quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

PREMIADA MONTAGEM UTILIZA HUMOR PARA CONTAR DILEMAS DA SEPARAÇÃO DE CASAL DE IDOSOS



Historicamente consagrado, espetáculo Vianinha conta o último combate do homem comum fica em cartaz de 12 a 14 de fevereiro no Guairinha

O Ministério da Cultura e a Petrobras apresentam o espetáculo Vianinha conta o último combate do homem comum, de 12 a 14 de fevereiro no Guairinha. A premiada montagem, dirigida agora por Aderbal Freire Filho, revisita uma peça historicamente consagrada escrita por Oduvaldo Vianna Filho no início dos anos 1970.

Originalmente conhecida como Nossa vida em família ou simplesmente Em família, o texto conta a história do casal de idosos Souza (Marcello Escorel) e Lu (Vera Novello), que reúne os filhos em um almoço de domingo para dar-lhes a notícia de que terão de deixar a casa onde viveram boa parte de sua vida. Após o falecimento do proprietário do imóvel, os herdeiros decidiram reajustar o aluguel para um valor incompatível com a aposentadoria de funcionário público de Souza.

Tentando ganhar tempo para buscar uma solução definitiva, os filhos decidem separar os pais temporariamente: Souza vai passar um tempo com a filha Cora (Ana Velloso) em São Paulo e Lu fica com o filho Jorge (Isio Ghelman) no Rio. Neli (Beth Lamas), a filha que teria a situação financeira mais estável entre os irmãos, promete conversar com o marido, mas antecipa que ele não concordou nem mesmo em ter a própria mãe em casa.

O tempo vai passando e a triste solução encontrada é separar o casal, no fim de sua vida: Souza vai morar com a filha Mariazinha em Brasília, onde o clima é seco e, portanto, ideal para sua saúde; e Lu fica no Rio, em um asilo, pois não há espaço na casa dos filhos.

Vianinha pinta um triste - e ainda atual - quadro sobre o idoso no Brasil, mas sempre usando as tintas do humor e assim imprimindo uma dimensão humana aos seus personagens.

A ação, centrada neste núcleo familiar, é conduzida por um clown/mestre de cerimônias, ator que abre o espetáculo e responde também pelos papéis dos personagens interlocutores desta família - um médico, uma mulher da sociedade, o patrão de Jorge.

Montagem premiada
Vianinha conta o último combate do homem comum estreou em junho de 2014 no Teatro SESC Ginástico. Em função do sucesso do espetáculo junto ao público e à crítica especializada, o espetáculo continuou em cartaz no Teatro Poeira. O espetáculo foi contemplado com os Prêmios Cesgranrio e Questão de Crítica na categoria Melhor Ator (2014). Foi vencedor do Prêmio Questão de Crítica, na categoria Melhor Cenário. Foi indicado para Prêmio APTR nas categorias Melhor Ator e Iluminação. A direção de Aderbal Freire Filho, o elenco e o espetáculo também foram indicados ao Prêmio Questão de Crítica. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myiram Muniz no início de 2015.

Linha do tempo
Em 1970, a peça Em Família foi escrita por Vianinha e dirigida por Sérgio Britto. Posteriormente, o texto seria transformado pelo autor em roteiro de filme, dirigido por Paulo Porto e vencedor da Medalha de Prata no Festival Internacional de Moscou, em 1971.

O mesmo texto, escrito em 1972 por Vianinha, teve seu título mudado para Nossa vida em família, e estreou no Teatro Itália, em São Paulo, em março do mesmo ano, com direção de Antunes Filho e cenografia de José de Anchieta, com elenco encabeçado por Paulo Autran e Carmen Silva como os pais, acompanhados por Mauro Mendonça, Karin Rodrigues, Pedro Cassador e Cláudia de Castro como os quatro filhos que aparecem na peça.

Serviço: Vianinha conta o último combate do homem comum
Datas e horários: 12 e 13 de fevereiro, às 20h; 14 de fevereiro, às 19h
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro – Curitiba / PR
Informações: (41) 3315-0808 (Disk Ingressos)
Inngressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Classificação etária: não recomendado para menores de14 anos
Duração: 120 Minutos
Capacidade: 476 lugares
*Na sessão do dia 14 de Fevereiro haverá tradução simultânea em Libras

LEI DE INCENTIVO À CULTURA
APOIO: JACOBINA BR
REALIZAÇÃO: MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL
PATROCÍNIO: PETROBRAS

Nenhum comentário: