sábado, 16 de maio de 2015

Casa de Rui Barbosa | Agenda 15-31.05 2015

VI Seminário Internacional de Políticas Culturais
            

26 a 29.05
terça a sexta,
8h30 às 20h
        

O encontro de especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas à área de políticas culturais, objetiva divulgar trabalhos e promover debates no campo das ações políticas, das reflexões históricas, teóricas e das práticas. O evento será composto por seções de conferências, palestras e mesas de comunicações individuais. Para se inscrever como ouvinte e participar gratuitamente, basta enviar um email, com o assunto “inscrição ouvinte”, para politica.cultural@rb.gov.br, contendo o nome completo do participante, o email de contato e se há interesse em receber certificado. Auditório, sala de cursos e porão do Museu.
            
          

EXPOSIÇÃO

até 09.07
        

Exposição “A Abolição e seus registros na vida privada II”

Desde 2011 o Serviço de Arquivo Histórico e Institucional realiza exposições ligadas à temática da escravidão negra e sua abolição no Brasil. Em 2014 foi realizada a primeira edição da mostra “A Abolição e seus registros na vida privada”, com documentos que retratavam a perspectiva abolicionista. Uma vez que o material não se esgotou e a recepção do público foi boa, a exposição volta com sua segunda edição em 2015. Foram selecionados alguns arquivos do período de 1871 a 1896 que mostram os desdobramentos da lei de 13 de maio; documentos de Rui Barbosa e da Família Barbosa de Oliveira que registram os movimentos pelo fim da escravidão e seu impacto na sociedade brasileira depois de maio de 1888. Museu.
            
          

IDEIAS

18.05
segunda, 15h
        

Palestra e oficina com Carlos Almeida

O pesquisador português do Instituto de Investigação Científica Tropical e da Universidade de Lisboa ministrará palestra na Casa de Rui Barbosa. Sua pesquisa se concentra na história da África Central, na formação do discurso etnográfico e na imagem da África e dos africanos na cultura europeia. Sala de Cursos. Entrada franca.
            

20.05
quarta, 14h30
        

Memória & Informação

Palestra “O som que vem do arquivo”, ministrada por Mariano Marovatto, doutor em Literatura Brasileira/PUC-Rio. Sala de cursos. Entrada franca.
            

20 a 24.05
quarta a domingo,
14h30
        

Museu Casa de Rui Barbosa participa da 13ª Semana Nacional de Museus

Programação variada que inclui contação de história para o público infantil, mesa-redonda, visitas guiadas especiais ao Museu e oficina de horta doméstica. Museu, jardim, Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti e sala de cursos.
            

22.05
sexta, 15h
        

Cultura brasileira hoje: diálogos

A série se reinicia com a presença do poeta e crítico de arte Ronaldo Brito e do escultor José Resende. Além dos convidados, o evento contará com os debatedores Paulo Sérgio Duarte, Carlos Zílio, Ana Linnemann, Ana Luiza Nobre, Vera Beatriz Siqueira, Patrícia Lambert, Elena O’Neill, Vanda Klabin, Sueli de Lima e Felipe Süssekind. Sala de cursos. Entrada franca.
            

26.05
terça, 18h
        

História e Culturas Urbanas

Palestra “O Rio nas crônicas dos anos 1920”, proferida pela professora Jane Santucci (UFRJ/Belas Artes). Sala de cursos. Entrada franca.
            
          

MÚSICA

21.05
quinta, 12h30
        

Música no Museu

A Fundação Casa de Rui Barbosa receberá três concertos do X RioHarp Festival, com os músicos Andres Izmaylov (Rússia), Alex Martinez (Venezuela) e Alfredo Jorge - Gaston Menguez (Argentina). Auditório. Entrada franca.

            

Nenhum comentário: