terça-feira, 2 de agosto de 2016

Evento debate em Curitiba a tatuagem e a arte contemporânea

 
Visiva 2016 terá exposição, oficinas de tatoo e caligrafia chinesa, debates e pocket shows
 

 
A tatuagem tem se firmado cada vez mais como movimento artístico e os desenhos padronizados, de catálogo, dão lugar a trabalhos autorais, personalizados, onde o traço e o estilo do tatuador se impõem. Nesse momento em que a técnica de gravar na pele ganha status de expressão artística, um grande evento vai debater em Curitiba os rumos da atividade e alternativas para a produção atual de arte, associada direta ou indiretamente com a tatuagem.
O Visiva 2016 será realizado em agosto na Galeria e Estúdio Teix, no Batel, e terá exposição de arte, oficinas de tatuagem e de caligrafia chinesa, shows e círculo de debates.
Até o momento, 12 artistas já estão confirmados na mostra: Georgie Williams, Felipe Padilha, Bru Simões, Ricardo da Maia, Guga Uecz, Skazxim, Caroline Karenine, Victor Octaviano, Lan Pravda, Junnio Nunes, Rafo Castro e Trigs.
No segundo dia do evento haverá uma mesa redonda sobre as produções artísticas contemporâneas e suas relações com a tatuagem. Participam a artista visual Ana Procopiak, o designer e ilustrador Rafo Castro, que atualmente faz parte da equipe de artes da Osklen e Om.art, e o jornalista Rodrigo Wolff Apolloni, doutor em Sociologia pela UFPR.
Além disso, ocorrerão as oficinas de composição e tatuagem aquarela, com Victor Octaviano, e de caligrafia chinesa com Chun Lin, instrutor no Centro Asia, de Curitiba.
Nos dois últimos dias o Visiva terá produção de tatuagens pelos artistas residentes e convidados, pocket shows com bandas locais e pracinha de alimentação com a Cozinha Aromática de Pâmela Farias e cervejas artesanais da cervejaria Dog Chili – uma edição especial e limitada com rótulo criado pelos artistas residentes no estúdio, com edição limitada.
Além disso, haverá espaço para venda de roupas da Lavô tá Novo, também com peças customizadas por artistas da casa. 
Artistas e tatuadores que queiram participar ainda podem fazê-lo, mas é preciso enviar material para análise da galeria até o dia 1 de agosto.
“A ideia é criar uma oportunidade para que os profissionais mostrem seus trabalhos, fortalecer, unir e abrir novos horizontes sobre a produção artística num contexto geral. Acreditamos que esta experiência será de grande importância para a troca de informações, aprendizado e o fomento de novas ideias”, explica a empresária Jô Maciel, uma das criadoras do evento.
“Também acreditamos que a pluralidade de opiniões sobre o tema é importante, não se trata de um evento de tatuadores falando de tatuagem, mas de um olhar mais amplo, plural, queremos trazer outras visões sobre o tema”, finaliza.
 
A GALERIA – O Estúdio e Galeria Teix atua há 15 anos em Curitiba e é pioneiro no fomento à ligação entre tatuagem e as artes plásticas.  Recentemente abrigou a exposição Santos da Rua, do renomado tatuador paulistano Douglas Xamã.
 

SERVIÇO
VISIVA 2016
De 11 a 14 de agosto
Galeria e Estúdio Teix – Alameda Augusto Stelfeld, 1581 – Curitiba.
Fone: 3018.2732
 
 
PROGRAMAÇÃO
11/08 (quinta)
Coquetel de abertura e exposição coletiva com os artistas envolvidos.
19:00
Entrada franca.
12/08 (sexta)
Oficina de composição e tatuagem aquarela com Victor Octaviano.
Das 10:00 às 17:00
Investimento R$ 500,00 || 10 vagas.

Oficina de caligrafia chinesa com Chun Lin, instrutor no Centro Ásia de Curitiba.
Das 14:00 às 20:00
Investimento R$ 200,00 || 15 vagas.

Debate sobre as produções artísticas contemporâneas e suas relações com a tatuagem.
19:00
Entrada franca.
13/08 e 14/08 (sábado e domingo)
- Produção de tatuagens por artistas residentes e convidados.
- Pocket shows com bandas locais
- Comidas da Cozinha Aromática de Pâmela Farias
- Cervejas especiais da Dog Chili
- Venda de artigos relacionados à arte e à tatuagem
- Pebolim

Nenhum comentário: