terça-feira, 7 de abril de 2015

Com regência de maestro italiano, Coro da Camerata apresenta obra de Rossini


          

O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba recebe neste fim de semana o maestro italiano Massimiliano Carraro para duas apresentações da “Petite Messe Solennelle”, de Gioachino Rossini (1792-1868). O programa será apresentado na Capela Santa Maria - Espaço Cultural, nesta sexta-feira (10), às 20h, e sábado (11), às 18h30. O concerto terá acompanhamento de Clenice Ortigara (piano) e Ben Hur Cionek (órgão).

A “Petite Messe Solennelle” pode ser considerada como o “testamento espiritual” de Rossini, talvez um presságio de sua morte próxima. Foi escrita em 1864 e obteve grande sucesso em sua época. A obra tem 14 movimentos ricos em inventividade harmônica e melódica, e se caracteriza por uma alternância entre música sacra e profana. É considerada uma obra-prima do compositor italiano, conhecido sobretudo por suas óperas, como O Barbeiro de Sevilha (1816), Cinderela (1817) e Semiramide (1823).

Para que o público possa conhecer mais sobre a obra e sobre o compositor Gioachino Rossini, as apresentações são antecedidas por uma breve palestra da cantora lírica Priscilla Battini Prueter, mestre em Música pela UFPR e especialista em regência coral. As palestras começam 45 minutos antes de cada espetáculo.    

O regente Massimiliano Carraro é nascido em Milão, onde também desenvolveu sua trajetória musical. Diplomou-se em piano, cravo, órgão, composição polifônica vocal, regência coral, composição e regência no Conservatório Giuseppe Verdi. De 1975 a 1992, foi professor de piano e composição na Escola Municipal de Música de Milão, quando colaborou com importantes instituições de formação, como a Escola de Fiesole e a Escola de Formação e Desenvolvimento do Teatro alla Scala de Milão, o Teatro Régio de Turin e o Teatro da Ópera de Roma. Participou de concertos pela Europa com alguns dos mais importantes cantores líricos italianos.

Referência em música vocal - O concerto é o primeiro do Coro da Camerata nesta temporada de 2015, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. O Coro da Camerata é atualmente uma das principais referências da música vocal no Brasil. Ao abordar diferentes vertentes, com a incorporação da música contemporânea e estreias de peças escritas especialmente para o grupo, o Coro adquiriu a marcante característica de transitar com autoridade por um vasto e eclético repertório. O investimento em espetáculos diferenciados e a realização de grandes apresentações renderam ao grupo reconhecimento que extrapolou fronteiras.
Entre os concertos internacionais mais significativos destaca-se a turnê por cinco cidades alemãs, cantando “a cappella” e com a Orquestra de Câmara da Philarmonica de Arad (Romênia), em 2006. No ano seguinte, o grupo excursionou por Portugal, acompanhando a Orquestra Sinfônica da Póvoa do Varzim, a convite do 29º Festival Internacional de Música do Algarve. Em 2008, integrou o 8º Simpósio Mundial de Música Coral, realizado em Copenhague (Dinamarca), quando apresentou os espetáculos “Cores do Brasil” e “Lampejos da Música Sacra no Brasil”.
A participação no 18º Festival Corale Internazionale – La Fabbrica Del Canto, na Itália, em 2009 – resultado do sucesso alcançado na Dinamarca –, fez com que o Coro levasse quatro programas diferentes para uma série de dez concertos pela região da Lombardia, com início na cidade de Legnano e término em Milão. A performance obteve críticas favoráveis da imprensa europeia, que elegeu o Coro da Camerata como um dos dez melhores grupos vocais da atualidade. Em 2013, o grupo representou o Brasil na Bienal de Coros de Aachen (3ª Internacional Chorbiennale), na Alemanha, ao lado de diversos grupos internacionais e dos melhores coros profissionais alemães, interpretando programas de música popular e música sacra brasileira.
A versatilidade do Coro da Camerata tem se confirmado com a realização, nos últimos anos, de programas cênicos que valorizam a qualidade musical, somada à criatividade no uso da expressão corporal, figurinos, maquiagem, adereços, cenário e luzes. O trabalho vitorioso do grupo teve o respaldo de nomes consagrados na música, como a cantora lírica Neyde Thomas, orientadora de técnica vocal no período de 1992 a 2011; o maestro Wagner Polistchuk, que assumiu a direção artística da Camerata Antiqua de Curitiba (Coro e Orquestra) de 2009 a 2011; e a regente titular do Coro, Helma Haller, de 2009 a 2012. Em 2013 e 2014, a maestrina cubana Maria Antonia Jimenez assumiu a regência. Atualmente, a maestrina Mara Campos está à frente do Coro da CAC como regente titular.

            Serviço:
Coro da Camerata Antiqua de Curitiba
“Petite Messe Solennelle”, de Gioachino Rossini (1792-1868)
Regência: Massimiliano Carraro (Itália)
Piano: Clenice Ortigara. Órgão: Bem Hur Cionek
Palestrante: Priscilla Battini Prueter
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Datas e horários:
10 de abril de 2015 (sexta-feira), às 20h. Pré-concerto às 19h15
11 de abril de 2015 (sábado), às 18h30. Pré-concerto às 17h45
Ingressos: R$ 30 e R$ 15
Informações: (41) 3321-2840 e 3321-2842

PROGRAMA
Gioachino Rossini (1792-1868)
Petite Messe Solennelle

Primeira Parte
1. Kyrie (solistas e coro)
2. Gloria (soprano solo e coro)
3. Gratias Agimus (trio contralto, tenor, baixo)
4. Domine Deus (tenor solo)
5. Qui Tollis (dueto soprano, contralto)
6. Quoniam (baixo solo)
7. Cum Sancto Spiritu (solistas e coro)

Segunda Parte
8. Credo (coro)
9. Crucifixus (soprano solo)
10. Et resurrexit (solistas e coro)
11. Preludio (piano solo)
12. Sanctus (coro à capela)
13. O Salutaris Ostia (soprano solo)
14. Agnus Dei (solistas e coro)

Nenhum comentário: