quarta-feira, 2 de abril de 2014

OFICINA PRÁTICA DE FIGURINO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA Curso que ensina todas as etapas da criação de um figurino oferece 15 vagas e recebe inscrições até 14 de abril



A CAIXA Cultural Curitiba oferece, de 22 a 25 de abril, a Oficina Prática de Figurino, destinada a estudantes e profissionais interessados em figurino. O curso, ministrado pela figurinista Raquel Theo, será realizado no período matutino, de terça a sexta-feira, e possibilitará ao aluno conhecer todas as etapas que envolvem a criação deste que é um dos principais elementos na construção narrativa de uma história: pré-produção, pesquisa, apresentação do projeto, confecção do figurino e finalização. Os interessados terão a oportunidade de vivenciar importantes processos do cotidiano de um figurinista profissional, da decupagem do texto/roteiro, passando pela conceituação e caracterização do figurino até a sua confecção e prova final.

Aprovada pelo edital de ocupação da CAIXA Cultural, a oficina já passou por Salvador, Recife e Brasília, apresentando conceitos, métodos e técnicas por meio de atividades teóricas e práticas que reforçam o processo criativo. “A oficina é fundamentada na ideia de que o figurinista não é apenas o criador de roupas e sim, de personagens”, explica Rachel Theo.

Sobre a professora:
Formada em Moda e Figurino na Universidade Estácio de Sá em 2004, Raquel Theo especializou-se em oficinas de cenografia e figurino com Colmar Diniz e Rosa Magalhães, e em história do figurino, com Emília Duncan. Atuou como Diretora de Arte no espetáculo Zarak Show (Circo Dux), com direção de Marcio Libar, e no espetáculo Depois da Chuva (Teatro Andança), ambos contemplados com o edital de montagem 2010 do governo do Rio de Janeiro. Desenvolveu figurinos para as montagens Bicicleta e Melhor dos Mundos (Teatro de Anônimo), com direção de Álvaro Assad.
Na televisão, integrou a equipe de figurino da minissérie JK e da novela Bang Bang, ambas da TV Globo, em 2005. Ministrou sua Oficina de Figurino no Circuito Estadual das Artes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 2011, em parceria com o Centro Teatral e Etc e Tal. Em 2012, Raquel Theo ganhou diversos prêmios pelo cenário e figurino do espetáculo Depois da Chuva, dentre eles o Prêmio Maestro Guerra Peixe 2011 de direção de arte. Em 2013, foi indicada ao Prêmio Zilka Sallaberry pelo figurino do espetáculo A Fantástica Baleia Engolidora de Circos.
Serviço:
Oficina prática de figurino – com Raquel Theo
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba
Data: de 22 a 25 de abril de 2014 (terça a sexta-feira)
Hora: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h
Inscrições: as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail oficinaraqueltheo@gmail.com, de 4 a 14 de abril. Os selecionados serão informados por e-mail no dia 17 de abril
Valor: gratuito.
Vagas: 15 vagas
Classificação etária: Não recomendado para menores de 18 anos

Nenhum comentário: