quarta-feira, 2 de abril de 2014

O “DÂNDI” THIAGO PETHIT NA CAIXA CULTURAL CURITIBA




Cantor paulista apresenta show “Estrela Decadente Tour”, que inclui música de videoclipe na lista dos mais assistidos na Internet


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 4 a 6 de abril, o show Estrela Decadente Tour, do cantor paulista Thiago Pethit, com repertório de seu segundo álbum de mesmo nome. Acompanhado de Camila Lordy (piano e vocais), Pedro Penna (guitarra e vocais), Anderson Ambrifi (baixo e vocais) e Leonardo Rosa (bateria), o cantor chega a Curitiba após o lançamento, em setembro de 2013, do videoclipe Moon, faixa 2 do CD, dirigido pelo cineasta Heitor Dhalia (de À Deriva). O vídeo foi visualizado por mais de 300 mil internautas em dois meses e entrou para a lista dos 10 mais assistidos no mês de lançamento da Revista Billboard.

Uma ode à decadência, o show com produção musical de Kassin e direção de arte de Pedro Inoue tem discurso estético contundente. Pethit assume voz, postura e sentimentos de um dândi que se apresenta também em discurso narrativo na música Dandy Darling. Na maioria das faixas, as influências sonoras passeiam por referências dos anos 1930 e 1960, atualizadas por programações com samples, loops e ruídos digitais que se misturam a outros instrumentos. A aura rock’n’roll envolve faixas como Moon, Dandy Darling, Devil in Me e a faixa-título, inspirada na atriz Greta Garbo. Todo autoral, com exceção de Surabaya Johnny, o disco retoma parceria com Helio Flanders em Devil in Me.

Sobre o artista:
O disco de estreia de Thiago Pethit, Berlim, Texas, de 2010, traz onze faixas, todas autorais, com produção de Yury Kalil (Cidadão Instigado) e direção artística de Jackson Araújo. Neste CD, antecedido pelo single Fuga No 1 (2009) e pelo EP Em Outro Lugar (2008), as letras confessionais e diretas, em português, inglês ou francês, fogem de rimas elaboradas e termos rebuscados. Com performances acústicas em que todos os instrumentos são tocados analogicamente pelos músicos no estúdio, sem interferências de bases eletrônicas, ruídos foram registrados propositalmente pelos microfones no disco.

Com formação em artes cênicas, Pethit estudou canto e composição em Buenos Aires e Paris. A transição do teatro para a música é definitiva para o desenho de seu estilo musical, que resgata elementos do universo do cabaré alemão dos anos 1930, com foco em autores e compositores como Bertolt Brecht e Kurt Weill.

A estreia musical de Pethit no palco, para apresentar oficialmente suas canções, foi no Studio SP, em 2008, na abertura do show do compositor folk norte-americano Bonnie Prince Billy (Will Oldham). Depois de uma temporada de shows lotados na casa, o cantor abriu os shows de Jens Lekman, no projeto Invasão Sueca. Desde o lançamento de seu disco de estreia, ganhou o prêmio Aposta MTV no VMB 2010 e levou seu show a diversas cidades brasileiras e a países como Argentina e Portugal. Em 2011, participou do disco de Rodrigo Leão, fundador de uma das bandas portuguesas de maior projeção mundial, Madredeus. Além de gravar com o compositor, Pethit excursionou com o projeto de Leão, que já contou com nomes como Beth Gibbons (Portishead) e Stuart Stapples (Tindersticks).

Saiba mais sobre o artista no site:

Assista ao videoclipe “Moon” no site do artista:

Serviço:
Show: “Estrela Decadente Tour” – Thiago Pethit
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba
Data: 04 a 06 de abril de 2014 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: Os ingressos estarão à venda a partir do dia 29 de março (sábado), De terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: