segunda-feira, 2 de março de 2015

CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA O FANTÁSTICO CIRCO-TEATRO DE UM HOMEM SÓ

A peça tem referência nos pequenos circos do interior


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 13 a 15 de março, o espetáculo O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só, da companhia gaúcha Cia Rústica. A peça tem referência nos pequenos circos do interior e mostra que, em meio a tantos efeitos e luzes fluorescentes, o fantástico pode nascer das coisas mais simples. A montagem foi escrita em parceria entre Heinz Limaverde e a diretora Patrícia Fagundes e foi indicada em todas as categorias do Prêmio Açorianos 2011, sendo contemplada com os Prêmios de Melhor Direção e Figurino. A Cia Rústica oferece também a oficina Poéticas Festivas, em que os participantes vão fazer uma viagem compacta pelo universo de criação da companhia, desvendando os bastidores dos processos de ensaios.

Desde o início do século XX, o modelo do circo - fragmentado, híbrido, popular e polifônico - interessa e fascina a todas as artes, as quais recebe e serve, sem preconceito. Nesta peça, Limaverde transita por vários tipos do imaginário circense, como a mulher barbada, o mágico, a vedete, o cantor, o palhaço, além de expor sua própria persona, tecendo memória com o instante efêmero da cena. O jogo com a teatralidade é um recurso importante da montagem: o ator transforma-se continuamente diante do público, joga com diferentes possibilidades de atuação, canta, dança, narra, confessa, brinca, opera o som. Inspirando-se na estrutura polifônica do espetáculo circense, a dramaturgia combina o universal com o pessoal, através de referências do circo com memórias e experiências do ator.

O próprio circo é um gênero espetacular plural. Abertura, diversidade e multiplicidade - não é esse o modelo celebrado na arte contemporânea? Nada mais velho e mais novo que o circo. Longe das bilheterias milionárias e recursos sofisticados dos grandes circuitos mundiais, a tradição do circo sobrevive através de pequenas trupes que transitam pelo interior do Brasil. À margem dos grandes centros e da soberania dos meios de comunicação de massa, os pequenos circos articulam interstícios sociais diferenciados, espaços de convivência, socialização e encontro onde o real e o sonho dançam no picadeiro, onde o riso, o medo e o fantástico se alteram em um movimento de ruptura efêmera do cotidiano. O circo errante pelos cantos das cidades, o combate contra a gravidade que diz que toda arte lança um desafio. Saltimbancos e palhaços, seu destino escreve a beleza e a precariedade da aventura criadora, a ironia da existência sob seu nariz.

Sobre a Cia Rústica:
A Cia Rústica surge em 2004 (Porto Alegre- RS), com o objetivo de criar uma zona autônoma de trabalho entre artistas plurais. É um dos núcleos teatrais mais significativos da cidade, desenvolvendo uma trajetória de investigação consistente, projetos relevantes, espetáculos premiados e reconhecidos pelo público. Propõe a composição de um pensamento não dissociado do corpo, uma crítica atravessada de poesia e humor, o trânsito entre diferentes linguagens artísticas. Investiga o teatro como espaço de encontro, experiência e mecanismo de conexões, dentro da perspectiva de uma ética da festividade na criação cênica: uma ética do encontro e da diversidade, que celebra o corpóreo, o prazer e o próximo.

O primeiro projeto da Cia Rústica levou à cena três textos de Shakespeare, investigando uma linguagem contemporânea a partir da tradição de uma forma cênica potente: Macbeth (2004), Sonho de Uma Noite de Verão (2006) e A Megera Domada (2008). Além das montagens, o projeto promoveu oficinas, debates, ensaios abertos e apresentações em espaços não convencionais e para espectadores de distintos grupos sociais, buscando a ampliação dos campos de ação artística. Os espetáculos foram contemplados com vários Prêmios Açorianos (Prefeitura Municipal de Porto Alegre), Braskem e Quero-Quero.

Em 2010, a companhia começa a Trilogia Festiva, composta por Clube do Fracasso (2010), Natalício Cavalo (2013) e Caóticas (prevista para 2015). As montagens propõem a criação de dramaturgia, em uma composição que transita entre memória e presente, humor e poesia, real e teatralidade, incorporando elementos de vídeo, música ao vivo, dança, teatro documental. Foram contempladas com o Prêmio Funarte Myriam Muniz e receberam vários outros prêmios e indicações, incluindo Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia e Prêmio RBS Cultura Melhor Espetáculo Júri Popular (Clube do Fracasso) e Prêmio Braskem em Cena Melhor Espetáculo (Natalicio Cavalo). Além da Trilogia, em 2010 a companhia estreia o projeto Trânsitos, infiltrações poéticas pelas ruas da cidade, investigando possibilidades de intervenção urbana. Desvios em Trânsito, uma intervenção realizada em ruas do centro urbano que propõe desvios nas trajetórias retilíneas do cotidiano, acontece desde 2010. Cidade Proibida, é uma intervenção-espetáculo que propõe a invenção de espaços de convívio em lugares que durante a noite tornamse proibidos pela ameaça potencial de violência presente paisagem urbana, iniciando sua ação em 2013. Em 2011, estreia O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só.

Em 2014, a Cia Rústica participa de Residência Artística no Festival Palco Giratorio do Sesc RS com seu repertório completo, que inclui todas as produções realizadas desde 2010. Realiza o projeto Cia Rústica em Circuito (Prêmio Funarte Myriam Muniz), que leva Natalicio Cavalo, Desvios em Trânsito, Clube do Fracasso e a oficina Poéticas Festivas à cinco cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ficha Técnica:
Dramaturgia: Heinz Limaverde e Patrícia Fagundes
Direção: Patrícia Fagundes. Elenco: Heinz Limaverde


 
Serviço:
Teatro: Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 13 a 15 de março de 2015 (de sexta-feira a domingo)
Horário: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: Vendas a partir de 7 de março (sábado), às 12h. R$10 e R$5 (meia) - conforme legislação e correntista CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Oficina: Poéticas Festivas
Data: 14 de março - das 14h30 às 17h30
Público-alvo: Atores, diretores, bailarinos, estudantes de artes cênicas.
Número de vagas: 18
Inscrições: caixacultural08.pr@caixa.gov.br, a partir de 02/03/2015
Informações: facebook: /caixaculturalcuritiba


Nenhum comentário: