terça-feira, 7 de abril de 2015

CRIANÇAS VIAJAM PELOS SONS DO MUNDO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Espetáculo infantil passeia pela música tradicional de diferentes épocas e países

A CAIXA Cultural Curitiba convida crianças e adultos a uma viagem sonora ao redor do planeta. O espetáculo infantil Pelo Mundo com Mawaca apresenta sons e histórias de países como França, Albânia, Tanzânia, Índia, Portugal, Israel e Brasil. A montagem fica em cartaz nos dias 18 e 19 de abril, sábado e domingo, com duas sessões no primeiro dia.

Desde o canto medieval francês até a animada musicalidade do norte do Brasil, o grupo passeia também por uma canção em suaíli (idioma do Quênia, da Tanzânia e de Uganda), por uma dança portuguesa, um canto indígena da Amazônia, uma oração à deusa indiana Kali e uma dança circular hebraica. Com repertório multicultural, Pelo mundo com Mawaca oferece um leque de possibilidades sonoras e conteúdos para as crianças, em uma trama que educa e entretém a plateia mirim.

No palco, além das vozes de Magda Pucci, Sandra Oakh, Rita Braga e Zuzu Leiva, o público poderá ver e ouvir instrumentos como acordeom, kalimba, sax, flauta, violoncelo e hulusi, além de contrabaixo e percussão, executados pelos músicos Ana Eliza Colomar, Gabriel Levy e Armando Tibério. A direção musical é de Magda Pucci, com direção cênica de Wanderley Piras. A experiência fica completa com os adereços, bonecos e cenários que garantem momentos lúdicos, divertidos e de muita interação com o público.

Oficina
Três cantoras do grupo farão atividades com crianças de 06 a 11 anos, utilizando as canções do espetáculo Pelo Mundo com Mawaca, estimulando o aprendizado musical com brincadeiras de vários lugares do mundo. A oficina Viajando com o Mawaca, será realizada na manhã do dia 19 de abril, domingo, com vagas limitadas.
Sobre o Mawaca
O Mawaca é um grupo que pesquisa e recria músicas das mais diversas culturas musicais do mundo. Formado por um conjunto vocal que interpreta canções em mais de vinte línguas acompanhadas de um grupo instrumental acústico, tem 18 anos de carreira, com seis CDs gravados e quatro DVDs. Referência no cenário da música étnica no Brasil, é reconhecido pela sua pesquisa multicultural.

O repertório do grupo é formado por músicas de tradições como a japonesa e a irlandesa; de países distantes entre si como Finlândia e Japão, África Central e Indonésia, regiões diferentes como Oriente Médio e Península Ibérica. São temas ancestrais que possibilitam a pesquisa de sonoridades múltiplas revelando as características étnicas locais buscando sempre estabelecer inter-relações com elementos da música brasileira.
Repertório

Eh Boi – Canto do norte do Brasil
Zemer Atik – Dança Hebraica
Baidouska – Dança Grega
Allunde, Alluya – Oração do Deus Sol da Tanzânia (suaíli)
Çirigoça – Dança de Miranda do Douro de Portugal
Koi Txangaré – Cantiga antropofágica Paiter Suruí de Rondônia
Hotaru Koi – Canção do Vagalume do Japão
Soran Bushi – Canção dos pescadores de Hokkaido do Japão
D’ous viens-tu bergère? – Canção pastoral medieval de Champagne na França Kali – Oração à Deusa Kali da Índia
Pra qualquer santo – Cordel de Patativa do Assaré
Jarnana – Canção de amor da Albânia
Cangoma – Jongo afro-brasileiro



Serviço:
Espetáculo infantil: Pelo mundo com Mawaca
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: dias 18 e 19 de abril de 2015
Hora: sábado, às 15h e 17h e domingo às 15h
Ingressos: vendas a partir de 11 de abril (sábado), às 12h. R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntista que pagar com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das
16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Oficina: Viajando com o Mawaca
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: dia 19 de abril de 2015
Hora: domingo, das 10h às 12h
Faixa Etária: 6 a 11 anos
Vagas: 15 crianças
Inscrições: 
de 12 a 15 de abril, pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br, informando idade da criança, telefone e e-mail dos pais

Nenhum comentário: