Dentro das comemorações dos 322 anos de Curitiba, a Camerata Antiqua abre a temporada 2015 com duas apresentações na Capela Santa Maria neste final de semana. O concerto dedicado à Semana Santa terá obras de Johann Sebastian Bach sob a regência do maestro mineiro Luís Otávio Santos e como solistas Luciana Melamed (soprano), Daniele Oliveira (contralto), Sidney Gomes (tenor) e
Cláudio de Biaggi (baixo).
No sábado (28), a apresentação começa às 20h e no domingo às 18h30 com ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). A temporada 2015 de apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba é patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.
O espetáculo de estreia da temporada 2015 também dá início aos pré-concertos – breves palestras ministradas por convidados antes das apresentações. Neste fim de semana, quem fala ao público é o mestre em música e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, Marco Aurélio Koentopp.
Programa
A primeira parte da apresentação da Camerata reserva no programa a Cantata de "BWV 4 – Christlag in Todesbanden" (Cristo jazia sob mortalhas). A obra composta para o 1º Dia da Festa da Páscoa foi estruturada em oito movimentos, divididos em partes solos com árias e duetos, coro e orquestra.
A
cantata é uma peça vocal sacra que floresceu primeiramente na Itália,
no começo do século XVII. No século XVIII, porém, a forma desenvolveu-se
para incluir várias vozes solo, coro e orquestra. A cantata de igreja
ou cantata da chiesa luterana alemã, que se tornou famosa graças a
Johann Sebastian Bach, usava texto bíblico e apresentava árias,
recitativos e corais.
Na
segunda parte, a peça "Oster-Oratorium BWV 249" (Oratório de Páscoa),
composta em 1736, também de Johann Sebastian Bach (1685-1750), completa o
espetáculo. A peça, composta para vozes solistas, coro e orquestra tem
quatro personagens atribuídos aos quatro cantores solistas que
representam os discípulos, como: Simão Pedro (tenor) e João Apóstolo
(baixo), que aparecem em primeiro dueto correndo para o túmulo de Jesus e
acham-no vazio, mas encontram lá Maria Madalena (contralto) e "a outra
Maria" (soprano). A música é festivamente famosa pelo desenrolar
histórico do texto sobre a ressurreição de Jesus, e pela instrumentação
inserida por Bach que são os trompetes, tímpanos, oboés, oboé d'amore,
fagote, flauta transversal, cordas e contínuo.
A
Camerata Antiqua é mantida pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC e
administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC.
Serviço:
CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA - ABERTURA DA TEMPORADA 2015 CONCERTO DE PÁSCOA
Regência Luís Otávio Santos (Minas Gerais)
28 de março, 20h – Pré-concerto, 19h15 – Capela Santa Maria Espaço Cultural
29 de março, 18h30 – Pré-concerto, 17h45 – Capela Santa Maria Espaço Cultural
Concerto comemorativo aos 322 anos de Curitiba
Ingressos: R$ 30 e R$ 15
Informações: 3321 2840 / 3321 2842
CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA - ABERTURA DA TEMPORADA 2015 CONCERTO DE PÁSCOA
Regência Luís Otávio Santos (Minas Gerais)
28 de março, 20h – Pré-concerto, 19h15 – Capela Santa Maria Espaço Cultural
29 de março, 18h30 – Pré-concerto, 17h45 – Capela Santa Maria Espaço Cultural
Concerto comemorativo aos 322 anos de Curitiba
Ingressos: R$ 30 e R$ 15
Informações: 3321 2840 / 3321 2842
PROGRAMA
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Cantata BWV 4 – Christlag in Todesbanden
(para o 1º dia da Festa de Páscoa)
1. Sinfonia
2. Coro Versus I: Christlag in Todesbanden
3. Dueto (Soprano, Contralto) Versus II: Den Todniemand zwingen kunnt
4. Ária (Tenor) Versus III: Jesus Christus, Gottes Sohn
5. Coro Versus IV: Es war ein wunderlicher Krieg
6. Ária (Baixo) Versus V: Hier ist das rechte Osterlamm
7. Dueto (Soprano, Tenor) Versus VI: So feiern wir das hohe Fest
8. Coral Versus VII: Wir essen und leben wohl
(para o 1º dia da Festa de Páscoa)
1. Sinfonia
2. Coro Versus I: Christlag in Todesbanden
3. Dueto (Soprano, Contralto) Versus II: Den Todniemand zwingen kunnt
4. Ária (Tenor) Versus III: Jesus Christus, Gottes Sohn
5. Coro Versus IV: Es war ein wunderlicher Krieg
6. Ária (Baixo) Versus V: Hier ist das rechte Osterlamm
7. Dueto (Soprano, Tenor) Versus VI: So feiern wir das hohe Fest
8. Coral Versus VII: Wir essen und leben wohl
Oster-Oratorium BWV 249 (Oratório de Páscoa)
1. Sinfonia
2. Adágio
3. Dueto (tenor, baixo) e Coro: Kommt, eilet und laufet
4. Recitativo (contralto, soprano, tenor, baixo): O kalter Männer Sinn!
5. Ária (soprano): Seele, deine Spezereien
6. Recitativo (tenor, baixo, contralto): Hier ist die Gruft
7. Ária (tenor): SanftesollmeinTodeskummer
8. Recitativo (soprano, contralto): Indessen seufzen wir
9. Ária (contralto): Saget, saget mir geschwinde,
10. Recitativo (baixo): Wir sind erfreut
11. Coro: Preis und Dank
1. Sinfonia
2. Adágio
3. Dueto (tenor, baixo) e Coro: Kommt, eilet und laufet
4. Recitativo (contralto, soprano, tenor, baixo): O kalter Männer Sinn!
5. Ária (soprano): Seele, deine Spezereien
6. Recitativo (tenor, baixo, contralto): Hier ist die Gruft
7. Ária (tenor): SanftesollmeinTodeskummer
8. Recitativo (soprano, contralto): Indessen seufzen wir
9. Ária (contralto): Saget, saget mir geschwinde,
10. Recitativo (baixo): Wir sind erfreut
11. Coro: Preis und Dank
Nenhum comentário:
Postar um comentário