terça-feira, 8 de outubro de 2013

Filósofos da Consciência Polanyi, Lonergan, Voegelin, Ricoeur, Girard, Kierkegaard de Eugene Webb

Filósofos da Consciência

 Polanyi, Lonergan, Voegelin, Ricoeur, Girard, Kierkegaard

de  Eugene Webb


Tradução: Hugo Langone

Formato: 13,5 X 23,3 cm
Número de Páginas: 448
Acabamento: Brochura

O LIVRO
Filósofos da Consciência: o leitor pode muito bem questionar o que esse título significa. O que se deve entender, aqui, por “filosofia” e “consciência”? E por que a escolha destas figuras – Polanyi, Lonergan, Voegelin, Ricoeur, Girard e Kierkegaard – como objeto de discussão? Temos aí perguntas sobre as quais poderíamos nos debruçar exaustivamente, e na verdade este livro como um todo será uma tentativa de respondê-las.

As seis figuras aqui discutidas foram selecionadas porque, juntas, suscitam questões incisivas e inter-relacionadas; além disso, as diferenças de perspectiva verificadas entre elas podem ser particularmente úteis no desvelamento de temas cruciais para a exploração do fenômeno da consciência humana. Esses pensadores têm muito em comum para serem colocados em diálogo, mas ao mesmo tempo são suficientemente diferentes para que, nesse contexto de discussão, revelem as aporias que existem ou podem existir nas tradições de pensamento que lhes dão respaldo. Ao fazê-lo, eles indicam onde se encontram os problemas que exigem investigações ulteriores.

Que o estudo desses seis pensadores seja uma porta de entrada para a exploração do problema e do mistério de toda experiência humana.
   
O AUTOR
Eugene Webb é professor de Literatura Comparada e de Inglês na Universidade de Washington. Ele também é autor de A Pomba Escura: O Sagrado e o Profano na Literatura Moderna e Eric Voegelin: Filósofo da História, que  publicados pela Editora É em 2012.






LANÇAMENTO

Editora É Realizações





 

 

 






Nenhum comentário: