quinta-feira, 30 de julho de 2015

CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA CANTORA JUSSARA SILVEIRA NO PROJETO SAMBA DE BAMBA



VERSATILIDADE DE JUSSARA SILVEIRA É ATRAÇÃO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Cantora mineira com sotaque baiano apresenta show no projeto Samba de Bamba no dia 4 de agosto

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, como atração do projeto Samba de Bamba, a cantora Jussara Silveira. Nascida em Minas Gerais e criada na cidade baiana de Salvador, ela vem à capital paranaense no dia 4 de agosto (terça-feira) com o show A Ordem é Samba – A Nova Velha Guarda do Samba da Bahia.

Acompanhada pelo percussionista e baterista Marcelo Costa – produtor de três dos seus discos – e pelo violonista Muri Costa, Jussara escolheu o repertório a partir de sua própria discografia, com sambas que gravou ao longo de sua carreira ou cantou em shows. Esses faixas formam uma unidade que percorre composições desde Assis Valente a jovens autores como Tiganá Santana, Moreno Veloso, J. Velloso e Paquito, passando por Roque Ferreira, Batatinha e por Dorival Caymmi. Deste último, o destaque é o samba Lá Vem a Baiana, gravado por ela no premiado álbum Canções de Caymmi e que faz parte da trilha do filme hollywoodiano Separados pelo Casamento, com Jennifer Aniston e Vince Vaughn no elenco

A partir do disco Canções de Caymmi, a cantora faz uma sutil ligação entre registros anteriores e sonoridades posteriores, mantendo a ponte entre nosso passado e nosso futuro, preservando os elementos utilizados por compositores de cada época, como a caixa de fósforos de Batatinha, ou o prato de Dona Edith, dando lastro ao seu canto. Apaixonada por canções e com um timbre de voz que se molda a diferentes circunstâncias, sabe ser vigorosa ou cool, unindo leveza e densidade.

Estreando como cantora em 1989 e com inúmeras parcerias como Nana Caymmi, Maria Bethânia, Alcione, Rita Ribeiro e Teresa Cristina,Jussara Silveira, entre muitos outros, tem se apresentado nas mais importantes casas de shows do Brasil e do exterior.

Samba de Bamba
Em sua terceira temporada, o projeto Samba de Bamba tem a proposta de mostrar ao público que o ritmo brasileiro transcendeu as fronteiras de rodas de samba do Rio de Janeiro. “Se por um lado, o recorte temporal se dá a partir das novas vozes reveladas na revitalização musical da Lapa carioca, por outro é importante observar que seus representantes estão espalhados por todo o país”, explica o coordenador e curador Rodrigo Browne.

O formato é semelhante ao programa de mesmo nome, que Browne comanda há 19 anos na rádio E-Paraná FM. Durante a transmissão, os convidados comentam a escolha de seus sambas prediletos. No palco, cada artista faz o mesmo, contando o porquê de suas escolhas, bem como suas influências.


Serviço:
Música: Samba de Bamba apresenta Zé da Guiomar
Local:CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 4 de agosto de 2015, terça-feira
Horário: 20h
Ingressos: vendas a partir de 01 de agosto (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: