segunda-feira, 21 de novembro de 2016

SEBASTIÃO SALGADO CHEGA À CAIXA CULTURAL CURITIBA

 
 
 
 
 
 
Êxodos revela a humanidade em trânsito e instiga um debate bem atual sobre aqueles que são obrigados a deixar sua terra natal
 


 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 30 de novembro a 12 de fevereiro de 2017, a Exposição Êxodos, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. A abertura será no dia 29 de novembro. A Mostra vai ocupar as duas salas da CAIXA Cultural Curitiba, no térreo e no mezanino. As galerias ficam abertas de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h. E no dia 7 de dezembro (quarta-feira), às 18h, haverá exibição do documentário “O Sal da Terra”, sobre o fotógrafo, com entrada franca e retirada dos ingressos uma hora antes da exibição.
 
A coleção de 60 imagens impactantes é resultado de viagens do consagrado fotógrafo durante seis anos por 40 países, e retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. Em geral, elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. “Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, define Salgado.
 
O trabalho explora cinco temas centrais, que é como a mostra está dividida: África; Luta pela Terra; Refugiados e Migrados; Megacidades; e Retratos de Crianças. Este último, comove por ser o registro daquelas que, mesmo envoltas no caos, mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana.
 
Premiado internacionalmente, o artista é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial, pelo teor social em seu trabalho. Esteve em mais de 100 países para projetos fotográficos que, além de inúmeras publicações na imprensa, foram apresentados em forma de livros e exposições apresentadas em museus no mundo inteiro, tais como: Outras Américas (1986), Sahel, l’Homme en détresse (1986), Trabalhadores (1993), Terra (1997), Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo (2000), África (2007), e Gênesis (2013). O livro mais recente, Perfume de Sonho, é fruto de uma viagem ao mundo do café (2015). Sebastião Salgado recebeu também honrarias por seu talento e sensibilidade ao registrar o mundo e a humanidade.
 
A coleção desta exposição foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ong ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés, Minas Gerais, onde Salgado nasceu em 1944. A mostra, que ficou em cartaz em Salvador e em Recife neste ano, é uma realização da Via Press Comunicação e Eventos.
 
Instituto Terra
 
ONG ambiental fundada por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado em 1998 em Aimorés, o Instituto Terra atua na recuperação da Mata Atlântica, na proteção de nascentes, na educação ambiental e pesquisa científica aplicada e na promoção do desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce. 
 
A experiência bem sucedida de recuperação ambiental promovida em sua sede já soma mais de 7,5 mil hectares de áreas degradadas de Mata Atlântica em processo de recuperação na região, além da proteção de milhares de nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
 
O Sal da Terra
 
O documentário O Sal da Terra, que fará parte da exposição na CAIXA Cultural Curitiba e terá sua exibição no dia 7 de dezembro, revela a vida e a obra de Sebastião Salgado, que foi testemunha de alguns dos principais eventos da história recente, conflitos internacionais, fome e êxodo. O filme é resultado do trabalho de seu filho Juliano Salgado e do renomado diretor Wim Wenders.
 
Indicado ao Oscar 2015 de Melhor Documentário, o longa O Sal da Terra embarca na descoberta de territórios imaculados, da flora e da fauna selvagem e de paisagens grandiosas como parte de um enorme projeto fotográfico. Uma verdadeira homenagem à beleza do planeta.
 
 

Serviço
Exposição: Êxodos – Sebastião Salgado
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo e Mezanino - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Abertura: 29 de novembro (terça-feira), às 19h30
Visitação: 30 de novembro a 12 de fevereiro de 2017
Horário das galerias: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h
Ingressos: entrada franca
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
 
Cinema: O sal da terra
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 7 de dezembro de 2016 (quarta-feira)
Horário: 18h
Ingressos: entrada franca. A retirada dos ingressos será no dia da exibição, a partir das 17h.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 12 anos
 

Nenhum comentário: