quinta-feira, 26 de março de 2015

TRIBUTO A JOÃO GILBERTO TRAZ RELEITURAS DE CLÁSSICOS À CAIXA CULTURAL CURITIBA


 
Com voz, violão e sopros, trio apresenta repertório do criador da bossa nova
 
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 2 a 5 de abril, o show Um Tributo a João Gilberto. O criador da bossa nova, que revolucionou a música brasileira no fim da década de 1950, estará representado no palco por um trio de grandes nomes da MPB. Renato Braz, Nailor Proveta e Edson Alves trazem à cidade alguns dos clássicos que, mesmo cantados em voz baixa, ecoaram em todo o mundo e tornaram o músico baiano um ícone.

O repertório inclui faixas como 
Eu Vim da BahiaCaminhos Cruzados e Pra que Discutir com Madame, assim como Estate, canção italiana que aparece no álbum Amoroso, de 1976, um dos mais importantes de sua carreira. Renato Braz (voz), Edson Alves (violão) e Nailor Proveta (sax e clarinete), fãs declarados de João Gilberto, se reúnem para evocar e revisitar o universo musical do homenageado com novos arranjos e um toque autoral.
 
O show que chega a Curitiba é resultado do álbum Silêncio, que o trio lançou em 2014. Um dos trunfos da apresentação é não se prender ao músico dos primórdios da bossa nova, mas abranger diversos discos de sua trajetória e selecionar pérolas não tão óbvias como Preconceito e FarolitoAs sessões de gravação do CD acabaram dando origem ao filme Ensaio Sobre o Silêncio, de Zeca Ferreira, ampliando a homenagem ao músico de Juazeiro em uma mistura de documentário e musical produzido pelo Canal Brasil.
 
O trio
O músico paulista Renato Braz tem em seu currículo shows ao lado de Luiz Melodia, Antônio Nóbrega, Ney Matogrosso, entre outros artistas. Em 1997, seu disco homônimo foi indicado ao Prêmio Sharp na categoria revelação, além de ser contemplado com o Prêmio Visa/Edição Vocal em 2002 pelo álbum "Outro Quilombo".
 
Foi Braz quem convidou Edson Alves para participar do projeto. Integrante da Banda Mantiqueira, Alves participou de shows com importantes artistas nacionais e internacionais, como Burt Bacharat, Ray Conniff, Shirley Bassey, Chico Buarque, Simone, Rolando Boldrin, João Gilberto, Cartola, Dominguinhos e Antônio Nóbrega e assina três álbuns instrumentais. 
 
Nailor Proveta, também integrante da Mantiqueira, dividiu o palco com nomes como Anita O’Day, Joe Williams, Paquito D’Rivera, Benny Carter e Natalie Cole. É um dos músicos mais requisitados pelos estúdios de gravação e figura numa centena de álbuns dos mais consagrados artistas da música popular brasileira, além de apresentar-se no exterior com César Camargo Mariano, Joyce e Mônica Salmaso
 
João Gilberto
Nascido em Juazeiro, na Bahia, em 1931, João Gilberto é o criador da bossa nova. Sua inovação musical pode ser primeiramente ouvida no disco Canção do Amor Demais, de 1958, quando acompanhou a cantora Elizeth Cardoso nas faixas Chega de Saudade e Outra Vez. No mesmo ano, lança o single Chega de Saudade/Bim Bom e dá início a uma carreira de sucesso, consagrando sua criação em 1959 com o álbum Chega de Saudade.
 
A simplificação do ritmo do samba e a inclusão de novas harmonias influenciou toda uma geração de músicos brasileiros, bem como o jazz americano. Com uma sonoridade original e moderna, João Gilberto levou a música brasileira para repercutir com enorme sucesso nos Estados Unidos, Europa e Japão, colecionando admiradores famosos e prêmios em todo o mundo.
 
Informações e entrevistas:
(41) 9639-0234
 
Serviço:
Show: Um tributo a João Gilberto
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: De 2 a 5 de abril de 2015 (quinta a domingo)
Hora: quinta-feira a sábado, às 20h; e domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 28 de março (sábado), às 12h. R$ 20 e R$ 10 (meia: conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: