Liderada
por Adriano Pedrosa, nova estrutura passa a ter curadores adjuntos que
trabalharão em áreas específicas da coleção do Museu
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - implantará uma nova
estrutura curatorial. Liderada por Adriano Pedrosa, a Diretoria
Artística passará a contar com curadores adjuntos que trabalharão
remotamente em áreas específicas da coleção, passando períodos ao longo
do ano no Museu. A equipe terá também uma curadora assistente, que se
dedicará ao MASP em tempo integral, um arquiteto para cuidar da
expografia, redesenho e readequação dos espaços internos do edifício, e
um designer, que trabalhará com a nova identidade do Museu e com suas
publicações.
Os novos
integrantes da equipe são Julieta González, curadora adjunta de Arte
Moderna e Contemporânea; Rosângela Rennó, curadora adjunta de
Fotografia; Patrícia Carta, curadora adjunta de Vestuário e Moda; Luiza
Proença, curadora assistente; Martin Corullon, arquiteto; e Raul
Loureiro, designer.
O curador
adjunto de Arte Europeia será anunciado em 2015. O MASP está em diálogo
com museus europeus para estabelecer um programa de colaborações nesse
sentido. Outros curadores adjuntos poderão se juntar à equipe no futuro,
incluindo profissionais para trabalhar com os acervos de Arte Africana,
Arte Asiática, Arqueologia e Cultura Indígena.
Sobre a equipe
Julieta Gonzalez é
curadora sênior no Museo Tamayo, da Cidade do México. Foi curadora de
Arte Contemporânea no Museo Alejandro Otero e no Museo de Bellas Artes
de Caracas (1999–2003), co-curadora da 2a Trienal Poligráfica
de San Juan, sob a direção de Adriano Pedrosa, e curadora associada de
Arte Latino Americana da Tate Modern (2009-12). Curou diversas
exposições, entre elas monográficas de Jac Leirner (Museo Tamayo, 2014) e
Juan Downey (Museo Tamayo, 2013), e “Etnografía modo de empleo” (Museo
de Bellas Artes de Caracas, 2003). Vive na Cidade do México.
Rosângela Rennó
é artista e fotógrafa, formada em Arquitetura pela Escola de
Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e em Artes Plásticas
pela Escola Guignard de Belo Horizonte. É doutora em Artes pela Escola
de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Participou das
Bienais de Berlim (2001), Gwangju (1997), Havana (1994, 2007),
Johanesburgo (1997), Mercosul (1997, 2009), Moscou (2012), Nova Orleans
(2008), São Paulo (1994, 1998, 2011), Valencia (2007) e Veneza (1993,
2003). Exposições individuais recentes incluem o Centro Atlântico de
Arte Moderno (Las Palmas, Gran Canária, 2014), Galeria Vermelho (São
Paulo, 2014), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, 2012) e Fotomuseum
Winterthur (2012). Vive no Rio de Janeiro.
Patricia Carta estudou publicidade na Fundação Armando Alvares Penteado e é jornalista e editora de moda. Foi editora de moda da Revista da Folha (1993-97), diretora da edição brasileira da Vogue (2003-10) e uma das curadoras do livro Sample,
que apontou cem jovens estilistas do mundo (Londres, Phaidon, 2005).
Desde 2011 é a diretora da edição brasileira da revista Harper's Bazaar.
É sócia da Carta Editorial, que também edita publicações customizadas,
como a revista I do Iguatemi e o site RG. Vive em São Paulo.
Luiza Proença atuou como crítica no Programa de Fotografia do Centro Cultural São Paulo (2009-10) e participou do Programa Independente da Escola São Paulo PIESP (2011-12). Foi co-curadora do Rumos Artes Visuais (Itaú Cultural, 2011-13),
curadora assistente do projeto "O interior está no exterior", na Casa
de Vidro de Lina Bo Bardi (2011-13), coordenadora editorial da 9ª Bienal do Mercosul (2013) e curadora associada da 31ª Bienal de São Paulo (2014). Vive em São Paulo.
Raul Loureiro
é designer gráfico. Trabalhou no Departamento de Design do Musem of
Modern Art, em publicações e exposições (Nova York, 1994-98). Foi
responsável pela identidade visual e publicações da 24ª Bienal de São
Paulo (1998), em colaboração com Paulo Herkenhoff e Adriano Pedrosa.
Desde 1999 colabora com a Companhia das Letras, tendo criado seu manual
de estilo e desenhado centenas de capas e livros. Entre 2000 e 2004, foi
diretor de arte da editora Cosac Naify. Em colaboração com Claudia
Warrak, desenhou a atual marca da editora. Ainda em colaboração com
Warrak, foi responsável pelo projeto gráfico da revista Piauí
(2005). Desde 2009 realiza projetos editoriais e expositivos para o
Instituto Moreira Salles. Desde 2013 co-edita com Samuel Titan Jr. a
coleção Fábula, de literatura, para Editora 34. Vive em São Paulo.
Martin Corullon é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e
dirige o escritório METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS desde 2000. Foi autor
do projeto expográfico da 30ª Bienal de São Paulo (2012) e coordenador
da equipe de arquitetura da 23ª Bienal (1996) e da 24ª Bienal (1998).
Foi co-curador do pavilhão do Brasil na 10ª Mostra de Arquitetura de
Veneza (2006). Entre 2008 e 2009 trabalhou no escritório
Foster+Partners, em Londres. Realizou projetos como a Nova Galeria Leme
(São Paulo, 2012) e o conjunto arquitetônico do Cais das Artes – museu e
teatro (Vitória, 2015), em colaboração com Paulo Mendes da Rocha. Vive em São Paulo.
Edifício do MASP
Também foi anunciada a contratação
da Piratininga Escritórios Associados para desenvolver o plano diretor
do edifício do MASP. Os trabalhos serão liderados pelo arquiteto José
Armênio de Brito Cruz, que estará encarregado, ainda, pela interlocução
da instituição com a Prefeitura de São Paulo e os Departamentos de
preservação do patrimônio arquitetônico, pensando no edifício em seu
contexto.
José
Armênio de Brito Cruz é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da Universidade de São Paulo e sócio fundador do escritório
Piratininga Arquitetos Associados (PAA). É autor dos projetos de reforma
da biblioteca Mário de Andrade e da biblioteca do prédio da
FAU-USP. Atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente Extraordinário do
IAB e de Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento
São Paulo. Vive em São Paulo.
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