quinta-feira, 3 de outubro de 2013

No mês de outubro tem Pequenos Contemporâneos no SESC Santo Amaro





O projeto Pequenos Contemporâneos, prevê a realização de uma série de shows, com diferentes artistas e estilos, dedicados às crianças. Shows inteligentes que agradam aos pequenos pela ludicidade e sagacidade; música de qualidade que apetece também aos adultos que partilham com os pequenos suas vidas. Trabalhos que versam direta ou indiretamente sobre as relações entre o universo adulto e infantil, que fomentam trocas entre pessoas em diferentes fases da vida, fases essas que se retroalimentam, se complementam e carentes de iniciativas culturais capazes de uni-las em um mesmo ato fruitivo-afetivo. Trabalhos artísticos infantis de gente grande: infantis, mas não infantiloides. O projeto que já recebeu em sua programação: Tum Pá (Barbatuques), Pequeno Cidadão (Edgard Scandurra, Antonio Pinto e Taciana Barros) e Kleiton e Kledir e o Grupo Tholl com o show Par ou Impar. Os shows interpretados e rearranjados foram os clássicos Saltimbancos (Chico Buarque), Arca de Noé (Vinicius de Morais) e Quero Passear (Grupo Rumo). O primeiro pelo grupo Bixiga 70 e cantores convidados como Anelis Assumpção, Alzira E., Mauricio Pereira e Skowa, o segundo por André Abujamra e músicos convidados como Kiko Dinucci, Melina Mulazani, Theo Werneck e metais da banda Móveis Coloniais de Acajú e o terceiro pela cantora Tulipa Ruiz.

O projeto Pequenos Contemporâneos tem por objetivo levar ao público parte da nova produção cultural brasileira, pesquisas musicais de qualidade, de artistas brasileiros “de peso”, relacionadas ao universo infantil. Shows que podem ser apreciados tanto por adultos quanto por crianças, propiciando momentos de compartilhamento entre estes e atendendo seus diferentes interesses. A intenção é incluir o público infantil e seus responsáveis – carentes de ações culturais que os atendam – na grade programática dos principais centros culturais brasileiros, democratizando assim o acesso à cultura para estes pequenos cidadãos. E, em última instância, incentivar novas pesquisas e produções relacionadas aos “pequenos brasileiros”, tendo em vista a carência destes no mercado musical brasileiro.
Para a edição na unidade do SESC Santo Amaro o projeto conta com a estreia de três atrações inéditas concebidas especialmente para compor a programação do mês das crianças que acontece entre os dias 05 e 27 de Outubro.
As atrações escolhidas para compor essa edição foram: B.Negão & Seletores de Frequência refazendo o Sitio do Pica Pau Amarelo, a banda Cidadão Instigado reconstruindo o clássico Plunct, Plact, Zuuum, Lucas Santtana recriando o Grupo Trem da Alegria e André Abujamra com o clássico Arca de Noé.

Um pouco sobre as atrações desta edição

A 3ª edição do projeto conta com a estréia de três clássicos infantis das décadas de 80 e 90: "Plunct, Plact, Zum" seriado clássico dos anos 80, clássicos do Trem da Alegria e "Sítio do Pica-Pau Amarelo"
Nos dias 05 e 06 de outubro a banda Cidadão Instigado relembra o clássico Plunct, Plact, Zum.
Você sabia? A música "Sereia" foi escrita por Nelson Motta e Lulu Santos especialmente para o seriado/musical "Plunct, Plact, Zuuum" na época interpretada pela cantora Fafá de Belém.
Dia 12 e 13 de outubro André Abujamra interpreta "Arca de Noé" de Vinicius de Moraes. O álbum foi lançado em 80 e teve vários intérpretes cantando músicas de cunho infantil. Esse álbum, aliás, originou um especial para a televisão.
E pra somar no groove nos dias 19 e 20 de outubro chega B.Negão & Seletores de Frequência para refazer o Sítio do Pica-Pau Amarelo. A série estreou no dia 07 de março de 1977, conservando o cenário rural, característica da produção de Monteiro Lobato. Permitindo uma ligação grande das crianças com a natureza.

A recriação do Trem da Alegria fica por conta do cantor e compositor Lucas Santtana nos dias 26 e 27 de outubro.
O Trem da Alegria foi um projeto musical iniciado pelo compositor Michael Sullivan. Michael Sullivan foi o maior compositor para o Trem da Alegria, sendo o primeiro CD do grupo infantil quase exclusivamente com suas músicas.

Nenhum comentário: