segunda-feira, 9 de março de 2015

Duas décadas em fotos



Quatro exposições fotográficas iniciam as comemorações
dos 20 anos do Pé no Palco

Há 20 anos a diretora, atriz e arte educadora Fátima Ortiz inaugurava o Pé no Palco, espaço de criação artística e cursos livres de teatro. O local escolhido foi o Teatro Novelas Curitibanas. Como o espaço ficou pequeno para tantos alunos, três anos depois ela migrou para onde hoje funciona o Portão Cultural. Em busca de atingir novos públicos, a escola foi instalada, em 2002, no bairro Rebouças, com intensa produção teatral e sociocultural. Desde então ela conta com uma extensa equipe de atores e arte-educadores que ministram as aulas e participam das montagens do Pé no Palco.

Para comemorar a data, o Portão Cultural vai abrigar durante o Festival de Curitiba uma programação especial realizada pelo Pé no Palco. E uma parte desta mostra poderá ser conferida a partir de 12 de março. São quatro exposições fotográficas que contribuem para contar a história destes 20 anos de criação artística e educação sociocultural. As imagens foram capturas pelos fotógrafos Edu Camargo, Mariza Tezelli, Laiz Zotovici, Olívia D’agnoluzzo e Marina Tortelli 

Na exposição “Linha do Tempo” será possível conferir fotos de espetáculos dos cursos livres de teatro, realizados nestas duas décadas. Já a mostra “Arte Educação” apresenta imagens dos diversos projetos socioculturais realizados pela escola, da qual alunos de escolas públicas fazem gratuitamente aulas de teatro. Os projetos são viabilizados por meio da Associação Amigos do Pé no Palco, coordenados pela sócia de Fátima no Pé no Palco, a atriz e produtora Giselle Lima.

O trabalho “Cia. Pé no Palco” exibe uma retrospectiva das peças da companhia estável do grupo, entre elas “O Conto da Ilha Desconhecida”, “O Olho D´Água, “Rumo à Terra”, “Que História É Essa”, “O Amor Seja Como For” e “Caminho dos Girassóis”. E, por último, a exposição “Mãos de Fátima”, um projeto do fotógrafo Edu Camargo com imagens de Fátima Ortiz, que interpretou diferentes personagens especialmente para as fotos.

Durante o período das exposições, o Portão Cultural ainda contará com um espaço especial, chamado Frutos do Pé, do qual alunos, ex-alunos e artistas que tiveram ligação com o Pé no Palco poderão anexar fotos de apresentações, aulas ou eventos na escola.

SERVIÇOExposição Linha do Tempo - Espetáculos dos cursos livres de teatro – 20 anos.
Exposição Arte Educação - Projetos socioculturais.
Exposição Companhia Pé no Palco - Espetáculos da companhia estável.
Exposição Mãos de Fátima - Um ensaio do improviso.

Fotos de Edu Camargo, Mariza Tezelli, Laiz Zotovici, Olívia D’agnoluzzo e Marina Tortelli
Abertura das exposições: 12 de março de 2015, às 19h30.
Período expositivo: até 24 de maio de 2015.
Entrada gratuita.

LOCAL: Portão CulturalAv. República Argentina, 3430 – Portão – Curitiba/PR.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Fone: (41) 3229-4482

Nenhum comentário: