quarta-feira, 7 de maio de 2014

Em visita ao Brasil o pensador e psiquiatra italiano Mauro Maldonato traça diálogo entre as tendências da neurociência e da psiquiatria contemporânea com as questões da condição humana na filosofia.








Explorador do Mistério



Em visita ao Brasil, autor exclusivo das Edições Sesc São Paulo, o pensador e psiquiatra italiano Mauro Maldonato traça diálogo entre as tendências da neurociência e da psiquiatria contemporânea com as questões da condição humana na filosofia.



Poucos são os autores contemporâneos que conseguem reunir em seus escritos ampla interlocução com os diversos campos intelectuais para a investigação humana, seja ele filosófico, artístico e científico. Diálogo este - sob a luz dos saberes atuais - que se propõe o psiquiatra e pensador italiano Mauro Maldonato, que lança, pelas Edições Sesc São Paulo, no mês de maio, o seu novo livro Da mesma matéria que os sonhos: sobre consciência, racionalidade e livre-arbítrio. Nesta oportunidade, Maldonato promoverá os relançamentos de A Subversão do Ser e Raízes Errantes, este último com prefácio de Edgar Morin. As duas obras ganharam revisão ampliada, novo design de capa e orelhas escritas pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto e pela Profa. Zilda Iokoi, da FFLCH - USP.



Em sua última visita ao país, em 2012, para o lançamento de Passagens de Tempo(2012), o peculiar traço de um investigador da alma humana, que não abandona as referências de outras ciências e saberes, articula-se no livro a partir da preocupação com a corporeidade como crítica na questão do tempo.  Foi assim, também, em Raízes Errantes(2004), livro em que o caminho do pensamento se entrecruza com referências literárias e poéticas, desde Eugenio Montale, Giacomo Leopardi, Marcel Proust e Fernando Pessoa e a música de Franz Schubert e Richard Wagner. Em A subversão do ser(2001), por exemplo,a sua experiência na clínica fenomenológica adentra um dos temas mais instigantes – e importantes – da contemporaneidade, a questão da alteridade/identidade.



Com prefácio do jornalista científico e editor-chefe da revista Scientific American Brasil Ulisses Capozzoli e orelha de Dr. Ricardo Pietrobon da Duke University -Department of Medicine, Da mesma matéria que os sonhos: sobre consciência, racionalidade e livre-arbítrio, é uma reunião de ensaios e artigos escritos para publicações reconhecidas na área das ciências como a Scientific American e a Mente & Cérebro. No novo título, Maldonato se debruça – sem, contudo, abandonar a sua formação crítica em Filosofia - sobre os atuais estudos do cérebro humano nas neurociências.



O livro será lançado em duas datas. Dia 20 de maio, terça-feira, às 19h30,na Livraria da Vila (unidade Lorena), com um bate-papo acompanhado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto e no dia 28 de maio, quarta-feira, às 20h,na Casa do Saber, com um bate-papo com o público e sessão de autógrafos. Em ambas as ocasiões, os livros A subversão do ser e Raízes errantes ganham, pelas Edições Sesc São Paulo, segunda edição e relançamento. O autor ainda participa do Simpósio Sesc de Atividades Físicas Adaptadas 2014, com a conferência inaugural “Entre consciência e mundo: a fronteira enigmática do corpo”, no Sesc São Carlos, dia 14 de maio, quarta-feira,às 20h30. No dia 16 de maio, sexta-feira, participa do Salão de Ideias da14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com a palestra "O tempo presente - perspectivas éticas, políticas e culturais para o século XXI”, às 20h30. Dias 23 e 24 de maio, o autor ainda participa do evento Educar Educador com as palestras "Carta para um jovem de amanhã: em um mundo de opiniões procura a verdade”, sexta-feira, às 14h30 e "No futuro a escola será como a de hoje?", sábado, às 14h30,no Imigrantes Exhibition & Convention Center. E ainda conversa com o público sobre os livros no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, dia 29 de maio, quinta-feira, às 19h30.



FICHA TÉCNICA:



*Da mesma matéria que os sonhos: sobre consciência racionalidade e livre-arbítrio

*A Subversão do Ser

*Raízes Errantes



Autor: Mauro Maldonato

Consultoria editorial: Nurimar Falci

Tradução:Roberta Barni

Editora: Edições Sesc São Paulo
ISBN Da mesma matéria que os sonhos: 978-85-7995-089-6

ISBN A Subversão do Ser: 978-85-7995-088-9

ISBN Raízes Errantes: 978-85-7995-087-2


As publicações das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridas em todas as unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

SERVIÇO COMPLETO:

Lançamento de “Da mesma matéria que os sonhos: sobre consciência, racionalidade e livre-arbítrio” e relançamentos de “Raízes Errantes” e “A subversão do ser”.



Livraria da Vila – Lorena

Dia 20 de maio (terça-feira)

Bate papo com o crítico literário Manuel da Costa Pinto.

Horário:18h30 às 21h30

Local:Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1731.

Informações: Na ocasião haverá sessão de autógrafos com o autor.



Casa do Saber

Dia 28 de maio (quarta-feira)

Bate papo com o público.

Horário: 20h

Local: Casa do Saber – Rua Dr. Mário Ferraz, 414.

Informações: Na ocasião haverá sessão de autógrafos com o autor.



EVENTOS:



Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas 2014

Dia 14 de maio (quarta-feira)

Horário: 20h30

Local:SESC São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700

Informações: Conferência inaugural “Entre consciência e mundo: a fronteira enigmática do corpo”.



14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Dia 16 de maio (sexta-feira)

Horário:20h30

Local:Teatro Municipal de Ribeirão Preto - Praça Alto do São Bento s/nº

Informações:Palestra "O tempo presente - perspectivas éticas, políticas e culturais para o século XXI”.



Educar Educador

Dias 23 e 24/05 (sexta e sábado)

Palestra "Carta para um jovem de amanhã: em um mundo de opiniões procura a verdade" (sexta, às 14h30)

Palestra "No futuro a escola será como a de hoje?" (sábado, às 14h30)

Local: Imigrantes Exhibition&Convention Center - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5



Centro de Pesquisa e Formação - Sesc SP

Dia 29/05 (quinta-feira)

Palestra “A arte de falar em público”

Horário: 19h30

Local:Sesc Vila Mariana - Rua Pelotas 141 – 5º andar da Torre A.





TRAJETÓRIA E OBRA DO AUTOR

A reedição de A Subversão do Ser e Raízes Errantes, e a publicação de Da Mesma Matéria que Os Sonhos apresentam uma etapa crucial no caminho intelectual e de pesquisa de Mauro Maldonato.

Num diálogo intenso entre Psiquiatria e Filosofia, Neurociências e Literatura o autor procura mostrar como a razão e a fantasia, o sentimento e a imaginação não se contrapõem, mas são parte essencial da natureza humana.

Suas pesquisas constituem uma viagem por territórios desconhecidos da modernidade até as extremas consequências da mutação da identidade humana, conceito indeciso, incerto, enigmático, impensado ainda. Combinando visões da literatura, da filosofia, da epistemologia e da psicanálise, o autor discute também as relações entre o eu e o outro, a linguagem e o lugar, a origem e o desenvolvimento do conceito de tolerância, iluminando os principais paradigmas culturais de nosso tempo.

Maldonato afirma a necessidade urgente de reconsiderar a ciência. Ele propõe uma nova concepção da objetividade científica que evidencia o caráter complementar e não contraditório das ciências experimentais e das ciências humanas. Não se trata de outro tipo de ciência nem do questionamento da tradição clássica das neurociências. É, antes, a tentativa de renovar- mas indo além - o objeto da pesquisa naquela mesma tradição mediante uma linguagem que torne compreensíveis os processos e os eventos que as ciências cognitivas tradicionais definiram até aqui por meio de descrições.

Conhecedor profundo do cérebro e da mente humana, o autor desmistifica de um lado a retórica das ciências humanas para liberá-la da própria solidão; e do outro, critica a ideia da ciência que se pretende objetiva e mera conhecedora dos fatos.



SOBRE MAURO MALDONATO



Professor no Departamento das Culturas Europeias e do Mediterrâneo na Universidade Della Basilicata, o pensador e psiquiatra, Mauro Maldonato, estudou na Universidade La Sapienza (Roma), na Federico II (Nápoles), na London SchoolofEconomics (Londres) e na Écoledes Hautes Études em Sciences Sociales (Paris). Foi professor visitante na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na Universidade de São Paulo (USP) e na Duke University (EUA). Atualmente, dirige o Cognitive Science Studies for theResearchGroup, na Duke University. Diretor científico da Settimana Internazionale dela Ricerca, é autor e curador de livros e artigos científicos publicados na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Brasil e na Itália.

Tem participado como conferencista em vários seminários e congressos internacionais, dentre os mais recentes destacamos: a Conferenceon Time e FirstInternationalConference in Sport PschologyandEmbodiedCognition. UAE _ United Arabe Emirates University em Dubai, Abu Dhabi.

No Brasil, é colaborador das revistas Scientific American e Mente e Cérebro, e tem sido convidado a participar como conferencista de vários seminários e congressos dentre os quais destacamos: o “XI Congresso Internacional de Tecnologia e Educação”, que aconteceu no Recife, em setembro de 2013 , e o Seminário Internacional "Fronteiras em movimento: Deslocamentos e outras dimensões do vivido", em 2012, uma realização da FFLCH USP do e Centro Cultural Banco do Brasil, sobre o tema: "No mundo como estrangeiros: histórias de identidades e culturas em trânsito".

www.mauromaldonato.it



SOBRE EDIÇÕES SESC SP

Segmento editorial do SESC, as publicações das Edições SESC SP são pensadas e construídas em um longo processo de maturação e discussão, justamente por estarem envolvidas em projetos de largo alcance. As Edições SESC SP têm em seu catálogo publicações nas áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história.Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais, que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação. Com o intuito de expandir seu campo de ação, atendendo a um público cada vez maior, o SESC firma-se cada vez mais como uma importante referência em publicações culturais no país.

 

Nenhum comentário: