quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A GRÉCIA ANTIGA NO PALCO DA CAIXA CULTURAL CURITIBA


 
Flautista Conrad Steinmann vai conduzir a plateia à 2.600 anos atrás pelo projeto Solo Música
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na próxima terça-feira (15), pelo projeto Solo Música, o flautista e arqueólogo suiço Conrad Steinmann, que se dedica à música da Grécia Antiga, até 600 A.C. Steinmann estuda, há 20 anos, a linguagem, a poesia e o ritmo gregos da antiguidade, e tem trabalhado inclusive na reconstrução de instrumentos da época.
 
O foco do trabalho de Steinmann, que também é especialista em música medieval e barroca, é o aulos, principal instrumento de sopro da Grécia Antiga. Presente em diversos momentos da cultura e religião, como sacrifícios, encenações, jogos e rituais, o aulos tem um som parecido com o do oboé.
 
O artista faz questão de enfatizar que a sua música é “imaginada”, aproximada do que seria de fato a música daquele período, e composta a partir das condições apresentadas pelos instrumentos. Um dia antes da apresentação, na segunda-feira (14), o músico faz, às 20h, na CAIXA Cultural Curitiba, uma palestra sobre a Música da Grécia Antiga, com entrada franca.
 
Conrad Steinmann:
Nascido na Suíça, Conrad estudou flauta doce na Schola Cantorum Basiliensis, sob a tutela de Hans-Martin Linde. Em 1972, venceu o 1º Concurso Internacional de Flauta Doce, em Bruges, na Bélgica. Foi professor da Academia de Música, em Zurique, de 1975 a 1982, quando retornou à Schola Cantorum Basiliensis, na condição de professor.
 
Como instrumentista, realizou concertos em todas as capitais européias, além do Japão e Austrália, a maioria como membro do “Ensemble 415”, do “London Baroque” e do grupo de flauta doce “Diferencias”. Com esses grupos, gravou diversos CD.
 
Serviço:
Série Solo Música – Conrad Steinmann
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 15 de outubro de 2013 (terça-feira)
Hora: 20h
Ingressos: À venda a partir desta quarta-feira (9) – R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, sábado, das 16h às 20h e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: