sexta-feira, 29 de maio de 2015

Casa de Rui Barbosa | Agenda 01-15.06 2015

         



VI Simpósio Internacional de História do Brasil
         

08 a 11.06,
segunda a quarta
        

O objetivo do evento é mostrar aos pesquisadores nacionais os estudos e as abordagens historiográficas mais recentes sobre o Brasil no século XX elaborados no exterior. O encontro procura estimular o diálogo entre historiadores e pesquisadores nacionais, franceses e norte-americanos. De 8 a 10 de junho, no auditório da Casa Rui Barbosa. Dia 11, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/ IFCS (Largo de São Francisco, 1, RJ). Entrada franca.
         
         

EXPOSIÇÃO

até 09.07
        

Exposição “A Abolição e seus registros na vida privada II”

Desde 2011 o Serviço de Arquivo Histórico e Institucional realiza exposições ligadas à temática da escravidão negra e sua abolição no Brasil. Em 2014 foi realizada a primeira edição da mostra “A Abolição e seus registros na vida privada”, com documentos que retratavam a perspectiva abolicionista. Uma vez que o material não se esgotou e a recepção do público foi boa, a exposição volta com sua segunda edição em 2015. Foram selecionados alguns arquivos do período de 1871 a 1896 que mostram os desdobramentos da lei de 13 de maio; documentos de Rui Barbosa e da Família Barbosa de Oliveira que registram os movimentos pelo fim da escravidão e seu impacto na sociedade brasileira depois de maio de 1888. Museu.

         

IDEIAS

02 e 03.06
terça e quarta,
10h
        

Seminário Rio 450: A Igreja na Cidade

O evento integra as comemorações dos 450 anos da cidade reunindo pesquisas sobre a história da Igreja em sua relação com a sociedade carioca. É uma iniciativa conjunta da Pesquisa em História da FCRB e dos Departamentos de História e de Teologia da PUC-Rio. Observação: A abertura, no dia 2 de junho, será no auditório do RDC, na PUC-Rio. Dia 3 de junho, será no auditório da Casa de Rui Barbosa. Entrada franca.


03.06
quarta, 14h30
        

Memória & Informação

Palestra “As cartas de Luiz Camillo a Mário”, ministrada pela filósofa e doutora em literatura brasileira, Maria Luiza Penna. Sala de cursos. Entrada franca.


10.06
quarta, 17h
        

Estudos de Direito e Política

Palestra “Mobilizações difusas e cultura cívica no Brasil contemporâneo”, ministrada pelo pesquisador da FCRB, Júlio Aurélio (Direito/FCRB). Na ocasião será reinaugurada a exposição “Cidadãos de junho”, que apresenta imagens das manifestações sociais de 2013, cedidas por fotógrafos e fotojornalistas. Sala de cursos. Entrada franca.

         

INCRIÇÕES ABERTAS

15 a 19.06
segunda a sexta,
18h às 21h
        

Curso "Artes Decorativas no Patrimônio Arquitetônico e os ambientes decorativos civis em Portugal e no Brasil (séculos XVIII a XX)"

Aulas ministradas pelo professor doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Haverá certificado de participação para os inscritos com frequência de 75% de presença. Auditório. Entrada franca.

Nenhum comentário: