terça-feira, 24 de outubro de 2017

Show com o Purahéi Trio traz canções da Tríplice Fronteira


Com dois álbuns gravados, trio se apresenta na Casa-Museu Ema Klabin no sábado(28). O público também poderá visitar o acervo e conferir duas exposições de arte contemporânea, tudo com entrada franca




Trio é formado por uma artista brasileira, um argentino e uma paraguaia - Foto: José de Holanda
A Fundação Ema Klabin promove no sábado, dia 28 de outubro, a partir das 16h30, o show "Yrupa Purahéi: Canções das Margens do Rio", com o Purahéi Trio, pela série Música do Mundo.
O espetáculo reúne canções e músicos da tríplice fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil.  
O trio é formado pela paraguaia Romy Martínez (voz, versões, traduções); a brasileira Maiara Moraes (flauta e flauta em G) e o argentino  Chungo Roy (piano e arranjos). O grupo  possui dois álbuns gravados: "Paraguai Purahéi" (2014), do cancioneiro paraguaio e "yrupa Purahéi: Canções das Margens do Rio"(2016) a partir da cultura musical brasileira.  
Este espetáculo tem como ponto de partida a pesquisa das músicas de uma região pouco conhecida e de baixa identidade cultural brasileira: as fronteiras que o Brasil possui com o Paraguai e a Argentina. 
No repertório, Batendo água (Luiz Marenco / Gujo Teixeira), Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira), Tocando em frente (Almir Sater/ Renato Teixeira), Irupé (Chungo Roy), Sonhos Guaranis – Avá kéra poty (Almir Sater / Paulo Simões / Romy Martínez), Cautiva (Emiliano R. Fernández / Agustín Larramendia), entre outras.  
O evento tem apoio cultural do ProAC/ICMS - Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Klabin S.A e da pianofatura, Frtiz Dobbert do Brasil.
De Chagall a Frans Post mais de 1500 obras de arte:
A casa-museu Ema Klabin reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas. A Fundação Ema Klabin comemora em 2017 dez anos. 

O público também poderá conferir exposições de grandes nomes da arte contemporânea. A instalação “Penetra”, do artista Marcius Galan, ganhador do prêmio PIPA (2012).  E a intervenção “Anaconda”, de Alex Flemming.   As duas exposições são gratuitas e ficam até o dia 17 de dezembro.
A Fundação Ema Klabin abre de quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Serviço:
Série Música do Mundo: Purahéi Trio
Data: 28 de outubro
Horário: 16h30
Visita ao acervo, a partir das 14h.
Entrada Franca
170 lugares
Fundação Ema Klabin
Tel: 11 3897-3232

Nenhum comentário: