quarta-feira, 22 de abril de 2015

JULIÃO BOÊMIO E CARLINHOS VERGUEIRO FAZEM TRIBUTO A NELSON GONÇALVES NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Show revisita clássicos dos quase 60 anos de carreira do eterno boêmio e fica em cartaz de 30 de abril a 3 de maio 

A CAIXA Cultural Curitiba promove o encontro de dois músicos consagrados para homenagear um dos grandes nomes da música brasileira. De 30 de abril a 3 de maio, o cavaquinista e compositor paranaense Julião Boêmio recebe o paulista Carlinhos Vergueiro para um tributo a um ídolo comum entre eles, o cantor Nelson Gonçalves (1919-1998).

Com Orlando Silva e Francisco Alves, Nelson formou aquela que ficou conhecida como a trindade vocal masculina da era do rádio, entre as décadas de 1940 e 1960. Mas ao contrário de seus contemporâneos, o eterno boêmio, representante do estilo de voz empostada, soube modernizar o repertório. Em quase 60 anos de carreira, Nelson vendeu 78 milhões de cópias, lançou 128 discos, ganhou 20 discos de platina e 38 de ouro.

A ideia da parceria surgiu em 2013, quando Julião foi convidado para abrir o show de Carlinhos no Teatro do Paiol, em Curitiba. Ao assistir à apresentação, o curitibano logo vislumbrou o tributo. “Pensei que o timbre de voz do Carlinhos se encaixaria muito bem nas músicas interpretadas pelo Nelson Gonçalves. Na hora me veio a ideia de montar um projeto com aqueles grandes clássicos na voz dele acompanhada pelo meu trabalho instrumental”, explica o músico.

Poucos minutos depois, ao ouvir a proposta e sendo um grande fã de todo o repertório do Nelson Gonçalves, Carlinhos já havia aceitado o convite. Desde então, a dupla começou a trabalhar nos arranjos agora apresentados em Curitiba. No palco, eles revisitarão canções como Naquela MesaA Volta do Boêmio, Ronda acompanhados por Vinicius Chamorro (violão), Marcela Zanette (flauta), Luiz Rolim e Ricardo Salmazo (percussão).

Nelson Gonçalves
Nascido em Santana do Livramento (RS), em 1919, é o terceiro maior vendedor de discos da história da música brasileira. Antes da fama, foi jornaleiro, mecânico, engraxate e até campeão paulista de boxe. Foi reprovado em diversos programas de calouros em São Paulo e no Rio de Janeiro, incluindo o de Ary Barroso, antes de gravar o primeiro disco, aos 22 anos. Nelson se consagrou cantando samba-canção, mas também se aventurou por outros gêneros clássicos, como tango, bolero e choro. Seus grandes sucessos incluem Última SerestaMeu Vício é Você, Doidivana, e a clássica A Volta do Boêmio.

Julião Boêmio
Atuando como músico profissional desde os 15 anos, trabalhou com nomes como Paulinho da Viola, Tia Surica, Luizinho 7 cordas, Noite Ilustrada, Guilherme de Brito, Nelson Sargento, Humberto Araújo, Silvério Pontes, Altamiro Carrilho e Quinteto em Branco e Preto. Como integrante da Orquestra à Base de Cordas do Conservatório de MPB de Curitiba, acompanhou os músicos Roberto Correa, Yamandu Costa, Pedro Amorim e Dominguinhos. Em 2003, ganhou o prêmio Saul Trumpet de melhor instrumentista. Venceu ainda cinco vezes o Festival do Clube de Choro de Curitiba. Em 2010, lançou o  primeiro álbum, Feijão no Dente.

Carlinhos Vergueiro
Cantor e compositor, Carlinhos Vergueiro iniciou a carreira artística em 1973, gravando dois compactos. No ano seguinte, lançou Brecha, seu primeiro LP. Tornou-se mais conhecido do grande público ao vencer o Festival Abertura, em 1975, na Rede Globo, com a música autoral Como um Ladrão. Assinou como produtor discos do compositor paulista Geraldo Filme (1980), o último álbum de Nelson Cavaquinho, As Flores em Vida (1985) e A Ópera do Malandro, de Chico Buarque. Sua carreira inclui parcerias com Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Toquinho, Paulo César Pinheiro, João Nogueira, Paulinho da Viola e Adoniran Barbosa, entre muitas outros.



Serviço
Música: Julião Boêmio convida Carlinhos Vergueiro - Uma Homenagem a Nelson Gonçalves
Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba)
Data: 30 de abril a 3 de maio de 2015
Hora: quinta-feira a sábado, às 20h e domingo, às 19h
Ingressos: vendas a partir de 25 de abril (sábado), às 12h. R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntista que pagar com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: