quarta-feira, 30 de outubro de 2013

GRUPOO MUSICAL WE SPOKE FAZ CONCERTOS NA CAPELA SANTA MARIA

Nos próximos dias 6 e 7 de novembro (quarta e quinta-feira), às 20 horas, a Capela Santa Maria recebe as apresentações do grupo suiço-londrino We Spoke, companhia de música contemporânea dirigida pelo percussionista Serge Vuille. O nome do grupo vem da fusão das palavras “we speak” (nós falamos) e “bespoke” (sob medida), referindo-se a ideia principal da companhia de explorar a enorme variedade estilística da arte musical contemporânea em produções que trazem colaborações de compositores, dançarinos, artistas plásticos e coreógrafos, entre outros. Cada produção foca um determinado tema, onde elementos teatrais, musicais e visuais interagem com cenários, iluminação, figurino e coreografia. O grupo trabalha com o objetivo de proporcionar ao público uma visão da música erudita contemporânea interessante e divertida. 
Para os concertos na Capela Santa Maria, em que se apresenta com os músicos curitibanos Vina Lacerda e Luis Fernando Diogo, o We Spoke traz o projeto “Table”. Nele é apresentada a linguagem da música erudita atual chamada de “Theatre Musical”. Misturando elementos como o ritmo, o timbre, o movimento e a imagem, o grupo explora diversas possibilidades musicais e artísticas sem utilizar propriamente “instrumentos” musicais.
O We Spoke propõe em suas apresentações uma submersão a música por caminhos não só auditivos mas também visuais e plásticos, trabalhando a cenografia, a projeção de imagem e também sons eletroacústicos. Situações do dia-a-dia como “ruídos”, o “trocar de roupa” e o ‘’tomar café do jeito italiano’‘, são alguns dos elementos musicais e visuais apresentados, que trazem originalidade às obras.
O repertório musical dos concertos apresenta obras escritas para duo, trio, quarteto e quinteto. Peças clássicas do teatro musical como “Living Room Music”, de John Cage, ganha uma nova montagem integralmente cenográfica onde cada um dos quatro movimentos da obra faz referência a um aspecto diferente da música: ritmo, timbre, voz e melodia. O momento alto do concerto é a obra para três percussionistas e mesa, a composição de Thierry de Mey intitulada “Musique de Tables”. A obra trabalha  gestos, timbres, muito ritmo e movimentos.
WE SPOKE: TABLE - PROGRAMA
Music for Pieces of Wood - Steve Reich, 1972
Schaffur - Fritz Hauser, 2008 
Jogo de Pandeiro - Leonardo Gorosito, 2012
Musique de Tables - Thierry de Mey, 1987
Living Room Music - John Cage, 1966
Vous avez du Feu? - Emanuel Séjourné, 2001

SERVIÇO:
Concertos da We Spoke New Music Company – Projeto Table
Data: 6 e 7 de novembro de 2013
Horário: 20h
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Informações: 3321-2840


Workshop para formação de plateia
Data: 5 de novembro
Horário: 9h30
Ingresso: Gratuito
Local: Salão Nobre da Escola Júlia Wanderlei

Ensaio didático aberto / formação de plateia
Data: 5 de novembro
Horário: 15h
Ingresso: Gratuito
Local: Capela Santa Maria


Nenhum comentário: