Nityanandastaka: Oito Versos ao Senhor Nityananda

Dia 8 de fevereiro celebramos o Dia de Aparecimento de Sri Nityananda com jejum até o meio-dia para os adeptos.



cid:image001.jpg@01CE0E8A.AB28B310

por Vrndavana Dasa Thakura

Verso 1

A face de Sri Nityananda Prabhu é mais bela e refrescante do que a Lua outonal. A refulgência vinda de Seu corpo é supremamente bela. Ele sempre Se move como um elefante louco, uma vez que Ele está sempre intoxicado com krsna-prema (amor por Deus). Ele sempre está louco atrás de krsna-prema. Seu corpo é composto unicamente de energia espiritual pura. Ele sempre traz um rosto sorridente. Seus olhos são sempre volúveis, movendo-se daqui para ali. Sua mão de lótus sempre segura um artefato refulgente. Sim, este é Sri Nityananda, que, através do bater de tal artefato, destrói todas as nossas reações de Kali-yuga. Nós devemos nos abrigar em Sri Nityananda e chorar pela misericórdia de Sri Nityananda! Ele é a raiz de krsna-prema bhakti-kalpa-taru, a árvore da devoção amorosa por Krsna. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 2

Sri Nityananda Prabhu é o reservatório de tudo o que é transcendentalmente melodioso. Ele é a vida e alma de todos os devotos. Ninguém pode se comparar a Ele em nenhum dos três sistemas planetários. Ele é muito querido a todos. Ele é o amado esposo de Sri Vasudha e Sri Jahnava. Ele está sempre em um extático sentimento de amor! Sempre louco e intoxicado com o doce amor de krsna-prema. Ele não é conhecido por pessoas de mentalidade demoníaca e desonesta. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 3

O Senhor Nityananda é muito querido a Sriman Gauranga Mahaprabhu. Ele sempre beneficia todo o universo. Ele é sempre supremamente bem-aventurado. Ele é a personificação da bem-aventurança e da felicidade completa. Ele vem a este mundo material em Kali-yuga para libertar as pessoas pecaminosas. Sua misericórdia não conhece limites. Ele faz constantemente nama-sankirtana (o canto congregacional dos santos nomes do Senhor), destruindo o orgulho deste terrível oceano de existência material. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 4

O Senhor Nityananda diz a Sriman Gauranga Mahaprabhu: “Ó irmão, o que acontecerá àquelas mais aflitas e caídas almas de Kali-yuga? O que irá lhes acontecer se Você não exibir Sua misericórdia a elas? Por favor, mostre a elas uma maneira de se libertarem e de se aproximarem e obterem Seus pés de lótus”. Ele sempre fala desta forma com Sriman Mahaprabhu. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 5

O Senhor Nityananda vai a toda porta e pede a todos com as palmas de Suas mãos unidas: “Ó meus caros irmãos, ocupem-se todos em cantar hari-nama (o cantar dos santos nomes de Hari). Se vocês fizerem isto e seguirem Minhas instruções, Eu prometo que vocês irão facilmente transpor este terrível oceano de ignorância material”. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 6

Como Agastya Muni, que, bebendo um pouco de água, secou todos os oceanos, Ele bebe à força o oceano de repetidos nascimentos e mortes. Ele nasce como a Lua para subir a maré do oceano de misericórdia para o bem-estar das almas condicionadas. Ele facilmente destrói as reações pecaminosas das pessoas mais caídas e degradadas. Ele é muito querido aos devotos. Ele está sempre ocupado servindo os devotos. Ele é como o Sol que dispersa a escuridão da ignorância dos tolos ignorantes que caíram devido a suas atividades pecaminosas. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 7

Ele está sempre cantando e dançando: “Haribole! Haribole!”. Sempre proferindo o nome de Hari. Ele sempre Se ocupa em hari-nama-sankirtana. Ele sempre vagueia pelas ruas de todas as cidades, aldeias e vilas lançando Seu olhar misericordioso sobre Seus queridos devotos. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 8

Ele caminha com Sri Gauranga Mahaprabhu segurando Sua mão macia como o lótus. Ele sempre olha para a bela face de Sri Gauracandra, que é bela como a Lua, e fica extático e bem-aventurado! E Sriman Gauranga Mahaprabhu também olha para a bela face de Sri Nitai, também bela como a Lua. Dessa forma, os dois são completamente embebidos em bem-aventurança. Ele sempre faz todos os habitantes das cidades e vilas a que Ele vai ficarem loucos com a intoxicação de Sua beleza. Faço o meu bhajana ao Senhor Nityananda, a raiz da árvore de bhakti.

Verso 9

Vrndavana Dasa Thakura diz: “Qualquer um que leia e recite com fé inabalável este Sri Nityanandastakam terá os pés de lótus de Sri Nityananda Prabhu revelados a ele muito em breve. Estes oito versos são a essência da bhakti-rasa. Eles são a vida e alma de todos os rasika-bhaktas e o reservatório de todas as doçuras. O Senhor Nityananda é a essência do universo, os três sistemas planetários, e, por se lembrar dEle, todas as reações pecaminosas de todas as pessoas pecaminosas são destruídas”.

Nenhum comentário: