segunda-feira, 2 de março de 2015

OFICINA - CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA O FANTÁSTICO MUNDO DO TEATRO DE SOMBRAS



Oficina vai abordar os processos criativos de uma das mais antigas manifestações artísticas


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 10 a 13 de março, a oficina “O Fantástico Mundo do Teatro de Sombras”, da Companhia da Sombra, grupo teatral paulista especializado no gênero de animação. A oficina tem entrada franca e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br a partir do dia 1 de março.

A Companhia das Sombras busca a retomada da ancestralidade do fazer artístico, que é a brincadeira com as luzes, levando os participantes para um mundo de muitas descobertas. A oficina vai abordar as mais diferentes esferas desta arte: sombra de silhuetas recortadas em diferentes materiais; a sombra obtida com objetos tridimensionais; as sombras corporais; o processo de criação, práticas de dramaturgia, a iluminação no teatro de sombras, entre outros processos.

O Teatro de Sombras
Uma das mais antigas manifestações teatrais, o teatro de sombras esteve por muito tempo adormecido, sendo desenvolvido, em sua maioria, na China e na Índia, berço dessa linguagem teatral. A partir dos anos 70 houve um renascimento do Teatro de Sombras no Ocidente e, no Brasil, esta arte vem crescendo de modo significativo.

A ideia desta forma de teatro é compreender a sombra como elemento artístico. A linguagem é híbrida e dialoga com vários campos, tornando possível a expressão de algo real de uma forma lúdica, afastando-se da estética realista-naturalista, possibilitando a abrangência de toda a complexidade do mundo contemporâneo.

O ressurgimento desta linguagem na contemporaneidade propõe um contraponto ao desenvolvimento tecnológico, com a possibilidade de cruzamento de técnicas muito antigas e tradicionais com a tecnologia atual, criando um teatro de sombras que dialoga com a atualidade.


Serviço:
Show: O Fantástico Mundo do Teatro de Sombras
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) – Galeria Térreo
Data: de 10 a 13 de março de 2015 (de terça a sexta-feira)
Hora: de terça a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 16h
Inscrições: Gratuitas. A partir do dia 01 de março pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br
Informações: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Vagas: 25


Nenhum comentário: